Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

  1.  Na rotina Cálculo do Frete, posicione o cursor sobre o lote de entrada da nota fiscal do cliente do tipo refaturamento desejado.
  2.  Clique em Outras Ações > Refaturar.
  3.  Será apresentada a tela Cálculo de Frete - Refaturar, que está dividida em:
    1.  Remetente (área superior): são exibidos todos os documentos do remetente que estão com o status Chegada Final na filial e que devem ser refaturados.
    2.  Destinatário (área inferior): são exibidas as notas fiscais de entrada incluídas para refaturar.
  4.  Para cada nota apresentada na parte inferior da tela, o sistema emitirá um documento de refaturamento.
  5.  Com o cursor posicionado sobre o destinatário desejado, marque o documento a ser refaturado na área Remetente e clique em OK.
  6.  Na confirmação do refaturamento, o sistema irá comparar o peso, o valor da mercadoria e o volume dos documentos originais com os dados que foram digitados nas novas notas fiscais. Se o que foi digitado nas notas fiscais for diferente dos documentos originais, será exibida uma mensagem para confirmação do processo.
  7.  Ao final, será apresentada uma mensagem ao usuário exibindo o número do lote de refaturamento gerado para posterior impressão dos documentos.
  8.  Caso ocorra estorno do cálculo de um lote de refaturamento, todos os documentos de refaturamento serão excluídos e os documentos originais terão suas baixas canceladas, retornando à situação anterior.  

...

03. ROTINAS E PROCESSOS ENVOLVIDOS NO CÁLCULO DE FRETE

Contrato de Clientes

A rotina consulta a existência e a validade dos contratos de clientes.

Tabela de Frete

Para as informações relacionadas à tabela de frete, o sistema verifica os dados da tabela de frete padrão ou da tabela de frete alternativa, se existir.

Validações

a1.  Data de vigência da tabela.

b2.  Existência da configuração da tabela.
 
   Consulte Consulte o manual Configuração da Tabela de Frete.

d3. Existência das tabelas cadastradas para a origem e destino do frete.

d4.  Existência de uma tabela de tarifa relacionada à tabela de frete.
 
   Consulte Consulte o manual Tabela de Tarifas.

e5.  Existência de ajustes da tabela de frete relacionado ao perfil do cliente. 
     No cadastro Perfil do Cliente, se o campo Ajuste Obrig. estiver preenchido com Sim, o sistema verifica a existência de ajustes para o cliente. Caso  
     Caso não exista, o lote ficará bloqueado.
     Consulte ps C
onsulte os manuais Ajuste da Tabela de Frete e Perfil do Cliente.

f6.  Se a base de cálculo é maior que as faixas dos componentes cadastrados.
   
Consulte o tópico Componentes de Frete.

Aglutinação de Notas Fiscais

A rotina verifica as informações relacionadas à aglutinação das notas fiscais digitadas, verificando qual será a quantidade de CTRCs a serem gerados.

No cadastro Perfil do Cliente, são informados os campos Peso Max. CTRC, Nfs. por CTRC, Agrupa Nfs e Cliente Agrupamento.

O campo Cli. Agrupamento, definido no Perfil do Cliente, é utilizado para realizar o agrupamento das notas fiscais de clientes com remetentes diferentes. Sua finalidade é determinar um único valor de cobrança para o frete, calculando a proporção entre o peso das notas fiscais de cada remetente. Dessa forma, são gerados vários documentos, em que o somatório resultará em um único valor de frete para pagamento, originado a partir da soma de todos as notas fiscais do cliente remetente.

Configuração do Tipo de Cliente Destinatário

Para atender a legislação para prestação de serviços de transportes, conforme estabelece o item II do Art. 52 do RICMS, /2000 (Art. 54, inciso II do RICMS/1991), quando a mercadoria a ser transportada pelo Consulente se destinar a contribuinte do ICMS (...), a alíquota a ser aplicada para cálculo do imposto será 7%.

Nesta mesma hipótese (...), quando o destinatário for pessoa física ou jurídica não contribuintes do ICMS, a alíquota aplicável para cálculo do imposto será de 12% (Artigos 54, inciso I e 56 do RICMS/2000; Art. 54 parágrafo 1º. Item2 e 3º., RICMS/1991).

Para tanto, o cálculo para a obtenção da alíquota do ICMS será efetuado a partir do tipo de cliente destinatário.

Cadastramento de Produtos

...

Para Cálculo de Impostos

Exemplo: Deve-se cadastrar  
Deve ser cadastrado um produto ICMS, determinando o valor do ICMS a ser calculado no frete.
 Consulte o tópico Produtos, pastas aba Fiscais.

a. Existência de um Segundo Percurso

O cálculo do frete e as validações são efetuadas para os dois percursos.

b. Notas Fiscais do Lote

O cálculo é efetuado da seguinte forma:

...

1.  Ordena as notas fiscais por serviço + cliente agrupamento + loja agrupamento + cliente destinatário + loja destinatário + cliente devedor + loja devedor + código do produto + número da nota fiscal + série NF + número da cotação.

...

2.  Acumula os valores de quantidade de volumes, valores, peso real, peso cubado, M3 e base RR considerando todas as notas que tenham essa mesma chave. Com isso, o sistema obtém os valores que serão utilizados para o correto posicionamento nas faixas dos componentes da tabela de frete.

...

3.  Obtém o peso total e os valores dos componentes com base no valor desse total de notas (Passo A).

...

4.  Se existir uma cotação, deve ser utilizada a tabela de frete informada. Caso contrário, será utilizada a tabela de frete do cliente de cálculo. Caso exista uma tabela alternativa, também será considerada para o cálculo do valor; o sistema escolhe o maior valor entre a tabela original e a tabela alternativa.

...

5.  Os documentos são gerados. Caso não exista cotação, o valor calculado no Passo A, será rateado pelo peso entre os documentos, desconsiderando os componentes que são taxas. De acordo com o perfil do cliente, será identificado se o valor das taxas deve ser incluído no último documento gerado ou em todos.

...

6.  Caso exista cotação, será gerado um único documento contendo todas as notas vinculadas à esta. O sistema recalcula o valor de acordo com a digitação das notas; se as informações cotadas forem idênticas às digitadas, o valor do documento será igual ao valor da cotação. Porém, se os valores dos impostos envolvidos forem diferentes, o valor da composição do frete será ajustado de forma que o valor cobrado não seja diferente do valor cotado.

Gerando Guia de Recolhimento Antecipado de ICMS (GNRE)

A guia de recolhimento antecipado de ICMS, deve ser gerada sempre que a transportadora não possuir filial na UF de origem da prestação de serviço, e portanto a filial que gerou o CTe é diferente da UF de início da prestação.

Por meio da tecla F12 na tela Cálculo do Lote de Notas Fiscais, o usuário pode configurar se deseja gerar a guia de recolhimento antecipado, sempre que a UF de origem da prestação for diferente da UF da filial geradora do CTe.

Esta configuração está disponível na pergunta Gera Guia ICMS Próprio, a qual deve ser configurada como 1-Sim. O sistema também permite que seja gerado um título no financeiro a pagar com o valor do ICMS calculado. Esta configuração está disponível na pergunta Gera Título ICMS Próprio, a qual deve ser configurada como 1-Sim.

Mesmo estando com estas configurações definidas via tecla F12, durante a digitação da nota fiscal do cliente, o usuário deve deixar o campo Seleção de Origem como:

2 - Cliente Remetente: O sistema busca a região de origem do cadastro de clientes.
3 - Local de Coleta: O sistema busca a região de origem do cadastro de solicitantes, quando a nota fiscal estiver vinculada a uma solicitação de coletas, por meio do campo No Sl Coleta da tela de notas fiscais do cliente.

...

Principais Campos e Parâmetros

Parâmetro

Descrição

MV_DATATMS

Data de encerramento da movimentação dos serviços de transporte no mês, determinando a data de fechamento para a geração de documentos de transporte ou estornos de documentos. Exemplo: 31/12/18.

MV_DOMFERI

Permite ao usuário decidir se o domingo deve ou não ser considerado como uma data válida para cálculo.

MV_ENTSAGE

Indica se é permitido ou não gerar pelo processo de Carga Fechada em uma Viagem de Entrega, sem que exista um Agendamento. Esse parâmetro trabalha em conjunto ao parâmetro MV_TMSCFEC, sendo que depende desse para efetivação do processo de Carga Fechada.

MV_PRCPROD

Determina se o valor base para cálculo do frete será por produto ou pelo total das notas fiscais que irão compor o frete, podendo ser configurado com:

  • T:  O valor base para cálculo do frete será por produto.

  • F:  O valor base para cálculo do frete selo total das notas fiscais que irão compor o frete.

MV_TMSAGD2

Indica se deve aglutinar os itens da tabela SD2 ou SC6 ao efetuar Cálculo de Frete e Geração de Fatura para documentos de apoio.

  • T: Sim

  • F: Não

MV_TMSMFAT

Indica se a geração das faturas será efetuada com base no arquivo:

1 = SE1 - Contas a Receber
2 = DT6 - Documentos de Transporte

MV_TMSVGCE

Indica se, ao efetuar o cálculo do conhecimento de frete com uma viagem de coleta com status Em Trânsito, deve permitir que seja acrescentado, em outra viagem, o documento calculado.

Utilizado para atender situações em que o veículo saiu para efetuar uma coleta e ainda não voltou para a filial de origem, porém, a filial já possui todas as informações necessárias para a geração do conhecimento de frete.

Quando o parâmetro estiver com conteúdo .F. (Falso), a viagem de coleta não estará configurada para efetuar entrega, permitindo, assim, a geração de uma outra viagem para efetuar a entrega do conhecimento de frete.

MV_PROCTMS

Habilita procedures no TMS no momento do cálculo do frete.

MV_TMSCFEC

Indica se as funcionalidades de carga fechada estão ativas.

05. TELA PARÂMETROS (F12)

...