Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

ÍNDICE

  1. Visão Geral
  2. Tipos de Ocorrências
  3. Exemplos de utilização
  4. Opção Outras Ações
  5. Tabelas utilizadas

01. VISÃO GERAL

Esta rotina é utilizada para apontar todos os fatos ocorridos durante uma viagem de transporte. Esses dados podem ser visualizados posteriormente na consulta de tracking, que permite acompanhar e monitorar as viagens com base nos apontamentos. Assim, é possível ter uma visão precisa dos pontos por onde a mercadoria do cliente passou e quais restam para completar o trecho de viagem até o destino.

Exemplos:

- Coleta efetuada;
- Confirmação de embarque;
- Entrega efetuada;
- Cliente fechado;
- Apreensão de carga em posto fiscal;
- Queda de barreira na estrada - viagem atrasada;
- Roubo de carga;

O registro da ocorrência está diretamente relacionado ao tipo de ocorrência configurado em Tabela de Ocorrências, que, conforme o seu cadastro, poderá gerar uma ação a ser executada no sistema.

02. TIPOS DE OCORRÊNCIAS

Quando registradas ocorrências do tipo Gera Pendência ou Gera Indenização, serão atualizadas, respectivamente o Registro de Pendências e o Registro de Indenização.

Informações
titleIMPORTANTE:

Para apontar uma ocorrência do tipo Gera Pendência para um documento Bloqueado, é necessário configurar o parâmetro MV_TMSPNDB com conteúdo T. Para movimentação do documento, deve-se efetuar a liberação do documento (ocorrência do tipo 03-Libera Documento). Caso contrário, o sistema impede qualquer tipo de movimento a ele relacionado.

Ocorrências de Avaria de Mercadorias

Para as ocorrências do tipo Pendência de Avaria de mercadorias do cliente, o sistema permite controlar a filial responsável pela avaria por meio do campo Fil. Orig. Pnd. disponível na área de Itens da rotina, bem como atualizar o registro de pendências ou o registro de indenização.

Assim, é possível informar a filial da transportadora que gerou a ocorrência de avaria, independente da filial que finaliza o processo de transporte e que gera o cadastro no registro de ocorrências.

Ocorrências de Sobras

Para atender as situações em que o cliente necessita lançar ocorrências de sobras de mercadorias no armazém sem saber o cliente e/ou documento relacionados a elas, o sistema possibilita registrar ocorrências sem informar o documento de transporte.

Neste caso, para gerenciar as ocorrências, o usuário poderá lançá-las com o tipo Gera Pendências, que atualizará o Registro de Pendências, permitindo controlar os problemas ocorridos com a mercadoria transportada, como por exemplo: mercadoria avariada, sobra, falta, bloqueios, etc.

Para o tipo de ocorrência Gera pendência, é possível atualizar o saldo de volumes pendentes do documento de transporte. Veja mais detalhes no tópico Controle de Saldos de Ocorrências.

Para determinar os possíveis tipos de identificações de um produto, consulte a rotina Identificação do Produto.

Ocorrências Informativas

Se a ocorrência for do tipo Informativa e por viagem, será apresentada a janela Confirmação de Embarque. Nela, é possível informar os dados de embarque da viagem, tais como: companhia aérea, número do vôo, data da partida, hora da partida, data da chegada, hora da chegada, etc.

Para visualizar os dados informados na confirmação de embarque, utilize a opção Visualizar dessa rotina, que disponibiliza a opção Confirmação de Embarque - [F4].

Ocorrências de Transferência de Viagem

Ao efetuar o registro de ocorrência do tipo Transferência de Viagem, caso o usuário informe a quilometragem de entrada, a viagem original será encerrada.

Para tratar as situações em que é necessário transferir os documentos de transporte de uma viagem em trânsito para outra viagem em aberto, sem ter que encerrar a viagem original, pois ela poderá seguir a sua rota de destino, deve-se verificar o conteúdo do parâmetro MV_KMOBRIG, que permite configurar se o sistema exigirá, ou não, a informação da quilometragem de entrada do veículo da viagem original.

O parâmetro MV_KMOBRIG pode ser configurado com:

- T (True = Verdadeiro) – Conteúdo padrão do sistema, é obrigatória a informação da quilometragem de entrada do veículo, encerrando a viagem quando todos os documentos estiverem com o status Cancelado ou Encerrado.

- F (False = Falso) – Não é obrigatória a informação da quilometragem, mantendo a viagem original com o status em trânsito. Além disso, permite a transferência de outros documentos para a viagem original.


Informações
titleIMPORTANTE:

Caso ocorra uma ocorrência de transferência, utiliza-se o parâmetro MV_TMSCVIA para definir a ação a ser tomada em relação à viagem. As ações podem ser definidas entre as opções a seguir:

- Opção 0: Não utiliza o parâmetro.
- Opção 1: Cancela a Viagem.
- Opção 2: Encerra a Viagem.
- Opção 3: Pergunta qual ação deverá ser tomada.

Caso o parâmetro esteja igual a 0, a viagem para a qual está sendo apontada a ocorrência será cancelada, caso seja configurado como 1 e a viagem será encerrada. Mas se estiver configurado como 2, será apresentada a pergunta de qual ação deverá ser tomada (Cancelar ou Encerrar).

Ocorrências do Tipo Encerramento de Processo e Retorno ao Armazém

Quando o apontamento das ocorrências de documentos contidos em uma viagem de entrega for do tipo encerramento de processo e existir outra ocorrência anterior relacionada a eles do tipo retorno ao armazém, será possível a geração automática de documentos de armazenagem.

Para o tipo de ocorrência Encerra Processo, é possível atualizar o saldo de volumes pendentes do documento de transporte.

Para efetuar a cobrança da armazenagem automática, gerando os documentos de armazenagem, deve-se:

1. Cadastrar uma tabela de frete com os componentes desejados.
2. Criar um serviço de armazenagem e atualizar o parâmetro MV_SERARM.
3. 
Verificar a configuração dos seguintes parâmetros no ambiente Configurador:

- MV_OCORARM: Indica o código da ocorrência que gera armazenagem.
- MV_TPDCARM: Indica os tipos de documentos de origem que podem gerar armazenagem, sendo eles: tipo E para CTRC e tipo F para Nota Fiscal. O parâmetro - MV_TPDCARM: Pode ser configurado com mais de um tipo de documento como, por exemplo, [E;F].
- MV_OBSARMA: Contém a observação que deve ser gravada no documento de armazenagem.
- MV_SERARM: Indica o código de serviço cadastrado na tabela de frete para a armazenagem.
- MV_TMSUNFS: Indica se deve ser gerada nota fiscal ou conhecimento de armazenagem.

03. EXEMPLOS DE UTILIZAÇÃO

Para registrar as ocorrências das viagens:

1. Em Registro de Ocorrências, selecione a opção Apontar.
Será apresentada a tela Registro de Ocorrências - Apontar, dividida em áreas:

Cabeçalho:

Nesta área, são apresentados os dados: filial da ocorrência, número da ocorrência, a filial origem da viagem e o número da viagem.

Itens:

Nesta área, são registradas as ocorrências relacionadas à viagem, tais como: data, hora, código da ocorrência, motivo, documento, quantidade em volume do documento, peso real do documento, quantidade em volume da ocorrência, peso real da ocorrência, filial origem da ocorrência, data/hora de chegada, data/hora de saída, etc.

Nesta pasta, observe o campo Km Chegada.

Rodapé:

Apresenta a opção Repetir o conteúdo na próxima sequência. Essa opção é utilizada quando, para a mesma viagem, serão registradas várias ocorrências. Permite repetir o conteúdo apontado na primeira ocorrência para as outras que serão informadas.

2. Na área Cabeçalho, informe a filial origem e a viagem.
3. No campo Fil. Origem está disponível a consulta padrão Filial Origem/Viagem.
4. Se selecionada a filial por essa consulta, o campo Viagem é preenchido automaticamente.
5. Em seguida, na área Itens, informe a ocorrência.
6. Preencha os dados conforme orientação do help de campo.
7. Para cadastrar outra ocorrência relacionada à mesma viagem, pressione seta para baixo.
Será apresentada uma nova linha para a digitação.
8. Repita o passo 3.
9. Verifique a opção Repetir o conteúdo na próxima sequência, disponível no rodapé da tela.
10. Confira os dados e confirme.



Informações
titleIMPORTANTE:
  • O parâmetro Edita E-mail? (Sim/Não) permite definir se o e-mail pode ser editado antes de ser enviado. Ele pode ser configurado utilizando-se a tecla [F12] na tela Manutenção da Rotina.
  • Os destinatários da mensagem são sugeridos conforme a configuração da tabela de ocorrências e do cadastro de ocorrências x usuários.
  • O corpo do e-mail também será sugerido automaticamente, de acordo com os dados informados no registro da ocorrências; se necessário, o usuário pode alterá-los.
  • Se o registro de ocorrências for por viagem e no seu apontamento informar documentos que possuam destinatários idênticos, é possível que sejam aglutinados. A chave de aglutinação de mensagens obedece à seguinte ordem: 

          Devedor do Frete + Remetente + Destinatário + Despachante + Consignatário

          Sendo assim, esses dados deverão ser idênticos e informados.


03. REGISTRO DE OCORRÊNCIAS

Outras Ações / Ações relacionadas

Ação

Descrição

ApontarPermite apontar os registros de ocorrências das viagens.
VisualizarPermite visualizar os registros de ocorrências das viagens.
Outras Ações > EstornarPermite estornar os registros de ocorrências das viagens.

03. REGISTRO DE OCORRÊNCIAS - APONTAR

Principais Campos e Parâmetros

Campo

Descrição

Fil. OrigemPermite informar a filial de origem da viagem.
Viagem

Permite informar o código da viagem que gerou a ocorrência.

Cod. Ocorre.

Permite informar um código de ocorrência que indica o tipo de ação que ocorreu para um conhecimento de frete ou para a viagem.

MotivoPermite informar uma descrição 
Fil. Docto.


Outras Ações:

AçãoDescrição
PesquisarPesquisa os documentos informados no registro de ocorrências.

E-mail

Aciona as funcionalidades para o envio de e-mails, lembrando que se o parâmetro estiver configurado como Sim, também será apresentada a tela para edição do E-mail antes do seu envio.

  • Não existem parâmetros para acionar a integração do apontamento de ocorrências com o envio de E-mails. Sempre será verificada a existência de ocorrências configuradas para envio do E-mail e/ou a existência do cadastro de ocorrências x usuários. O E-mails só será enviado caso exista ao menos um das duas configurações.
  • A configuração do servidor de E-mails seguirá as informações dos parâmetros já existentes (MV_EMCONTA, MV_EMSENHA, MV_RELSERV, etc.).
Conciliação de Sobras e FaltasEsta rotina permite listar as sobras ou faltas, possibilitando ao operador localizar a mercadoria que está em falta ou excesso, de forma rápida e simples, evitando que o destinatário final não receba a mercadoria na sua totalidade.

Pré - requisitos:

  • Cadastre a Identificação do Produto.
  • Cadastre na rotina Registro de Ocorrências uma ocorrência Gera Pendência do Tipo Falta ou Sobra.

Veja mais sobre a rotina aqui.

05. TABELAS UTILIZADAS

  • DA3 - Cadastro de Veículos
  • DF0 - Agendamento
  • DF1 - Itens do Agendamento
  • DTQ - Viagem
  • DV4 - Notas Fiscais com Avaria
  • DVH - Confirmação de Embarque
  • DUA - Registro de Ocorrências
  • DT2 - Tabela de Ocorrências
  • DUD - Movimento de Viagem
  • DT4 - Contrato de Carreteiro
  • DT5 - Solicitação de Coletas
  • DT6 - Documentos de Transporte
  • DT8 - Composição de Frete
  • DTA - Carregamento
  • DTR - Veículos da Viagem
  • DTW - Operações de Transporte
  • DTX - Manifesto de Carga
  • DTV - AWB Agente
  • DU7 - Averbação de Seguro
  • DUB - Registro de Indenização
  • DUH - Endereçamento de Notas Fiscais
  • DUU - Registro de Pendência
  • DUV - Registro de Entrada/Saída de Veículos
  • DUT - Tipos de Veículos
  • SF2 - Cabeçalho Nota Fiscal de Saída



HTML
<!-- esconder o menu --> 


<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}
</style>