Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Caso o sistema esteja integrando com Agroindústria, este cadastro estará gerando a mensagem - Geração de Mensagens EAI – Função Manutenção Equipamento Frota.

Caso esteja integrando com BGC, não é permitido alterar a Unidade de Negócio, mais detalhes consulte o documento Integração de Contas da Manutenção e Frotas com Execução Orçamentária

Equipamento Frota – AB0138

...

Ação:

Descrição:

Unid Negoc

Quando acionado, apresenta a tela Unidade de Negócio, em que é possível  consultar e realizar a manutenção da matriz de unidade de negócio.

Nota
titleNota:
  • Quando não existir a unidade de negócio principal cadastrada, abre a tela AB0138L e permite incluir uma unidade de negócio.
  • Quando existe a integração com o BGC, os botões incluir, copiar e eliminar estará desabilitado, é permitida apenas a função modificar.
  • Quando existe a integração com o BGC, ao acionar o botão Unid Negoc é exibida a tela AB0138N apenas para consulta.
  • Caso a integração entre os módulos de Abastecimentos e Lubrificação x BGC ou Pneus x BGC estejam ativas no AB0116, e o equipamento em questão tenha uma ficha de abastecimento ou um movimento de pneus integrado com o estoque no período do fechamento em aberto, os botões incluir, modificar e eliminar estarão desabilitados, onde na tela somente será possível consultar a Matriz de Unidade de Negócio. Isso porque o movimento de abastecimento ou de pneus integrou com o BGC com essa matriz, portanto ela não pode ser alterada (caso haja um estorno, deve estornar para essa matriz). Os botões em questão voltam a ficar habilitados após o fechamento do período (antes que tenha uma nova movimentação para o equipamento integrando com o estoque). Para mais detalhes sobre a integração do Frotas com o BGC, consulte o documento Integração de Contas da Manutenção e Frotas com Execução Orçamentária.


Histórico Estabelecimento – Pasta PagHistórico Estabelecimento – Pasta Pag. 1 – AB0138D

Objetivo da tela:

Consultar os dados sobre histórico de transferência entre estabelecimentos ou alterações de centro de custo ou atividade.

...

Campo:Descrição

Data

Inserir a data de transferência do equipamento de estabelecimento ou alteração de grupo, atividade ou centro de custo. 

Estabelecimento

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição do estabelecimento no qual o equipamento está alocado. 

Grupo de equipamento

Inserir o código e o sistema exibirá o grupo de equipamento no qual o equipamento está alocado.

Exemplo:

Um exemplo de troca de grupo de equipamento é quando um “Caminhão Transporte Cana” após anos de uso, pode sofrer alterações e entrar para o grupo de “Transporte Água”. Dessa forma, sua característica operacional foi alterada, no entanto, o sistema deve registrar o histórico dos custos conforme o grupo em que atuava na época. 

Atividade

Inserir o código e o sistema exibirá a atividade principal do equipamento. Se no cadastro de parâmetros Função Cadastro Parâmetros Frota (AB0101 – Código 8) estiver selecionado para sugerir atividade do equipamento no apontamento de Abastecimento e Lubrificação (Função Apontamento Abastecimento/Lubrificação (AB0302) ou Função Abastecimento (AB0306)), o sistema gravará como atividade no abastecimento a atividade principal do equipamento informado nesta tela. 

Conta

Inserir a conta contábil para sugestão nos abastecimentos.

A conta contábil se digita em dois campos, em que:

  • O primeiro campo refere-se a conta de abastecimento que deve ser sugerida nos programas Função Apontamento Abastecimento/Lubrificação (AB0302) ou Função Abastecimento (AB0306).

  • O segundo campo refere-se ao centro de custo do equipamento. Este centro de custo serve com o ”subconta” para o lançamento dos combustíveis e também na abertura de ordens de manutenção (do módulo Manutenção Mecânica).

No ato do abastecimento, o sistema consistirá se conta contábil informada é do tipo despesa e consumo. 

Conta Lubrificação

Inserir a conta lubrificação para sugestão nas Lubrificações. A conta lubrificação se digita em dois campos, onde:

  • O primeiro campo refere-se a conta de lubrificação que deve ser sugerida na função Apontamento Abastecimento/Lubrificação (AB0302).

  • O segundo campo refere-se ao centro de custo do equipamento. Este centro de custo serve com o ”subconta” para o lançamento dos lubrificantes.

No ato da lubrificação, o sistema consistirá se conta lubrificação informada é do tipo despesa e consumo.

Nota
titleNota:
Esse campo somente será habilitado se o parâmetro “55-Diferencia contas para Lubrificação e Abastecimento” existente na função Manutenção Parâmetros Frotas (AB0101) estiver com o valor “Sim”.

Mais informações em: Contabilização Item Abastecimento / Lubrificação.

CC Manutenção

Inserir o Centro de Custo da Conta despesa da ordem, que será sugerido para contabilização da ordem.

Unidade Negócio

Inserir o código da unidade de negócio.

É validada a Unidade de Negócio do Histórico de Atividade do Equipamento.

O Histórico de Atividade do Equipamento define de acordo com a data do cadastro, onde está localizado o equipamento, com as informações de Estabelecimento, Atividade e Unidade de Negócio.

Informações
titleImportante:
  • A Unidade de Negócio e sua validação é realizada apenas se a função de Unidade de Negócio estiver ativa no EMS.
  • Quando existe Caso a integração com o BGC o botão estará desabilitado, no qual não se permite alterar a Unidade de Negócio.entre os módulos de Abastecimentos e Lubrificação x BGC ou Pneus x BGC estejam ativas no AB0116, e o equipamento em questão tenha uma ficha de abastecimento ou um movimento de pneus integrado com o estoque no período do fechamento em aberto, o campo de Unidade de Negócio ficará desabilitado. Isso porque o movimento de abastecimento ou de pneus integrou com o BGC com essa UN, portanto ela não pode ser alterada (caso haja um estorno, deve estornar para essa UN). O campo volta a ficar habilitado após o fechamento do período (antes que tenha uma nova movimentação para o equipamento integrando com o estoque). Para mais detalhes sobre a integração do Frotas com o BGC, consulte o documento Integração de Contas da Manutenção e Frotas com Execução Orçamentária.

TAG

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição da TAG. TAG é uma localização funcional na qual o equipamento pode estar alocado. A estrutura de

TAG

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição da TAG. TAG é uma localização funcional na qual o equipamento pode estar alocado. A estrutura de TAG é dinâmica, isto é, a TAG permite relacionar o veículo a uma “Região de Atuação”, “Setor”, ou alguma divisão departamental que se deseja relacionar o equipamento.

Caso não seja necessário relacionar TAGs aos equipamentos, basta criar um código de TAG em branco.

Placa

Exibe a placa do equipamento.

Cidade

Inserir a cidade da placa do equipamento.

UF

Inserir a Unidade Federativa da placa do equipamento.

País

Inserir o país da placa do equipamento.

Nota
titleNota:

Quando um veículo for transferido entre filiais, deve-se entrar nesta tela Histórico Estabelecimento (AB0138D) informando a data e demais dados solicitados. Neste momento, o sistema verifica se há pneus e componentes relacionados ao equipamento. Caso encontre, serão criadas automaticamente fichas de movimentação de pneus e componentes, retirando-os do estabelecimento em que se encontravam e alocando-os ao estabelecimento novo do equipamento.

A transferência entre estabelecimentos também é importante, pois o custo dos equipamentos é consolidado no módulo Gerencial por mês/ano e estabelecimento. Dessa forma, é possível consultar qual foi o gasto com combustível (e demais parcelas de custo) por estabelecimento dentro do mês.

No momento da confirmação do Histórico deverá ser exibida a mensagem de alerta, alertando que terá a opção de cadastrar uma Matriz de Unidade de Negócio para o Histórico.

Caso a integração entre os módulos de Abastecimentos e Lubrificação x BGC ou Pneus x BGC estejam ativas no AB0116 e o equipamento em questão tenha uma ficha de abastecimento ou um movimento de pneus integrado com o estoque no período do fechamento em aberto, os botões incluir, copiar e eliminar estarão desabilitados onde na tela somente será possível Modificar as informações do Histórico e Estabelecimento (não sendo permitido, também, alterar a Unidade de Negócio). Isso porque, ao fazer a transferência do equipamento entre estabelecimento pode-se alterar a UN ou a Matriz desse equipamento, porém o movimento de abastecimento ou de pneus integrou com o BGC com a matriz ou a UN antiga, portanto ela não pode ser alterada (caso haja um estorno, deve estornar para essa matriz/UN). A transferência do equipamento para outro estabelecimento volta a ser permitida após o fechamento do período (antes que tenha uma nova movimentação para o equipamento integrando com o estoque). Para mais detalhes sobre a integração do Frotas com o BGC, consulte o documento Integração de Contas da Manutenção e Frotas com Execução Orçamentária.

Transferência Automática de Implementos

...