Histórico da Página
Cópia de Naturezas de Operação
Este processo possibilita os seguintes tipos de cópia:
Entre coligadas (Naturezas globais)
Entre filiais de coligadas diferentes (Naturezas não globais)
Entre filiais de uma mesma coligada (Naturezas não globais)
De uma filial de uma coligada (Naturezas não globais) para uma coligada (Naturezas globais)
De uma coligada (Naturezas globais) para uma filial de outra coligada (Naturezas não globais)
Regras de interface da cópia
Origem
Informe a coligada da qual se deseja copiar. Se esta coligada trabalhar com naturezas globais o checkbox FILIAL GLOBAL será desabilitado.
Se esta coligada trabalhar com naturezas não globais deverá ser selecionada a filial da qual deseja copiar as naturezas. Neste caso o checkbox FILIAL GLOBAL não necessita ser marcado. Caso seja na lista de naturezas a copiar serão apresentadas naturezas que tenham sido incluídas como global. Se não existirem a lista para cópia não será apresentada.
Deverão ser selecionados os exercícios de origem e as naturezas que se deseja copiar. Quando forem copiadas somente naturezas analíticas seus níveis sintéticos deverão ser previamente incluídos ou copiados.
Destino
Informe a coligada para a qual se deseja copiar as naturezas. Se esta coligada trabalhar com naturezas globais o campo para a escolha da filial será desabilitado. Caso contrário uma filial deverá ser selecionada obrigatoriamente. Como na origem o campo exercício é obrigatório.
Se deseja informar novos códigos e descrições para as naturezas no destino marque o checkbox INFORMAR NOVOS CÓDIGOS .
Informações sobre o processo
O sistema consistirá somente Naturezas de nível analítico.
Caso haja Naturezas fiscais com as mesmas regras tributárias, o sistema fará o controle de consistência de Naturezas Fiscais com mesmas regras tributárias caso os parâmetros Consiste CFOP Regras Duplicadas e Permite CFOP Regras Duplicadas estiverem habilitados. Se apenas o primeiro parâmetro estiver marcado, o sistema consistirá a existência de CFOP com mesma regra tributária e irá barrar a duplicação da mesma. Caso o segundo parâmetro também estiver marcado, será exibida apenas uma mensagem informando sobre a existência de CFOP com mesma regra tributária, permitindo duplicar a natureza. Nas duas situações o sistema estará emitindo informações em um arquivo de LOG.
Será consistido Naturezas com mesmas regras tributárias cujo código da natureza, até o nível anterior ao analítico, seja igual ao que se deseja incluir.
Exemplo:
Existe uma natureza 1.501.01 e estamos tentando incluir a 1.501.02 com mesmas regras tributárias. Neste caso o sistema consistirá. Se incluirmos a 1.502.02, o sistema não consistirá, pois o nível sintético (1.501.) é diferente do nível sintético (1.502) que se deseja incluir.
Como o processo de cópia também é uma inclusão de registro estará sujeito às mesmas regras de inclusão de natureza fiscal. Naturezas que já existam no destino (pelo campo Código) não serão copiadas.
Regra e ICMS e IPI
Se Coligada Origem e Destino são as mesmas:
...