Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Publicando um documento via Drag and Drop

...

Figura 3.8 – Exemplo de uma Atividade de decisão automática.


Vejamos o exemplo:

Temos o processo de Compras, e no campo “valor” existe uma regra.

...

Em atividades automáticas, é possível incluir condições sem nenhuma codificação, apenas incluindo regras, através da opção Condição.

Nas Condições avançadas, é possível inserir mecanismos inteligentes (expressões) utilizando de programação. Dependendo do resultado obtido, determinam para a atividade, dentre as possíveis que configuramos em tempo de desenvolvimento de processo, qual será o fluxo que aquela atividade deve ser encaminhada.

Em uma atividade automática é possível configurar “n” expressões ou regras, porém o fluig exige uma ordem de prioridade a ser considerada (figuras 3.10 e 3.11). Dessa forma, assim que a primeira expressão ou a primeira regra for atendida o fluxo segue para a atividade relacionada com a expressão ou regra em questão e as demais são ignoradas.


Figura 3.10 – Definição da ordem de uma Atividade automática utilizando expressões



Figura 3.11 – Definição da ordem de uma Atividade automática utilizando regras

...

Para criação de uma atividade automática deve-se seguir os seguintes passos:

 

Deck of Cards
effectDuration0.5
idSample
effectTypefade
Card
id1
labelPasso 1
  • Crie um novo processo workflow ou edite um processo workflow já existente.
  • Na tela de modelagem do processo, clique sobre a atividade automática no menu lateral e a arraste para o palco (figura 3.12).
  • Para editar as propriedades da atividade, clique no ícone de propriedades Image Added. A tela de propriedades da atividade será exibida.

Image Modified
 
Figura 3.12 – Clique no botão incluir Atividade Automática.


Card
id2
labelPasso 2
  • Para editar as propriedades da atividade passe o mouse sobre esta e clique no ícone de propriedades. A tela de propriedades da atividade será exibida.
  • Na aba Na tela principal (figura 3.13) é possível definir qual tipo de cadastro de informações sobre a atividade automática será utilizado. Ou mesmo, visualizar as condições já criadas.



Figura 3.13 – Tela da Aba Principal.


Card
id3
labelPasso 3
  • Na opção “Condições” “Condição” serão inseridas as regras para as condições que farão a atividade ter comportamento automático. Para cadastrar clique no botão Clique aqui para adicionar uma regra (figura 3.13). Abrirá um popup (figura 3.14) onde você deve cadastrar a condição, a atividade de destino desta condição e o mecanismo de atribuição, onde este último é opcional.


Figura 3.13 – Tela de Condição da Atividade Automática.



Figura 3.14 – Tela de criação das regras da condição da Atividade Automática.

Card
id4
labelPasso 4
  • Na opção “Condições avançadas” “Condição avançada” serão inseridas as expressões para as condições que farão a atividade ter comportamento automático. Para cadastrar clique no campo em branco de Expressão (figura 3.15) e inclua a expressão para cadastrar a condição, a atividade de destino desta condição e o mecanismo de atribuição, onde este último é opcional.


Figura 3.15 – Tela de Condição avançada da Atividade Automática.Figura 3.14 – Tela de criação das regras da condição da Atividade Automática.


O interessante é que as expressões podem ter o formato de qualquer expressão lógica que é utilizada na linguagem JavaScript. O retorno destas expressões deve ser obrigatoriamente um valor lógico.

Informações
titleNota

Para cadastrar as expressões lógicas em atividades automáticas nos processos Workflow no fluig é necessário primeiramente cadastrar as atividades normais e também as atividades automáticas. A configuração das expressões de uma atividade automática somente deve ser efetuada após o cadastramento do fluxo de atividades do processo.

...