Utiliza fornecedor e Operação Beneficiamento - Identificado por B - Beneficiamento - Devolução ou Remessa no Poder de Terceiros (de acordo com o TES utilizado).
- A enviar um produto para beneficiamento execute as seguintes tarefas:
- Cadastre na estrutura um código para beneficiamento.
- Emita a nota da matéria-prima referente à remessa para beneficiamento. Esta nota é gravada no arquivo de saldo em poder de terceiros, para o seu controle, nota a nota.
- Abra uma OP(Ordem de Produção) referente ao produto que será resultado do beneficiamento.
- Ao receber o material pela nota fiscal de entrada informe o código do produto do beneficiamento e o número da OP anterior. Assim será gerada a requisição do mesmo produto para a OP em referência.
- Remessa na Entrada é uma remessa de seu cliente, utilize:
- Nota tipo (B), e
- TES com (R) no campo Poder Terc (F4_PODER3).
- Remessa na Saída é uma remessa ao seu fornecedor, utilize:
- Nota tipo (B), e
- TES com (R) no campo Poder Terc (F4_PODER3).
- Devolução na Entrada é uma devolução de remessa já realizada ao seu fornecedor, utilize:
- Nota tipo (N), e
- TES com (D) no campo Poder Terc (F4_PODER3).
- Devolução na Saída é uma devolução de remessa já realizada pelo seu cliente, utilize:
- Nota Tipo (N=Normal),e
- TES com (D=Devolução) no campo Poder Terc (F4_PODER3).
Se o Cadastro de Produtos está com as informações referentes ao peso, quantidade por embalagem, peso da embalagem etc., os campos Peso Líquido e Peso Bruto podem ser preenchidos automaticamente, desde que sejam criados Gatilhos para estes campos (veja o tópico Gatilhos, no Configurador). Entre os campos Quantidade e Qtd. Liberada, o Sistema faz as consistências devidas e libera o pedido automaticamente, desde que não haja restrições de crédito do cliente e estoque do produto. Operação beneficiamento Quando é enviado determinado produto para guarda/conserto/beneficiamento em terceiros, o sistema disponibiliza um controle sobre estas quantidades. Para realizar o controle de poder de terceiros é necessário que os ambientes de Faturamento, Compras e Estoques/Custos estejam implantados. O sistema controla a quantidade de terceiros em poder da empresa e a quantidade da empresa em poder de terceiros. Em poder de terceiros temos dois casos básicos: 1 - Com movimentação do estoque: Em poder de terceiros com movimentação de estoque, o sistema faz uma movimentação de custos, dependendo da operação, ou seja: a) Para operações de terceiros, o custo será igual ao custo de entrada. b) Para operações em terceiros, o custo será o médio ponderado. 2 - Sem movimentação do estoque: Em poder de terceiros sem movimentação de estoque, o sistema guarda o saldo líquido do produto da empresa que esteja em poder de terceiros, mas que ainda pertence ao estoque da empresa. O procedimento de preenchimento deve ser: possui um TES com poder terceiros = (R=Remessa) ou (D=Devolução de remessa), conforme a necessidade do beneficiamento. Quando a opção for igual a (D=Devolução) e se a nota fiscal de origem não for digitada ou selecionada por meio da tecla [F4] sobre o campo Quantidade (C6_QTDVEN) da rotina Pedidos de Venda, o Sistema exibirá as notas fiscais de remessa que tiverem saldo a ser devolvido, devendo ser selecionada a nota e pressionado [Enter]. |