Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Índice

 

Índice
maxLevel5
outlinetrue
indent8.1.1
exclude.*ndice
stylenone

Objetivo

O pedido é considerado peça fundamental para o faturamento da empresa e por ele podemos determinar as vendas e a demanda de produtos e serviços.

...

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade

Pedidos de Venda - Localizações

Card
defaulttrue
id1
labelEnvio de produto para beneficiamento

Envio de produto para beneficiamento

Ao enviar um produto para beneficiamento, são necessárias as seguintes tarefas:

  1. Cadastre na estrutura, um código para beneficiamento.
  2. Emita a nota da matéria-prima referente à remessa para beneficiamento.
  3. Esta nota é gravada no arquivo de saldo em poder de terceiros, para o seu controle, nota a nota. Após esta ação, visualize a OP referente ao produto resultado do beneficiamento.
  4. Ao receber o material pela Nota Fiscal de Entrada, informe o código do produto do beneficiamento e o número da OP anterior, assim é gerada a requisição do mesmo produto para a OP em referência.
Informações
titleImportante

Remessa na entrada é uma remessa de seu cliente: Utilize nota Tipo B e TES com R no campo Poder 3.

Remessa na saída é uma remessa ao seu fornecedor: Utilize nota Tipo B e TES com R no campo Poder 3.

Devolução na entrada é uma devolução de remessa já efetuada ao seu fornecedor: Utilize nota Tipo N e TES com D no campo Poder 3.

Devolução na saída é uma devolução de remessa já efetuada pelo seu cliente: Utilize nota Tipo N e TES com D no campo Poder 3.

Se o Cadastro de Produtos está com as informações referentes ao peso, quantidade por embalagem, peso da embalagem etc., os campos Peso Líquido e Peso Bruto podem ser preenchidos automaticamente, desde que sejam criados Gatilhos para estes campos (veja o tópico Gatilhos, no Configurador).

Entre os campos Quantidade e Qtd. Liberada, o Sistema faz as consistências devidas e libera o pedido automaticamente, desde que não haja restrições de crédito do cliente e estoque do produto.

Card
defaulttrue
id2
labelConsignação Mercantil

Consignação Mercantil

Nesta opção o comerciante denominado consignante, remete mercadoria de sua propriedade para o consignatário, que, por sua conta e risco, promove a venda.

Este tipo de contrato é muito utilizado no comércio de livros, pneus, veículos e em todas as outras situações onde o comerciante quer expor seus produtos à venda e, para tanto, utiliza-se da rede de distribuição de um ou mais consignatários sem que estes tenham que lançar mão de seu capital de giro para adquirir os produtos.

Como regra geral, no contrato de consignação é estabelecido um prazo para que o consignatário venda a mercadoria, após o que, deve devolvê-la ao consignante.

Em relação aos aspectos econômicos da operação, normalmente o consignatário é livre para vender a mercadoria pelo preço que melhor lhe convier, devendo, entretanto, respeitar o preço mínimo, previamente ajustado para o pagamento ao consignante.

A principal característica do contrato de consignação mercantil está no fato de, não obstante haja a entrega física do bem ao consignatário, a mercadoria pode ser faturada contra o cliente ou contra um terceiro, quando o consignatário efetuar a venda da mercadoria a terceiros.

Quando a venda é realizada pelo consignatário, automaticamente se aperfeiçoa a mesma operação entre ele e o consignante, segundo o preço anteriormente ajustado, ou contra o terceiro, caso optar por operação triangular.

Para cadastrar um pedido para venda em esta modalidade:

  • Configure o pedido para gerar REMITO, isto é, configure o campo Doc. a gerar.

  • Configure também no pedido, gerar REMITO de Consignação, informando o campo Tipo de Remito.

  • Os TES utilizados para cada item do pedido devem ter as seguintes amarrações:

    • TES de envio (F4_TESENV) que controle remessa para poder de terceiros (campo Poder Terc.  igual a R) é o TES utilizado para o Remito.
    • Vincule o TES de envio a um TES de devolução (campo F4_TESDEV) que controla a devolução de poder de terceiros (campo Poder Terc. (F4_PODER3) igual a D).

Este é o TES utilizado para o remito de retorno simbólico automático (conforme documentação de faturamento de consignação), necessário para fazer a baixa de mercadoria em poder de terceiros no momento de faturar a mercadoria consignada.

Card
defaulttrue
id3
labelGeração de nota fiscal de venda futura

Geração de nota fiscal de venda futura

Diversas são as hipóteses que levam à prática desta modalidade de venda. A título de exemplo, podemos citar:

  • Quando o adquirente encomenda a fabricação de um equipamento e necessita dos documentos emitidos pelo vendedor para fins de obtenção de financiamentos;
  • Para pagamento antecipado de qualquer bem a ser adquirido;
  • Quando o adquirente necessita dos documentos emitidos pelo vendedor para fins de obtenção de financiamentos ou da carta de crédito para a exportação.

Em todas as hipóteses de faturamento antecipado não ocorre a entrega simultânea das mercadorias, sendo que pode ou não, haver concomitante emissão de Nota Fiscal.

 A venda futura constitui-se na geração de dois documentos:

  • Nota Fiscal de Venda

Observe que, na geração desta nota, não deve haver atualização de estoque, uma vez que o o envio do produto é posterior, no entanto, há geração de Duplicatas a Receber e cálculo de impostos.

Na finalização da emissão deste documento, o Sistema solicita o TES para gerar um novo pedido automaticamente e a partir deste é gerado o Remito que acompanha a mercadoria.

Este TES deve atualizar estoques e não deve gerar duplicata.

Informações
titleImportante
Existe um Ponto de Entrada da geração da nota fiscal para que o TES possa ser escolhido automaticamente sem solicitar a intervenção do usuário.
  • Remito (acompanha a mercadoria)

Ao emitir este documento, o estoque deve ser atualizado.

Para cadastrar um Pedido para Venda nesta modalidade:

Configure o pedido para gerar ENTREGA FUTURA, isto é configure o campo Doc. a gerar.

Os Tipos de Entrada e Saída (TES) utilizados para cada item do pedido, devem ter a seguinte configuração:

    • Gerar duplicata;
    • Não atualizar estoque;
Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade

Pedido de Vendas - Austrália

Card
id1
labelImposto GST - Good and Services Tax

Imposto GST - Good and Services Tax

Ao emitir um documento de saída, o Sistema calcula automaticamente o valor do GST (Good and Services Tax) – Imposto de bens e serviços, pela alíquota previamente cadastrada na rotina Cadastro de Impostos (10% para produtos com GST e 0% para GST-free).

O GST é o imposto aplicado para a maioria de bens e serviços na Austrália e o valor dele pode ser restituído para todas as partes de uma cadeia de suprimentos de produção exceto para o consumidor final.

Além disso o GST é um imposto federal, sua alíquota será sempre 10% para produtos elegíveis ao GST e 0% para produtos GST-free.

O cálculo de GST também ocorre quando a empresa é registrada/elegível para esse imposto ou quando tem um requerimento para ser registrada.

Informações
titleImportante

Nas faturas, o valor do imposto e o total da nota fiscal apresentam os decimais calculados pelo Sistema (considerando sempre duas casas decimais e o arredondamento para cima, a partir do número 5 na terceira casa decimal).

Exemplos:

1,433 = 1,43

1,435 = 1,44

1,437 = 1,44

O valor do GST calculado é apresentado no campo Vlr.Imposto da pasta Impostos.


Pré-requisitos

Antes de gerar a fatura com GST calculado, é necessário:

  1. Cadastrar umProduto com o imposto GST.
  2. Cadastrar um Cliente.
  3. Cadastrar o TES (código 501).
  4. Lançar um pedido de venda utilizando o TES.
  5. Ao efetuar o lançamento do pedido de vendas o Sistema gera automaticamente o título a pagar.
Card
id2
labelPedido de Vendas

Pedido de Vendas

Quando o valor da fatura for igual ou superior a U$1.000,00 (mil dólares) o receptor do documento deve ser identificado com o Nome e ABN (Australian Business Number) ou Nome e Endereço.

Os dados inseridos por meio desta validação são gravados no Cadastro do Cliente em questão.

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade

Pedido de Vendas - Colômbia

Card
defaulttrue
id1
labelPedido de Vendas - Colombia

Pedido de Vendas

O pedido de vendas é uma ferramenta essencial para o faturamento de uma empresa, pois registra as operações comerciais de produtos e serviços. É a partir dele que uma venda é confirmada e por meio dele que se formalizam as relações com o cliente.

Atendendo à Legislação Colombiana, o Sistema garante que o faturamento de um pedido de vendas contemple os cálculos exigidos pelo fisco.

Em Procedimentos, veja alguns exemplos de como incluir notas de crédito considerando o cálculo de IVA. O recurso também contempla o cálculo do ICA, que segue o mesmo padrão de raciocínio e o cálculo de Retenção de IVA.

TES 501 - Para faturar um pedido de vendas calculando IVA, sem cálculo de AUI

  1. Acesse o Cadastro de Produtos e registre o produto a ser faturado.
  2. Acesse o Cadastro de Clientes e preencha os dados do cliente, atente para o campo Tipo de Cliente, nesta etapa.
  3. Acesse a rotina Manutenção de Pedido de Venda. Pressione a tecla [F12] para efetuar os parâmetros da rotina.
  4. O Sistema apresenta a tela de parâmetros.
  5. Preencha-os conforme orientação do help de campo.
  6. Ao término do preenchimento, clique em Confirmar.
  7. Clique em Incluir no browser.
  8. Na tela de inclusão, lance o pedido de vendas com os itens produto e cliente, cadastrados previamente.
  9. Informe o tipo de TES, a quantidade do produto a ser faturado, informe o valor unitário do produto, o frete (FOB), o valor do seguro e o valor de despesas:
  10. Confirme sua inclusão e em seguida, fature o pedido.

Exemplo

Resultado do exemplo

Informe o TES Padrão 501;

Informe a quantidade 1;

Informe o valor unitário R$ 100.000,00;

Informe o frete (FOB) R$ 1.000,00;

Informe o seguro R$ 2.000,00;

Informe as despesas R$ 3.000,00.

Fatura gerada com o IVA calculado e somado ao total do documento,

Alíquota de 16% (base IVA = 104.000,00 e valor IVA = 16.640,00).

Total do Documento: 122.640,00.

Total da Duplicata: 122.640,00.

TES 502 - Pedido de Vendas calculando o IVA, sem cálculo de AUI

Informe o tipo de TES, a quantidade do produto a ser faturado, informe o valor unitário do produto, o frete (FOB), o valor do seguro e o valor de despesas:

Exemplo

Resultado do exemplo

Informe o TES Padrão 502;

Informe a quantidade 1;

Informe o valor unitário R$ 100.000,00;

Informe o frete (FOB) R$ 1.000,00;

Informe o seguro R$ 2.000,00;

Informe as despesas R$ 3.000,00.

Fatura gerada com o IVA calculado e somado ao total do documento,

Alíquota de 1,60% (base IVA = 104.000,00 e valor IVA = 1.664,00).

Total do Documento: 107.664,00.

Total da Duplicata: 107.664,00.

TES 503 - Pedido de Vendas calculando o IVA, sem cálculo de AUI

Informe o tipo de TES , a quantidade do produto a ser faturado, informe o valor unitário do produto, o frete (FOB), o valor do seguro e o valor de despesas.

Exemplo

Resultado do exemplo

Informe o TES Padrão 503;

Informe a quantidade 1;

Informe o valor unitário R$ 100.000,00;

Informe o frete (FOB) R$ 1.000,00;

Informe o seguro R$ 2.000,00;

Informe as despesas R$ 3.000,00.

Fatura gerada com o IVA calculado e somado ao total do documento,

Alíquota de 5% (base IVA = 104.000,00 e valor IVA = 5.200,00).

 Total do Documento: 111.200,00.

 Total da Duplicata: 111.200,00

TES 504 - Pedido de Vendas, calculando o IVA (com alíquota no produto), sem cálculo de AUI

Informe o tipo de TES , a quantidade do produto a ser faturado, informe o valor unitário do produto, o frete (FOB), o valor do seguro e o valor de despesas:

ExemploResultado do exemplo

Informe o TES Padrão 504;

Informe a quantidade 1;

Informe o valor unitário R$ 100.000,00;

Informe o frete (FOB) R$ 1.000,00;

Informe o seguro R$ 2.000,00;

Informe as despesas R$ 3.000,00.

Fatura gerada com o IVA calculado e somado ao total do documento,

Alíquota de 10% (base IVA = 104.000,00 e valor IVA = 10.400,00).

Total do Documento: 116.400,00.

Total da Duplicata: 116.400,00.

Para que o Sistema considere o valor como isento ou apenas não calculado, mesmo com cálculo de IVA e sem o cálculo de AUI, é necessário cadastrar um TES indicando a opção 3-Isento ou a opção 2-Não calculado, no campo Calcula IVA.

O resultado será a fatura com dados de IVA (alíquota, base e valor total) igual à 0 (zero).

  • Para que o Sistema realize o cálculo de IVA com alíquota definida no produto, sem cálculo de AUI, utilize o TES 501. O produto cadastrado deve receber a alíquota (EX: 1%) correspondente no campo Percentual IVA.

O resultado será a fatura gerada com o IVA calculado, somado ao total do documento, armazenando a base de cálculo de R$104.000,00, Valor IVA R$ 1.040,00 e total do documento e duplicata: R$107.040,00.

  • Para que o Sistema realize o cálculo de IVA e AUI calculados, somando apenas o IVA ao total do documento, utilize o TES 517.
O resultado será base AUI: R$100.000,00, alíquota AUI R$10%, Valor AUI R$10.000,00, Base IVA de R$1.000,00, Alíquota IVA 10%, Valor IVA R$ 100,00 e total do documento e duplicata: R$106.100,00.
Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade

Pedido de Vendas - Equador

Card
id1
labelPedido de Vendas - Equador

O Pedido de Vendas é uma ferramenta essencial para o faturamento de uma empresa, pois registra as operações comerciais de produtos e serviços. É a partir dele que uma venda é confirmada e por meio dele que se formalizam as relações com o cliente.

Atendendo à Legislação do Equador, o Sistema garante que o faturamento de um pedido de vendas contemple os cálculos exigidos pelo fisco.

 

Imposto de Valor Agregado (IVA)/(IVC)

O Sistema permite a inclusão de notas de crédito, considerando o cálculo de IVA.

Conheça as regras do cálculo:

Base de Cálculo: Valor das Mercadorias ou Serviços - Descontos.

Taxa: Alíquota informada no Cadastro de Produtos ou no Cadastro de Impostos Variáveis.

IVA/IVC: Base de Cálculo x Taxa.

Informações
titleNota

Fretes, despesas e seguro na nota fiscal são lançados como itens/serviços em um documento separado.

Neste novo documento é calculado o IVA ou IVC normalmente, seguindo as regras de cálculo.

O valor do imposto e o total da nota fiscal contêm os decimais calculados pelo Sistema.

Cadastre o produto no Cadastro de Produtos.

  1. Caso queira realizar o cálculo, por meio de alíquota definida no produto, é necessário que o campo Perc. IVA, do Cadastro de Produtos, esteja preenchido e contenha a alíquota correspondente.
  2. Cadastre o cliente no Cadastro de Clientes.
  3. Lance um pedido de vendas com o produto e cliente cadastrados, utilizando o TES padrão criado pelo Sistema (verifique os códigos do IVA e IVC).
  4. Para que o IVA ou IVC sejam calculados como Isento, é necessário que o campo Calc. IVA, no Cadastro[****]de TES, esteja preenchido com a opção 3.
  5. Para que o IVA ou IVC sejam calculados com Alíquota 0 (zero), é necessário que o campo Calc. IVA, no Cadastro de[****]TES, esteja preenchido com a opção 4.
  6. Informe a quantidade e o valor unitário, em seguida, gere o título a pagar;
  7. Libere e fature o pedido.
  8. O IVA e IVC devem ser calculados e somados ao total do documento.

 

Cancelamento/Devolução

Nos casos de devolução/cancelamento do valor total ou parcial da prestação de serviços geram-se notas de Notas de débito ou crédito (Faturamento)ouNotas de débito ou crédito (Compras), dependendo do caso.

Estas notas de débito ou crédito são utilizadas na apuração do imposto a ser recolhido

 

Card
id2
labelRetenção IVA - Equador

Retenção IVA - Equador

A base de cálculo da retenção do IVA é o valor do IVA, ou seja, primeiro calcule o IVA para posteriormente efetuar a retenção do mesmo.

Para determinar se a retenção deve ocorrer, é necessário indicar corretamente o TES pré-cadastrado (Cadastro de TES - Retenção IVA).

Em seguida:

Acesse o Cadastro de Clientes e preencha o campo Agente Ret. com a opção 1.

Card
id3
labelPedido de Vendas

Imposto por Consumo Especial - ICE

Por meio desta rotina é possível gerar Pedido de Vendas calculando ICE ou ICC com alíquota definida no produto.


Imposto por Consumo Especial (ICE/ ICC)

Os documentos de saída estão habilitados para o cálculo do Imposto por Consumo Especial (ICE), que se divide em:

ICE Destacado (ICE);

ICE Incluído (ICC);

Na venda de uma mercadoria do grupo I (exemplo: cigarros), com alíquota do imposto de 150%, o cálculo para formar o ICC consiste em aplicar a seguinte fórmula:

Fórmula: Valor da mercadoria / 1 + (alíquota / 100)

1.000 / (1 + (150 / 100)) --> 1.000 / 2,50

O valor do ICE sempre será somado ao total do título no financeiro, que segue a condição de pagamento informada no Cadastro de TES, para definir o vencimento e quantas parcelas o título tem.


Forma de Cálculo

Base de Cálculo = Valor das Mercadorias ou Serviços – Descontos

Taxa = Alíquota informada na tabela SB1

ICE / ICC = Base de Cálculo * Taxa

Informações
titleNota

O frete, o seguro e as despesas acessórias não fazem parte da base de cálculo.

O valor do imposto e o total da nota fiscal contem os decimais calculados pelo Sistema.

1. Cadastre o produto no Cadastro de Produtos.

Caso queira realizar o cálculo, por meio de alíquota definida no produto, é necessário que o campo Perc. ICE, do Cadastro de Produtos, esteja preenchido e contenha a alíquota correspondente.

O campo Cód. Imp. ICE grava a alíquota neste cadastro.

Preencha também o campo Código do ICE (definido na legislação).

2. Cadastre o cliente no Cadastro de Clientes.

3. Lance um pedido de vendas com o produto e cliente cadastrados, utilizando o TES padrão criado pelo Sistema (verifique os códigos do ICE e ICC).

4. Informe a quantidade e o valor unitário e em seguida, gere o título a pagar.

5. Libere e fature o pedido.

6. O ICE ou ICC são calculados e somados ao total do documento.


Cancelamento/Devolução

Nos casos de devolução/cancelamento do valor total ou parcial da prestação de serviços geram-se Notas de Débito ou Crédito, dependendo do caso.

Estas notas de débito ou crédito são utilizadas na apuração do imposto a ser recolhido.

Veja o tópico Notas de Débito ou Crédito.

Os dados inseridos por meio desta validação são gravados no Cadastro do Cliente em questão.

Card
id4
labelRetenção - IR

Retenção IR

Observe como deve ser obtida a alíquota para as faturas:

No momento da inclusão dos itens da nota fiscal preencha o campo Concepto (Itens da Nota Fiscal de Saída).

Por meio do campo País (Cadastro de Clientes) são apresentados filtrados nesta busca, somente os conceptos que são genéricos e os conceptos do país definido no cadastro.

Para isso é utilizado o índice 1 da tabela CCR procurando o Concepto + País.

Ao escolher o registro da tabela CCR, a alíquota cadastrada será a alíquota utilizada para a retenção do imposto.

Se não houver uma alíquota cadastrada, utilize a alíquota definida na tabela Impostos Variáveis (SFB).

Caso o TES tenha o cálculo do IR (imposto RIR) o preenchimento do campo Concepto é obrigatório.

Informações
titleNota

O campo Agente Ret. IR no Cadastro de Clientes é S.

 

Forma de Cálculo Retenção - IR

Base de Cálculo da Retenção de IR = Valor das Mercadorias ou Serviços – Descontos

Taxa = Alíquota informada na tabela CCR ou a informada na tabela SFB

Retenção IR = Base de Cálculo * Taxa

Exemplo:

Mercadoria vendida: 800,00

Descontos: 10,00

Base de Cálculo da retenção: 790,00

Taxa: 2%

Retenção de IR: 15,80

Total da Fatura: 790,00

Total da duplicata: 774,20 (para entrada)

Total certificado de retenção: 15,80

* para saída o valor da duplicata é de 790,00 e os 15,80 serão baixados quando o cliente entregar o certificado de retenção.

Informações
titleNota

Sobre frete, seguro e despesas acessórias, o valor da retenção é calculado isoladamente, ou seja, existe na tabela de retenções uma alíquota para cada item deste.

Por regra equatoriana eles são lançados como itens / serviços na nota fiscal.

Para parcelar a fatura, o valor da retenção pode ser deduzido da primeira parcela ou rateado em todas elas.

Configure o campo Rateio Imp. Retido com:

  • Opção 1 - Dedução na primeira parcela;
  • Opção 2 - Rateado em todas as parcelas.

 

Faturamento de pedido de vendas calculando retenção de IR.

  1. Cadastre um produto qualquer (não há detalhes específicos para o cadastro deste produto);
  2. Cadastre um cliente e no campo Agente de Retenção indique S.
  3. Cadastre um concepto de retenção na Tabela Conceptos de Retenção (CCR), para o imposto RIR, informando o percentual na alíquota;
  4. Cadastre uma condição de pagamento;
  5. Cadastre uma natureza com o campo Rateio Imp. Retido habilitado com a opção 1 ou 2.
  6. Lance um pedido de vendas com o produto e fornecedor cadastrados, utilizando o TES padrão criado pelo Sistema,
  7. Informe a quantidade e o valor unitário;
  8. Libere e fature o pedido.


Cancelamento/Devolução

Nos casos de devolução/cancelamento do valor total ou parcial da prestação de serviços geram-se Notas de Débito ou Crédito, dependendo do caso.

Estas notas de débito ou crédito são utilizadas na apuração do imposto a ser recolhido.

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade

Pedido de Vendas - Peru

Card
id1
labelPedido de Vendas - Peru

O pedido de venda é uma ferramenta essencial para o faturamento de uma empresa, pois registra as operações comerciais de produtos e serviços. É através deste que uma venda é confirmada e que se formalizam as relações com o cliente.

Atendendo à Legislação Peruana, o Sistema garante que o faturamento de um pedido de vendas contemple os cálculos exigidos pelo fisco.

TES 501 - Para faturar um pedido de vendas calculando IGV, sem cálculo de ISC

  1. Acesse o Cadastro de Produtos e registre o produto a faturar.

  2. Acesse o Cadastro de Clientes e preencha os dados do cliente, atente para o campo Tipo de Cliente, nesta etapa.

  3. Acesse a rotina Manutenção de Pedido de Venda. Pressione a tecla [F12] para acessar os parâmetros da rotina.

  4. O Sistema apresenta a tela de parâmetros.

  5. Preencha-os conforme orientação do help de campo.

  6. Ao término do preenchimento, clique em Confirmar.

  7. Clique em Incluir no browser.

  8. Na tela de inclusão, lance o pedido de vendas com os itens produto e cliente, cadastrados previamente.

  9. Informe o tipo de TES, a quantidade do produto a ser faturado, informe o valor unitário do produto, o frete (FOB), o valor do seguro e o valor de despesas.

  10. Confirme sua inclusão e em seguida, fature o pedido.

Exemplo

Resultado do exemplo

Informe o TES Padrão 501;

Informe a quantidade 1;

Informe o valor unitário R$200,00;

Informe o frete (FOB) R$10,00;

Informe o seguro R$5,00;

Informe as despesas R$20,00.

Fatura gerada com o IGV calculado,

Alíquota de 19% (base de cálculo = 235,00 e imposto = 44,65),

Somando o imposto ao total do documento e da duplicata (279,65).

O valor do IPM deve ser gerado nos respectivos campos de gravação (base de cálculo = 235,00 e imposto = 4,70).

Informações
titleNota

Para que o Sistema considere o valor como isento, mesmo com cálculo de IGV e sem o cálculo de ISC, é necessário cadastrar um TES nos moldes do TES 501, porém indicando a opção 2-Exonerado, no campo Calcula IGV.

Neste caso, informe apenas o valor unitário e a quantidade.

O resultado é a fatura gerada sem o IGV calculado, armazenando a base de cálculo de R$200,00 no campo Valores Isentos, sem gravar o valor do IPM.

Para que o Sistema armazene o valor como não afetado, mesmo com cálculo de IGV e sem o cálculo de ISC, é necessário cadastrar um TES nos moldes do TES 501, porém indicando a opção 3-Não Afetado, no campo Calcula IGV.

Neste caso, informe apenas o valor unitário e a quantidade.

O resultado será a fatura gerada sem o IGV calculado, armazenando a base de cálculo de R$200,00 no campo Valores Isentos, sem gravar o valor do IPM.

TES 503 - Para faturar um pedido de vendas calculando IGV, com cálculo de ISC

  1. Acesse o Cadastro de Produtos e registre o produto a ser faturado.

  2. Acesse o Cadastro de Clientes e preencha os dados do cliente.

  3. Acesse a rotina Manutenção de Pedido de Venda, pressione a tecla [F12] para efetuar os parâmetros da rotina.

  4. O Sistema apresenta a tela de parâmetros. 

  5. Preencha-os conforme orientação do help de campo.

  6. Ao término do preenchimento, clique em Confirmar.

  7. Clique em Incluir no browser.

  8. Na tela de inclusão, lance o pedido de vendas com os itens produto e cliente, cadastrados previamente.

  9. Informe o tipo de TES, a quantidade do produto a ser faturado, informe o valor unitário do produto, o frete (FOB), o valor do seguro e o valor de despesas.

  10. Confirme sua inclusão e em seguida, fature o pedido.

Exemplo

Resultado do exemplo

Informe o código TES 503;

Informe a Quantidade 1;

Informe o valor unitário R$200,00;

Informe o frete (FOB) R$10,00;

Informe o seguro R$5,00;

Informe as despesas R$20,00.

Fatura gerada com o ISC calculado (base de cálculo = 235,00 e imposto = 11,75 -> calculados pela alíquota padrão cadastrada na SFB),

IGV calculado com a alíquota de 19% (base de cálculo = 246,75 e imposto = 46,88),

Somando o imposto ao total do documento e da duplicata (293,63).

O valor do IPM é gerado nos respectivos campos de gravação (base de cálculo = 246,75 e imposto = 4,94).


TES 001 - Lançamento de Nota Fiscal de Entrada com cálculo de IGV, sem cálculo de ISC

  1. Acesse o Cadastro de Produtos e registre o produto a ser faturado.

  2. Acesse o Cadastro de Clientes e preencha os dados do cliente.

  3. Acesse a rotina Manutenção de Pedido de Venda. Pressione a tecla [F12] para efetuar os parâmetros da rotina.

  4. O Sistema apresenta a tela de parâmetros.

  5. Preencha-os conforme orientação do help de campo.

  6. Ao término do preenchimento, clique em Confirmar.

  7. Clique em Incluir no browser.

  8. Na tela de inclusão, lance o pedido de vendas com os itens produto e cliente, cadastrados previamente.

  9. Informe o tipo de TES , a quantidade do produto a ser faturado, informe o valor unitário do produto, o frete (FOB), o valor do seguro e o valor de despesas.

  10. Confirme sua inclusão e em seguida, fature o pedido.

Exemplo

Resultado do exemplo

Informe o código TES 001;

Informe a Quantidade 1;

Informe o valor unitário R$200,00;

Informe o frete (FOB) R$10,00;

Informe o seguro R$5,00;

Informe as despesas R$20,00.

Fatura gerada com o IGV calculado com a alíquota de 19% (base de cálculo = 235,00 e imposto = 44,65),

Somando o imposto ao total do documento e da duplicata (279,65).

Também deve gerar o valor do IPM nos respectivos campos de gravação (base de cálculo = 235,00 e imposto = 4,70).

Informações
titleImportante

Para que o Sistema armazene o valor como exonerado, mesmo com cálculo de IGV e sem o cálculo de ISC, é necessário cadastrar um TES nos moldes do TES 001, porém indicando a opção 2-Exonerado, no campo Calcula IGV.

Neste caso, informe apenas o valor unitário e a quantidade.

O resultado será nota fiscal de entrada gerada sem o IGV calculado, armazenando a base de cálculo de R$200,00 no campo Valores Isentos, sem gravar o valor do IPM.

Para que o Sistema armazene o valor como não afetado, mesmo com cálculo de IGV e sem o cálculo de ISC, é necessário cadastrar um TES nos moldes do TES 001, porém indicando a opção 3-Não Afetado, no campo Calcula IGV. Neste caso, informe apenas o valor unitário e a quantidade.

O resultado será nota fiscal de entrada gerada sem o IGV calculado, armazenando a base de cálculo de R$200,00 no campo Valores Isentos, sem gravar o valor do IPM.

TES 003 - Lançamento de Nota Fiscal de Entrada calculando o IGV, com cálculo de ISC

  1. Acesse o Cadastro de Produtos e registre o produto a ser faturado.

  2. Acesse o Cadastro de Clientes e preencha os dados do cliente.

  3. Acesse a rotina Manutenção de Pedido de Venda. Pressione a tecla [F12] para efetuar os parâmetros da rotina.

  4. O Sistema apresenta a tela de parâmetros.

  5. Preencha-os conforme orientação do help de campo.

  6. Ao término do preenchimento, clique em Confirmar

  7. Clique em Incluir no browser.

  8. Na tela de inclusão, lance o pedido de vendas com os itens produto e cliente, cadastrados previamente.

  9. Informe o tipo de TES , a quantidade do produto a ser faturado, informe o valor unitário do produto, o frete (FOB), o valor do seguro e o valor de despesas.

  10. Confirme sua inclusão e em seguida, lance um documento de entrada, vinculado ao pedido cadastrado.

Exemplo

Resultado do exemplo

Informe o código TES 003;

Informe a Quantidade 1;

Informe o valor unitário R$200,00;

Informe o frete (FOB) R$10,00;

Informe o seguro R$5,00;

Informe as despesas R$20,00.

Fatura gerada com o ISC calculado (base de cálculo = 235,00 e imposto = 11,75 calculados pela alíquota padrão cadastrada na SFB),

IGV calculado com a alíquota de 19% (base de cálculo = 246,75 e imposto = 46,88),

Somando o imposto ao total do documento e da duplicata (293,63).

Também gera o valor do IPM nos respectivos campos de gravação (base de cálculo = 246,75 e imposto = 4,94).

Card
id2
labelFaturamento de Pedido de Vendas - Percepção

Faturamento de Pedido de Vendas - Percepção

Veja a seguir como o Sistema possibilita a geração de fatura, a partir do Pedido de Vendas, com as variações de percepção das operação, envolvidas no cálculo do Imposto Geral de Vendas (IGV).

TES 507 - Pedido de vendas calculando IGV e percepção de IGV, sem cálculo de ISC

1.  Nos parâmetros do Pedido de Vendas, informe que a empresa não é agente de retenção: MV_AGENTE = N.

2.  Informe em um NCM (Tabela SYD) o percentual para cálculo da percepção do IGV.

Exemplo:

1101.00.00.00 (farinha de trigo, a 2%).

3.  Cadastre o produto com NCM que tenha o percentual de percepção.

4.  Cadastre o cliente que é agente de percepção. Indique a opção 2 no campo Agente.

5.  Lance um pedido de vendas com o produto e cliente cadastrados, utilizando o TES padrão criado pelo Sistema, lance a quantidade e valor unitário.

6.  Confirme sua inclusão e em seguida, fature o pedido.

Exemplo

Resultado do exemplo

Informe o TES Padrão 511;

Informe a Quantidade 1;

Informe o valor unitário R$1.000,00.

Fatura gerada com o IGV calculado com a alíquota de 19% (base de cálculo = 1.000,00 e imposto = 190,00),

Percepção calculada (base de cálculo = 1.190,00 e imposto = 23,80),

Somando os impostos ao total do documento e da duplicata (1.213,18)


TES 508 - Pedido de vendas calculando IGV e percepção de IGV, com cálculo de ISC

1.  Nos parâmetros do Pedido de Vendas, informe que a empresa não é agente de retenção: MV_AGENTE = N.

2.  Informe em um NCM (Tabela SYD) o percentual para cálculo da percepção do IGV.

Exemplo:

1101.00.00.00 (farinha de trigo, a 2%).

3.  Cadastre o produto com NCM que tenha o percentual de percepção.

4.  Cadastre o cliente que é agente de percepção. Indique a opção 2 no campo Agente.

5.  Lance um pedido de vendas com o produto e cliente cadastrados, utilizando o TES padrão criado pelo Sistema, lance a quantidade e valor unitário.

6.  Confirme sua inclusão e em seguida, fature o pedido.

Exemplo

Resultado do exemplo

Informe o TES Padrão 508;

Informe a Quantidade 1;

Informe o valor unitário R$1.000,00.

Fatura gerada com o ISC calculado com a 5% (base de cálculo = 1.000,00 e imposto = 50,00),

Percepção calculada (base de cálculo = 1.249,50 e imposto = 24,99),

Somando os impostos ao total do documento e da duplicata (1.274,49).

 

   

TES 507 - Pedido de vendas com configurações para cálculo de percepção de IGV no TES e no produto,

Mas não calcular a percepção de IGV, pelo fato de o cliente não ser agente de percepção

1.  Nos parâmetros do Pedido de Vendas, informe que a empresa não é agente de retenção: MV_AGENTE = S.

2.  Informe em um NCM (Tabela SYD) o percentual para cálculo da percepção do IGV.

Exemplo:

1101.00.00.00 (farinha de trigo, a 2%).

3.  Cadastre o produto com NCM que tenha o percentual de percepção.

4.  Cadastre o cliente que é agente de percepção. Indique a opção 2 no campo Agente.

5.  Lance um pedido de vendas com o produto e cliente cadastrados, utilizando o TES padrão criado pelo Sistema, lance a quantidade e valor unitário.

6. Confirme a inclusão e em seguida fature o pedido.

Exemplo

Resultado do exemplo

Informe o TES Padrão 508;

Informe a Quantidade 1;

Informe o valor unitário R$1.000,00.

Fatura gerada com o IGV calculado com a alíquota de 19% (base de cálculo = 1.000,00 e imposto = 190,00),

Somando apenas este imposto ao total do documento e da duplicata (1.190,00).

 

TES 507 - Pedido de vendas, com configurações para cálculo de percepção de IGV no TES e no produto,

Mas não calcular a percepção de IGV, pelo fato de a empresa (SIGAMAT) ser agente de retenção

1.  Nos parâmetros do Pedido de Vendas, informe que a empresa não é agente de retenção: MV_AGENTE = S.

2.  Informe em um NCM (Tabela SYD) o percentual para cálculo da percepção do IGV.

Exemplo:

1101.00.00.00 (farinha de trigo, a 2%).

3.  Cadastre o produto com NCM que tenha o percentual de percepção.

4.  Cadastre o cliente que é agente de percepção. Indique a opção 2 no campo Agente.

5.  Lance um pedido de vendas com o produto e cliente cadastrados, utilizando o TES padrão criado pelo Sistema, lance a quantidade e valor unitário.

6.  Confirme sua inclusão e em seguida, fature o pedido.

Exemplo

Resultado do exemplo

Informe o TES Padrão 507;

Informe a Quantidade 1;

Informe o valor unitário R$1.000,00.

Fatura gerada com o IGV calculado com a alíquota de 19% (base de cálculo = 1.000,00 e imposto = 190,00),

Somando apenas este imposto ao total do documento e da duplicata (1.190,00).

 

TES 507 - Pedido de vendas, calculando IGV e percepção de IGV, com produtos com alíquotas distintas, sem cálculo de ISC

1.  Nos parâmetros do Pedido de Vendas, informe que a empresa não é agente de retenção: MV_AGENTE = N.

2.  Informe em um NCM (Tabela SYD) o percentual para cálculo da percepção do IGV.

Exemplo:

1101.00.00.00 (farinha de trigo, a 2%).

3.  Informe em outro NCM o percentual para cálculo da percepção do IGV.

Exemplo:

2201.10.00.11 (água mineral, a 1%).

4.  Cadastre o produto com NCM que tenha o percentual de percepção.

5.  Cadastre mais um produto que tenha um NCM com o percentual de percepção, diferente do produto anterior.

6.  Cadastre o cliente que é agente de percepção. Indique a opção 2 no campo Agente.

7.  Lance um pedido de vendas com o produto e cliente cadastrados, utilizando o TES padrão criado pelo Sistema, lance a quantidade e valor unitário:

8. Confirme sua inclusão e em seguida, fature o pedido.

Exemplo

Resultado do exemplo

Informe o TES Padrão 507;

Informe a Quantidade 1;

Informe o valor unitário R$1.000,00.

Duas faturas geradas, ambas com o IGV calculado com a alíquota de 19% (base de cálculo = 1.000,00 e imposto = 190,00),

Percepção calculada (em um documento, base de cálculo = 1.190,00 e imposto = 23,80, e

No outro documento, base de cálculo = 1.190,00 e imposto = 11,90),

Somando os impostos ao total do documento e da duplicata (em um documento, 1.213,18, e no outro 1.201,90).

Faturamento de Pedido de Vendas - Detração

Veja a seguir como o Sistema possibilita a geração de fatura, a partir do Pedido de Vendas, com as variações das operação de detração, envolvidas no cálculo do Imposto Geral de Vendas (IGV).


TES 511 - Pedido de vendas calculando IGV e detração de IGV, sem cálculo de ISC

1.  Nos parâmetros do Pedido de Vendas, informe que a empresa não é agente de retenção: MV_AGENTE = N.

2.  Informe em um NCM (Tabela SYD) o percentual para cálculo da detração do IGV.

Exemplo:

1101.00.00.00 (farinha de trigo, a 10%).

3.  Cadastre o produto com NCM que tenha o percentual de detração.

4.  Cadastre o cliente que é agente de detração. Indique a opção 3 no campo Agente.

5.  Lance um pedido de vendas com o produto e cliente cadastrados, utilizando o TES padrão criado pelo Sistema, lance a quantidade e valor unitário.

6. Confirme sua inclusão e em seguida, fature o pedido.

Exemplo

Resultado do exemplo

Informe o TES Padrão 511;

Informe a Quantidade 1;

Informe o valor unitário R$1.000,00;

Fatura gerada com o IGV calculado com a alíquota de 19% (base de cálculo = 1.000,00 e imposto = 190,00),

Detração calculada (base de cálculo = 1.190,00 e imposto = 119,00),

Somando os impostos (menos a detração) ao total do documento e da duplicata (1.190,00).

TES 512 - Pedido de vendas calculando IGV e detração de IGV, com cálculo de ISC

1.  Nos parâmetros do Pedido de Vendas, informe que a empresa não é agente de retenção: MV_AGENTE = N.

2.  Informe em um NCM (Tabela SYD) o percentual para cálculo da detração do IGV.

Exemplo:

1101.00.00.00 (farinha de trigo, a 10%).

3.  Cadastre o produto com NCM que tenha o percentual de detração.

4.  Cadastre o cliente que é agente de detração. Indique a opção 3 no campo Agente.

5.  Lance um pedido de vendas com o produto e cliente cadastrados, utilizando o TES padrão criado pelo Sistema, lance a quantidade e valor unitário.

6. Confirme sua inclusão e em seguida, fature o pedido.

Exemplo

Resultado do exemplo

Informe o TES Padrão 512;

Informe a Quantidade: 1;

Informe o valor unitário R$1.000,00;

Fatura gerada com o ISC calculado a 5% (base de cálculo: 1.000,00 e imposto = 50,00),

IGV calculado com a alíquota de 19% (base de cálculo = 1.050,00 e imposto = 199,50),

Detração calculada (base de cálculo = 1.199,50 e imposto = 119,95),

Somando os impostos ao total do documento e da duplicata (1.249,50).

TES 511 - Pedido de vendas, com configurações para cálculo de detração de IGV no TES e no produto,

Mas não calcular a detração de IGV, pelo fato de o cliente não ser agente de detração

1.  Nos parâmetros do Pedido de Vendas, informe que a empresa não é agente de retenção: MV_AGENTE = N.

2.  Informe em um NCM (Tabela SYD) o percentual para cálculo da detração do IGV.

Exemplo:

1101.00.00.00 (farinha de trigo, a 10%).

3.  Cadastre o produto com NCM que tenha o percentual de detração.

4.  Cadastre o cliente que é agente de detração. Indique a opção 3 no campo Agente.

5.  Lance um pedido de vendas com o produto e cliente cadastrados, utilizando o TES padrão criado pelo Sistema, lance a quantidade e valor unitário.

6. Confirme sua inclusão e em seguida, fature o pedido.

 

Exemplo

Resultado do exemplo

Informe o TES Padrão 511;

Informe a Quantidade1;

Informe o valor unitário R$1.000,00;

Fatura gerada com o IGV calculado com a alíquota de 19% (base de cálculo = 1.000,00 e imposto = 190,00),

Somando apenas este imposto ao total do documento e da duplicata (1.190,00).

 

TES 511 - Pedido de vendas, com configurações para cálculo de detração de IGV no TES e no produto,

Mas não calcular a detração de IGV, pelo fato de a empresa (SIGAMAT) ser agente de retenção

1.  Nos parâmetros do Pedido de Vendas, informe que a empresa é agente de retenção: MV_AGENTE = S.

2.  Informe em um NCM (Tabela SYD) o percentual para cálculo da detração do IGV.

Exemplo:

1101.00.00.00 (farinha de trigo, a 10%).

3.  Cadastre o produto com NCM que tenha o percentual de detração.

4.  Cadastre o cliente que é agente de detração. Indique a opção 3 no campo Agente.

5.  Lance um pedido de vendas com o produto e cliente cadastrados, utilizando o TES padrão criado pelo Sistema, lance a quantidade e valor unitário.

6. Confirme sua inclusão e em seguida, fature o pedido.

Exemplo

Resultado do exemplo

Informe o TES Padrão 511;

Informe a Quantidade1;

Informe o valor unitário R$1.000,00.

Fatura gerada com o IGV calculado com a alíquota de 19% (base de cálculo = 1.000,00 e imposto = 190,00),
Somando apenas este imposto ao total do documento e da duplicata (1.190,00).

 

TES 511 - Pedido de vendas, calculando IGV e detração de IGV, com produtos com alíquotas distintas, sem cálculo de ISC

1.  Nos parâmetros do Pedido de Vendas, informe que a empresa é agente de retenção: MV_AGENTE = N.

2.  Informe em um NCM (Tabela SYD) o percentual para cálculo da detração do IGV.

Exemplo:

1101.00.00.00 (farinha de trigo, a 10%).

3.  Informe em outro NCM o percentual para cálculo da detração do IGV.

Exemplo:

2201.10.00.11 (água mineral, a 1%).

4.  Cadastre o produto com NCM que tenha o percentual de detração.

5.  Cadastre mais um produto que tenha um NCM com o percentual de detração, diferente do produto anterior.

6.  Cadastre o cliente que é agente de detração. Indique a opção 3 no campo Agente.

7.  Lance um pedido de vendas com o produto e cliente cadastrados, utilizando o TES padrão criado pelo Sistema, lance a quantidade e valor unitário.

8.  Confirme sua inclusão e em seguida, fature o pedido.

 

Exemplo

Resultado do exemplo

Informe o TES Padrão 511;

Informe a quantidade para cada produto. 1;

Informe o valor unitário R$1.000,00;

Duas faturas geradas, ambas com o IGV calculado com a alíquota de 19% (base de cálculo = 1.000,00 e imposto = 190,00),

Detração calculada (em um documento, base de cálculo = 1.190,00 e imposto = 119,00, e no outro documento, base de cálculo = 1.190,00 e imposto = 11,90),

Somando os impostos (menos a detração) ao total do documento e da duplicata (em um documento, 1.190,00, e no outro 1.201,90).

 

TES 511 - Pedido de vendas, calculando IGV e detração de IGV, sem cálculo de ISC, inferior a 700 soles

1.  Nos parâmetros do Pedido de Vendas, informe que a empresa é agente de retenção: MV_AGENTE = N.

2.  Informe em um NCM (Tabela SYD) o percentual para cálculo da detração do IGV.

Exemplo:

1101.00.00.00 (farinha de trigo, a 10%).

3.  Cadastre o produto com NCM que tenha o percentual de detração.

4.  Cadastre o cliente que é agente de detração. Indique a opção 3 no campo Agente.

5.  Lance um pedido de vendas com o produto e cliente cadastrados, utilizando o TES padrão criado pelo Sistema, lance a quantidade e valor unitário.

6.  Confirme sua inclusão e em seguida, fature o pedido.

Exemplo

Resultado do exemplo

Informe o TES Padrão 511;

Informe a Quantidade 1;

Informe o valor unitário R$500,00;

Fatura gerada com o IGV calculado com a alíquota de 19% (base de cálculo = 500,00 e imposto = 95,00),
não calculando a detração pelo fato de que a fatura não é superior a 700,00 soles,
somando o IGV ao total do documento e da duplicata (595,00) os impostos (menos a detração) ao total do documento e da duplicata (em um documento, 1.190,00, e no outro 1.201,90).

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade

Pedidos de Venda - Venezuela

Card
defaulttrue
id1
labelPedido de Vendas - Venezuela

O Pedido de Vendas é uma ferramenta essencial para o faturamento de uma empresa, pois registra as operações comerciais de produtos e serviços. É através deste que uma venda é confirmada e por meio dele que se formalizam as relações com o cliente.

Atendendo à Legislação da Venezuela, o Sistema calcula o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) por meio da amarração com os dados pré-cadastrados em Impostos Variáveis, em Tipos de Entrada e Saída e na Amarração TES x Impostos, obedecendo a regra de cálculo do imposto.

A retenção do IVA é contemplada pelo Sistema, conheça a forma de cálculo no help Faturamento - Retenção de IVA.

Tipos de Alíquota

Basicamente, as condições e alíquotas previstas em lei para este cálculo são:

  • General (12%) preencha o campo Tipo de Alíquota com a opção G-General;

  • Adicional (22%) preencha o campo % Taxa Adicional (Cadastro de Impostos Variáveis) e o campo Tipo de Alíquota (Cadastro de TES) com a opção A-Adicional;

  • Reduzida (8%) preencha o campo % Taxa Reduzida (Cadastro de Impostos Variáveis)  e o campo Tipo de Alíquota (Cadastro de TES) com a opção R-Reduzida;

Exportação (0%);

Isentas. 

O imposto sobre Valor Agregado ainda pode ser classificado como IVA Destacado (IVA) e IVA incluído (IVC)

Imposto de Valor Agregado (IVA)/(IVC)

Conheça as regras do cálculo:

Base de Cálculo: Valor das Mercadorias ou Serviços - Descontos.

Taxa: Alíquota informada no Cadastro de Produtos ou no Impostos Variáveis.

IVA/IVC: Base de Cálculo x Taxa.

IVA Destacado (IVA) - Neste caso, utiliza-se a fórmula:  Valor da Mercadoria/1+(alíquota/100)·            

IVA Incluído (IVC) - Neste caso, para mercadoria valendo 1000 (base de cálculo), o valor do imposto fixado é 120 (alíquota 12%).

 

Informações
titleImportante

Fretes, despesas e seguro na nota fiscal são lançados como itens/serviços em um documento separado. Neste novo documento será calculado o IVA ou IVC normalmente, seguindo as regras de cálculo.

O valor do imposto e o total da nota fiscal conterão os decimais calculados pelo Sistema

 

Conteúdos Relacionados

  • Relatório Pedido de Venda x Cliente
  • Relatório Pedido de Venda x Produto
  • Relatório Pedido por Produto ou por Grade
  • Relatório Pedidos a Faturar
  • Cálculo do LCT na rotina Faturamento
  • Cálculo do EXC na rotina Faturamento
  • Cálculo do Imposto Adicional - IAD na rotina Faturamento
  • Cálculo do Imposto de Valor Agregado - IVA na rotina Faturamento
  • Cálculo do Imposto Seletivo ao Consumo - ISC na rotina Faturamento
  • Retenção de Imposto de Renda - RIR na rotina Faturamento
  • Ambiente Faturamento
  • Ambiente Compras
  • Ambiente Estoque/Custos
  • Ambiente Configurador