O rateio ou distribuição do valor do frete entre os itens do pedido de venda é definido pela configuração do parâmetro MV_RATDESP. Os valores de frete podem ser rateados por valor ou por peso. Visto que os itens do pedido de venda podem possuir configurações fiscais diferentes, a distribuição dos valores de frete pode afetar o cálculo dos impostos no documento de saída. O frete é uma despesa acessória e segue a regra de cálculo de impostos do item a qual corresponde. Nos campos Frete, Seguro e Despesa devem ser informados os respectivos valores de frete, seguro e despesa que serão destacados no Documento de Saída, sendo: - Frete
O campo é reservado para informar o valor do frete, já que pode ser cobrado na nota, conforme o tipo do frete. Essa informação será exibida no total do documento de saída.
- Quanto aos impostos:
Seguirá a mesma regra de tributação do item. Caso não haja peso, o cálculo é proporcional ao valor.
- Seguro
Caso a nota fiscal seja emitida com valor de seguro na mercadoria, pelo transporte ou manuseio dos produtos, o campo deve ser preenchido com o valor atribuído a este seguro. Essa informação será destacada na nota fiscal e o cálculo dos impostos ocorre conforme a tributação do item.
- Despesa
Informe o valor das despesas que venham a compor o valor da Nota Fiscal. Essa informação será destacada na nota fiscal e o cálculo dos impostos ocorre conforme a tributação do item correspondente.
Como já foi dito anteriormente, o rateio das despesas (Frete/Seguro/Despesa) nos itens do pedido de venda é baseado de acordo com o conteúdo do parâmetro MV_RATDESP (FR=1;SEG=1;DESP=1), que pode ser: Caso seja por peso, será proporcional. Exemplo: Considerando um pedido de venda de 1.000 kg, sendo que o primeiro produto pesa 800 kg e o outro 200 kg, e que o parâmetro MV_RATDESP seja configurado para peso, com valor de frete de $ 500,00. O Sistema faz o seguinte cálculo: 80% de 500,00 para o frete do 1º item 20% de 500,00 para o frete do 2º item
O parâmetro MV_TPRTDSP define se o valor das despesas acessórias (Frete/Seguro/Despesa) informado no pedido de venda será considerado na liberação do pedido, e se esse será calculado por item ou pelo total do pedido. Pode ser configurado com: 1 - Indica que o valor informado para as despesas acessórias refere-se à liberação do pedido de venda, ou seja, a cada liberação haverá um novo valor de frete, seguro e despesa. 2 - Indica que o valor informado para as despesas acessórias refere-se ao total do pedido de venda, independente da liberação do pedido. Observe os exemplos, considerando a seguinte situação: O pedido de venda (000023) é faturado em dois momentos distintos, sendo que: - No tempo 1, o item 01 do pedido de venda 000023 foi faturado gerando a nota fiscal 000001.
- No tempo 2, o item 02 do pedido de venda 000023 foi faturado gerando a nota fiscal 000002.
Exemplo 1 - Parâmetro MV_TPRTDSP = 1
Nesse caso, observe que para os dois itens foi agregado como valor de despesas acessórias o valor total informado no cabeçalho do pedido (R$ 200,00 por item). Exemplo 2 - Parâmetro MV_TPRTDSP = 2
Nesse caso, observe que o valor informado para as despesas acessórias foi rateado entre os dois itens do pedido de venda (R$ 100,00 por item). Veja abaixo algumas situações, conforme a configuração do parâmetro MV_TPRTDSP 1 - "POR LIBERAÇÃO" Sistema rateia em alguns casos e não rateia em outros (valor cheio da despesa/frete por nota) - Geração de Documento de Saída (MATA461)
Situação 1 Gera liberação parcial de um item (SC9) e logo gera a nota fiscal (SD2): Não rateia Gera liberação (SC9) (restante do item anterior) e logo gera a nota fiscal (SD2): Não rateia Situação 2 Gera liberação parcial de um item (SC9) Gera outra liberação parcial (SC9) Na rotina de Ger. Documento de Saída (MATA461), marcar um item e gerar a nota fiscal (SD2): Rateia (pois existe outro liberação(SC9)) Sem sair da rotina, marcar outro registro e gerar a nota fiscal (SD2): Rateia Situação 3 Gera liberação parcial de um item (SC9) Gera outra liberação parcial (SC9) Na rotina de Ger. Documento de Saída (MATA461), marcar um item e gerar a nota fiscal (SD2): Rateia (pois existe outro liberação(SC9)) Sair da rotina e entrar novamente, e marcar o outro registro e gerar a nota fiscal (SD2): Não rateia (pois não tem mais uma liberação(SC9) para dividir o valor) *** A única forma de NÃO ratear, e gerar a liberação (SC9) e faturar em seguida, não tendo vários registros no SC9 e faturando separadamente. *** - Geração de Documento de Saída pela rotina de Pedidos de Venda (MATA410) - Botão: "Ações relacionadas\Prep. Doc. Saída"
Situação 1 Gera liberação (SC9) (Qtd. Liberada Parcial) e logo gera a nota fiscal (SD2): Não rateia Gera liberação (SC9) (Restante do item anterior) e logo gera a nota fiscal (SD2): Não rateia Situação 2 Gera liberação (SC9) parcial Gera outro liberação (SC9) parcial Na rotina de Pedidos de Venda (MATA410), através do botão: "Ações relacionadas\Prep. Doc. Saída" e gerar a nota fiscal (SD2): Não rateia Sem sair da rotina, alterar o pedido e gerar outra nota através do botão: Não rateia
*** A cada SC9 gerado se gera uma nota fiscal , não podendo deixar uma liberação pendente para gerar em nota separada *** 2 - "POR PEDIDO" Sistema executa o rateio para cada nota fiscal gerada, por quantidade. (Rateio por Pedido de Venda).
Segue o exemplo de cálculo: Valor do Frete: $ 10.020,00
ITEM | QUANT. | PRC. UNIT. | VLR. TOTAL |
---|
01 | 800 | 18,60 | 14.880,00 | 02 | 800 | 22,50 | 18.000,00 | TOTAL PEDIDO | 32.880,00 |
Veja como é feito o cálculo do rateio para o item 01, onde será liberado a quantidade de 500 pçs.
( ( Qtd.Entregue * Prc.Unit. * Vlr.Frete ) / Total Pedido ) ( ( 500 * 18,60 * 10.020,00 ) / 32.880,00 ) = $ 2.834,12 |