Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Ação:

Descrição:

Inclui

Quando acionado, habilita os campos para realizar a inclusão dos dados correspondentes ao registro do Processo de Exportação.

Modifica

Quando acionado, habilita os campos para realizar a manutenção dos dados correspondentes ao Processo de Exportação selecionado.

Elimina

Quando acionado, permite eliminar o Processo de Exportação selecionado.

Informações
titleImportante:

Não é possível eliminar o processo de exportação quando esse possuir algum log de atualização pendente (Não Processado ou Processado com Erro).

Discrepâncias

Quando acionado, é apresentada a janela Manutenção de Discrepâncias (EX3001A), por intermédio da qual é possível realizar a manutenção correspondente.

Relacionamentos

Quando acionado, é apresentada a janela Relacionamentos do Processo de Exportação (EX0190), por intermédio da qual é possível efetuar o relacionamento do Pedido de Venda com o Processo de Exportação informado, assim como verificar as entregas e as notas fiscais do processo.

Suspender Faturamento do Processo de Exportação

Quando acionado, suspende o processo de exportação para faturamento.

Informações
titleImportante:

Somente é possível suspender processos de exportação cuja situação seja "Aberto".

Quando da suspensão do processo de exportação, somente esse é suspenso, os pedidos relacionados ao mesmo permanecem com suas situações inalteradas. Caso seja necessário suspender o pedido, essa suspensão deverá ser efetuada por intermédio das funções de Manutenção de Pedidos (PD4000\PD4050).

Reativar Faturamento do Processo de Exportação

Quando acionado, reativa o processo de exportação para faturamento.

Informações
titleImportante:

Somente é possível reativar o processo de exportação quando os pedidos relacionados a ele não estiverem suspensos.

Quando da reativação do processo de exportação, somente esse é reativado, os pedidos relacionados ao mesmo permanecem com suas situações inalteradas. Caso seja necessário reativar o pedido, essa reativação deverá ser efetuada por intermédio das funções de Manutenção de Pedidos (PD4000\PD4050).

Cancela Processo de Exportação

Quando acionado, o cancela o processo de exportação selecionado.

Informações
titleImportante:

Quando a situação do processo de exportação for “Aberto”, no momento do cancelamento, as entregas relacionadas ao processo de exportação também serão canceladas. Caso a quantidade pedida não esteja relacionada em sua totalidade ao processo de exportação, o sistema gera uma nova entrega para o pedido de venda, com a quantidade informada no processo de exportação, sendo eliminado o relacionamento da entrega original e criado um novo relacionamento para a nova entrega gerada.

Quando a situação do processo de exportação for “Faturado Parcial”, no momento do cancelamento, as entregas relacionadas ao processo de exportação passarão a apresentar a situação "Faturado", sendo que somente o saldo das entregas serão cancelados. Caso a quantidade pedida não esteja relacionada em sua totalidade ao processo de exportação, o sistema gera uma nova entrega para o pedido de venda, com a quantidade não faturada da entrega do processo de exportação, sendo criado um novo relacionamento para a nova entrega gerada.

No momento do cancelamento do processo, será assumido o motivo de cancelamento definido na função Parâmetros de Exportação (EX0180)adicionando o código do estabelecimento e o número do processo que exportação que originou o cancelamento.

Processo Embalagem

Quando acionado, é apresentada a janela Manutenção de Embalagens do Processo de Exportação (EX3500), por intermédio da qual é possível cadastrar a estrutura de embalagem no processo de exportação antes do faturamento, a qual é pré-requisito para a impressão do Packing List.

...

Campo:

Descrição

Estab

Selecionar o código do estabelecimento responsável pela exportação.

Data Embarque

Exibe a data de embarque do processo de exportação. Essa data é informada por intermédio da função Função Acompanhamento do Processo (EX0200).

Processo Exportação

Inserir o número do processo de exportação.

Situação

Exibe a situação atual do processo de exportação. As opções disponíveis são:

  • Aberto;
  • Faturado Parcial;
  • Faturado;
  • Embarcado;
  • Suspenso;
  • Cancelado.

SubProcesso

Quando assinalado, determina que esse processo de exportação é um subprocesso.

Nota
titleNota:

O subprocesso permite desmembrar o Processo de Exportação quando por exemplo, não for possível cumprir as quantidades acordadas na Proforma, porém serão enviadas para o cliente em algum momento.

Somente é possível informar como subprocesso um processo que esteja com as seguintes situações: Aberto, Faturado Parcial ou Faturado.

Processo de Exportação de Origem

Selecionar o processo de exportação que está dando origem ao subprocesso.

Nota
titleNota:

Somente serão possíveis de informar os Processos de Exportação que atendão aos seguintes requisitos:

  • Possuir o mesmo estabelecimento do SubProcesso;
  • Possuir o mesmo Itinerário do SubProcesso;
  • Possuir o mesmo Importador do Subprocesso.

Valor Total

Exibe a moeda e o valor total, sem a aplicação de descontos e com despesas, do processo de exportação.

Desconto

Exibe o valor de descontos concedidos para as despesas.

Valor Líquido

Exibe a descrição e o valor líquido das despesas que formam o preço dos itens do processo de exportação. Esse é o valor do processo sem as despesas e com a aplicação dos descontos

Nota
titleNota:

Esse campo retira apenas as despesas que estão definidas para serem destacadas no processo de exportação.

Valor Despesas de Exportação

Exibe o valor total das despesas do processo de exportação.

Nota
titleNota:

Esse campo considera apenas as despesas que estão definidas para serem destacadas no processo de exportação.

Valor

Exibe a inconterm e seu valor, o qual representa o valor da somatória das despesas de acompanhamento do processo de exportação vinculadas a incoterm do processo.

Peso Líquido Total (Kg)

Exibe o total do peso líquido, em quilogramas, dos itens do processo de exportação.

Peso Bruto Total (Kg)

Exibe o total do peso bruto, em quilogramas, dos itens do processo de exportação.

Volume Total Informado (m3)

Exibe o volume total informado, em metros cúbicos, dos itens do processo de exportação.

Volume Total Calculado (m3)

Exibe o volume total calculado, em metros cúbicos, dos itens do processo de exportação. Esse valor é calculado pelo módulo de Faturamento.

...

Ação:

Descrição:

Consulta Itinerário

Quando acionado, apresenta a janela Consulta de Itinerários (CD2767), na qual é possível consultar o itinerário e seus pontos de controle.

...

Campo:

Descrição

Cod Importador

Selecionar o código do importador, previamente cadastrado quando da implantação do pedido de venda.

Nota
titleNota:

O importador deve ser cliente estrangeiro ou trading. Esse campo permite que seja informado o nome abreviado ou o código do importador, sendo que o sistema sempre guarda somente código do importador.

Incoterm

Selecionar a Incoterm a ser utilizada no processo de exportação.

Idioma

Selecionar o idioma a ser utilizado no processo de exportação.

Itinerário

Selecionar o código do itinerário pelo qual o processo de exportação será remetido ao cliente.

Nota
titleNota:

Este campo somente ficará disponível para alteração do valor quando:

  • Parâmetros de Exportação (EX0180): Novo parâmetro “Permite alterar Itinerário antes do Faturamento” marcado;
  • Quando o Processo de Exportação estiver “Aberto”.

Importante:

Caso o usuário realize alteração no Itinerário e esse Itinerário Anterior possuir Despesas no Acompanhamento do Processo e/ou Declarações Comunicações (EX0200), serão verificadas as informações referentes a qual Ponto de Controle está, em qual Posição encontra-se o Ponto (se antes ou depois do Ponto de Embarque) e se esse Ponto está disponível no Novo Itinerário informado.

Despesas:

  • Caso esteja em um Ponto de Controle obrigatório (Despacho, Embarque, Desembarque e/ou Chegada), a despesa será gerada neste novo ponto de controle.
  • Caso esteja em um Ponto de Controle Não obrigatório, será verificado se este mesmo código encontra-se disponível na estrutura do Novo Itinerário. Se existir, o mesmo será criado.
  • Caso esteja em um Ponto de Controle Não obrigatório e estiver disponível no Novo Itinerário porém após o Ponto de Controle de Embarque o mesmo será criado. 

O mesmo tratamento está sendo realizado com a Declaração/Comunicação que estiver inserida no Acompanhamento do Processo (EX0200):

  • Caso esteja em um Ponto de Controle obrigatório (despacho, embarque, desembarque e/ou chegada), a Declaração/Comunicação será gerada neste novo ponto de controle.
  • Caso esteja em um Ponto de Controle Não obrigatório, será verificado se este mesmo código encontra-se disponível na estrutura do Novo Itinerário. Se existir, o mesmo será criado.

Se houverem Despesas inseridas na estrutura do Novo Itinerário (CD2567) mas que não estão no Itinerário Anterior, as mesmas serão geradas no Acompanhamento do Processo (EX0200) se o parâmetro “Considera Despesa Itinerário” da função Manutenção Parâmetros Exportação estiver marcado. Se a mesma despesa estiver na estrutura do Novo Itinerário (CD2567) e no Itinerário Anterior, prevalecerá a despesa inserida no Itinerário Anterior.

Se houverem Declarações/Comunicações na estrutura do Novo Itinerário (CD2567) mas que não estão no Itinerário Anterior, as mesmas serão geradas no Acompanhamento do Processo (EX0200). Se a mesma Declaração/Comunicação estiver na estrutura do Novo Itinerário (CD2567) e no Itinerário Anterior, prevalecerá a Declaração/Comunicação inserida no Itinerário Anterior.

Origem Processo

Selecionar a origem do processo de exportação. As opções disponíveis são:

  • Proforma;
  •  Pedido do Cliente;
  • Pedido Interno.

Processo de Exportação de Origem

Selecionar o processo de exportação que está dando origem ao subprocesso.

Nota
titleNota:

Somente serão possíveis de informar os Processos de Exportação que atendão aos seguintes requisitos:

  • Possuir o mesmo estabelecimento do SubProcesso;
  • Possuir o mesmo Itinerário do SubProcesso;
  • Possuir o mesmo Importador do Subprocesso.

Dt Implantação Proc Exp

Exibe a data de implantação do processo de exportação.

Nome Trader

Inserir o nome do trader responsável pela negociação.

Local Transbordo 1, 2, 3, 4

Selecionar o ponto de controle a ser considerado como local de transbordo. O sistema permite que sejam informados até 4 pontos diferentes para transbordo.

Nota
titleNota:

O sistema não efetua nenhum controle sobre a informação desse campo, tendo esse uma função documentacional, permitindo que em momento futuro seja identificado os locais de transbordo do processo.
O local de transbordo deve ser um ponto de controle cadastrado.

...

Campo:

Descrição

Via Transporte

Selecionar a via de transporte utilizada pela mercadoria a ser exportada. As opções disponíveis são:

  • Rodoviário;
  • Aeroviário;
  • Marítimo;
  • Ferroviário;
  • Rodoferroviário;
  • Rodofluvial;
  • Rodoaeroviário;
  • Outros.

Agente Marítimo/Comp Aérea

Selecionar o código do agente marítimo ou companhia aérea encarregada de transportar a mercadoria.

Id Veículo Transportador

Inserir a placa de identificação do veículo pelo qual será transportada a mercadoria.

Transportador Internacional

Selecionar o código da transportadora internacional encarregada de transportar a mercadoria.

Nota
titleNota:

Esse campo será preenchido caso a mercadoria não seja transportada por uma transportadora do país exportador.

Armador

Selecionar o código do proprietário do navio (armador) pelo qual será transportada a mercadoria.

Despachante

Selecionar o código do despachante encarregado da liberação da mercadoria para ser enviada ao exterior.

Seguradora

Selecionar o código da companhia encarregada do seguro da mercadoria a ser transportada.

Fabricante

Selecionar o código do fabricante da mercadoria comercializada.

Tipo Frete Exportação

Selecionar o tipo de frete de exportação. As opções disponíveis são:

  • Collect;

  • Prepaid.

Volume Informado (m3)

Inserir o volume total informado, em metros cúbicos, dos itens do processo de exportação.

Volume Calculado (m3)

Exibe o volume total calculado, em metros cúbicos, dos itens do processo de exportação.

...

Campo:

Descrição

Carta Crédito

Inserir o número de identificação da carta de crédito a ser utilizada na transação.

Bco Carta Crédito

Selecionar o código do banco responsável pela liberação da carta de crédito do processo de exportação.

Ag Carta Crédito

Selecionar o código da agência do banco responsável pela liberação da carta de crédito do processo de exportação.

Bco Cobrança

Selecionar o código do banco responsável pela cobrança dos valores do processo de exportação.

Ag Cobrança

Selecionar o código da agência do banco responsável pela cobrança dos valores do processo de exportação.

Courier Cobrança

Inserir o courier responsável pela cobrança.

Bco Entrega Doctos

Selecionar o código do banco para o qual será feito a entrega dos documentos pertinentes ao processo de exportação.

Ag Entrega Doctos

Selecionar o código da agência do banco para a qual será feita a entrega dos documentos pertinentes ao processo de exportação.

Data Entrega Doctos

Inserir a data de entrega dos documentos ao banco.

Data Remessa

Inserir a data de remessa dos documentos ao banco.

Forma Envio Doctos

Inserir a forma de envio dos documentos ao banco.

Referência Bancária

Inserir um referencial bancário dos documentos.

Hora Dead-line

Inserir à hora do dead-line.

Data Dead-line

Inserir a data do dead-line.

Dt Cruze

Inserir a data em que a mercadoria transportada atravessa a fronteira do país exportador.

Marca 1, 2, 3, 4, 5

Inserir as marcas constantes na embalagem das mercadorias comercializadas.

...

Objetivo da tela:

Nessa janela é possível desvincular notas ficais/embarques do processo de exportação de origem para vincular a um Subprocesso.

De acordo com o processo de exportação de origem, essa tela carrega todas as Notas Fiscais e Embarques (independentes de já faturados ou não) que existem no Processo de Exportação Origem. Sendo que é necessário selecionar quais registros (Notas Fiscais e/ou Embarques) deseja vincular ao Subprocesso, consequentemente irá desvincular no Processo de Exportação de Origem..

Informações
titleImportante:

Não será possível o acesso a esta rotina (Relacionamento Nota Fiscal/Embarque – EX3001C), nas seguintes situações:

  • Caso o usuário não tenha permissão para desvincular a Nota Fiscal/Embarque;

  • Caso o Processo de Exportação já tenha tido seu Log de Geração de Tìtulos no CR e/ou Contabilização da Receita Processados com Sucesso;

  • Caso o Processo de Exportação já tenha sido contabilizado (para clientes que realizam a contabilização pela Data do Embarque);

  • Caso a nota fiscal que já tenha sido contabilizada.

  • Caso a nota fiscal que já tenha sido devolvida.

  • Caso a nota fiscal tenha sido cancelada.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

...

Ação:

Descrição:

Marcar todos/Desmarca todos

Quando acionado, permite marcar ou desmarcar todos os registros da listagem.

Quando acionado, permite que o documento marcado tenha seu relacionamento alterado, desvinculando do processo e vinculando no subprocesso.

Informações
titleImportante:

Todo o relacionamento de atualização dos dados do Processo de Exportação (Pedidos, Entregas, Notas Fiscais e Embarques) já é efetivado ao movimentar o documento entre os processos.

Quando acionado, permite que o documento marcado tenha seu relacionamento alterado, desvinculando do subprocesso e vinculando no processo.

Informações
titleImportante:

Todo o relacionamento de atualização dos dados do Processo de Exportação (Pedidos, Entregas, Notas Fiscais e Embarques) já é efetivado ao movimentar o documento entre os processos.

Filtro

Quando acionado, apresenta a janela EX3001C, na qual é possível definir filtros a serem considerados para exibição dos documentos.

Nota
titleNota:

Os campos dos filtros são habilitado de acordo com tipo de documento selecionado (nota fiscal ou embarque).

...

Campo:

Descrição

Estab

Exibe o código do estabelecimento responsável pela exportação.

Processo Exportação de Origem

Exibe o código do processo de exportação de origem.

Itinerário

Exibe o itinerário do processo de exportação de origem.

Nota Fiscal / Embarque

Permite definir qual o tipo de documento a ser considerado para fazer a quebra do processo de exportação. É possível quebrar o processo de exportação a partir da Nota Fiscal do Processo de Origem ou a partir do Embarque do Processo de Origem.

Subprocesso de Exportação

Exibe o número do subprocesso de exportação.

Informações
titleImportante:

Quando este programa for acessado utilizando o botão “Desvincular” do folder “Notas Fiscais” e/ou “Embarque” dos Relacionamentos do Processo de Exportação (EX0190), este campo ficará habilitado para que o usuário informe um dos subprocessos relacionados ao Processo que se deseja desvincular a Nota/Embarque.

EX3001C2

Objetivo da tela:

Nessa janela é possível definir quais as informações se deseja atualizar no Processo de Origem e no SubProcesso (Declarações/Comunicações, Registro de Exportação e Acondicionamento se houverem no Processo de Origem).

Informações
titleImportante:

O relacionamento dos documentos com o processo de exportação já é efetivado na janela EX3001C, nessa janela será definido somente as informações que serão geradas e atualizadas.

 

Principais Campos e Parâmetros:

...

Campo:

Descrição

Subprocesso de Exportação

Selecione as informações que deverão ser geradas de forma automática com base no processo de exportação de origem. As opções disponíveis são:

  • Despesas.

  • Declaração/Comunicação do Processo.

  • Acondicionamento.

  • Registro de Exportação.

Processo Exportação de Origem

Selecione as informações que deverão ser atualizadas de forma automática. As opções disponíveis são:

  • Acondicionamento.
  • Registro de Exportação.
  • Elimina informações de Exportação do Documetno Fiscal em OF.

Caso assinalada a opção Registro de Exportação, será possível definir se deseja eliminar as informações de exportação do documento fiscal em Obrigações Fiscais.

Nota
titleNota:

Em casos de eliminação dessas informações em Obrigações Fiscais, o mesmo poderá ser atualizado se utilizado o botão “Atualiza Documento em OF” do programa de Registro de Exportação (EX5000).

Título no Contas a Receber

 Quando assinalado, determina que os títulos no Contas a Receber deverão ser atualizados.

Portador

Selecionar o código do portador para os títulos gerados no faturamento. 

Nota
titleNota:

Caso seja informado o portador e alguma nota fiscal possuir duplicatas com código de vencimento igual a 3-Antecipação, esta duplicata será gerada com o mesmo portador informado para a antecipação e não para o portador da nota fiscal.

Forma de Geração dos Títulos

Definir a forma de geração dos títulos no módulo de Contas a Receber. As opções disponíveis são:

  • Gera para Endereço de Entrega: gera o título para o endereço de entrega do cliente.
  •  Gera para Endereço de Cobrança do Cliente: gera o título para o endereço de cobrança do cliente.
     
Nota
titleNota:

A informação padrão fornecida neste campo é definida na função Manutenção de Parâmetros do Faturamento (FT0301)pasta Atualizações, campo Forma de Geração de Títulos. No entanto, a mesma poderá ser alterada.

Importante:

  • Se o título foi gerado com o número da Nota Fiscal, será atualizada somente a informação do Número do Processo;

  • Se o título foi gerado com o número do Processo de Exportação: o Comissão de Representante:

    • Será verificado se a Comissão do Representante já foi enviada ao Contas a Pagar. Caso negativo, o título original do Processo terá seu saldo zerado e gerado novo título no Contas a Receber para o Subprocesso criado com o saldo restante;

    • Caso a Comissão do Representante já tiver sido enviado ao Contas a pagar, será emitida uma mensagem em tela notificando ao usuário que o movimento da comissão do representante já foi enviada ao Contas a Pagar. Desta forma, o título deverá ter seus ajustes realizados de forma manual.

  • Caso o título já possua movimentações de valores, o título deverá ter seus ajustes realizados de forma manual.

  • Caso o título já tenha sido vinculado a um contrato de câmbio, o título deverá ter seus ajustes realizados de forma manual.

  • Caso o título já tenha sido estornado, o título deverá ter seus ajustes realizados de forma manual.

  • Caso o título não possua saldo o título deverá ter seus ajustes realizados de forma manual.

...