Árvore de páginas

Executa uma função com nome pré-determinado em uma DLL (Dynamic-link library , ou Biblioteca de vinculo dinâmica).

O nome da função que irá ser chamada é : ExecInClientDLL .

Sintaxe

cRet := ExecInDllRun( < nHandle >, < nOpc >, < cStrInput > )

Parâmetros

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório

Referência

nHandle

caractere

Indica o handle da DLL obtida através da função ExecInDLLOpen().

X


nOpc

numérico

Indica a opção que será executada pela DLL.

X


cStrInput

caractere

Indica o buffer, no formato caracter, que será recebido pela DLL. 

Esse mesmo parametro será utilizado apenas para input de dados na DLL.

 Caso seja necessário informar um parâmetro maior, utilize a função ExeDLLRun2.

X


Retorno

O retorno da função será um buffer no formato caracter de até 255 bytes.

Exemplo (DLL)


// Fonte de exemplo c++ 
// Deve ser compilado gerando uma DLL 32 bits, chamada "tstdll.dll"
// para ser usada no exemplo em AdvPL. Esta DLL deve ser copiada para a pasta do SmartClient.EXE
 
 
extern "C" __declspec(dllexport) void ExecInClientDLL(int idCommand, char * buffParam, char * buffOutput, int buffLen)
{
 
	switch (idCommand)
	{
	case COMMAND1:
	{
		strcpy(buffOutput, "Comando 1");
		return;
	}
	case COMMAND2:
	{
		strcpy(buffOutput, "Comando 2");
		return;
	}

	default:
		strcpy(buffOutput, "Comando inválido");
		return;
	}
}

Observações

  • A função executada dentro da DLL pode escrever um retorno em string de até 255 bytes. Caso seja necessário um retorno maior, utilize a função ExeDLLRun2.
  • Para o nome da função na DLL, é obrigatorio utilizar ExecInClientDLL, com a declaração/assinatura abaixo especificada, para o correto funcionamento da implementação.


Atenção

Como pode ser observado, a dll desenvolvida para ser executada com a função ExecinDLLRun tem uma assinatura diferente da utilizada em ExeDLLRun3, por isso não são compatíveis e podem causar erros fatais na execução.

Quando a função ExecInClientDLL é chamada através da função AdvPL ExecInDLLRun(), o buffer de retorno suporta apenas 255 bytes. Caso seja necessário um retorno maior, utilize a função ExeDLLRun2()

Exemplo (AdvPL)



#define MB_OK                       0
#define MB_OKCANCEL                 1
#define MB_YESNO                    4
#define MB_ICONHAND                 16
#define MB_ICONQUESTION             32
#define MB_ICONEXCLAMATION          48
#define MB_ICONASTERISK             64

User Function DllTeste()
 
Local hHdl := 0,buffer := "",xRet1 := 0
// Abre Dll
hHdl := ExecInDLLOpen( "DllTeste.dll" )
 
// ----------------------------------------------------------------
// Envia comando para execução, repare que estamos
// usando a opção "1" no momento de chamar a DLL.
// ----------------------------------------------------------------

// ExecInDllRun não retorna valor da DLL
buffer:= "Executando a partir da ExecInDllRun..."
xRet1 := ExecInDllRun( hHdl, 1, buffer )
MessageBox("Retorno da ExeDllRun: " + xRet1, "ExeDllRun", MB_ICONEXCLAMATION)
  
// ExecInDllRun retorna valor numérico da DLL
buffer:= "Executando a partir da ExeDllRun..."
xRet2 := ExecInDllRun( hHdl, 2, @buffer )
MessageBox("Retorno da ExeDllRun: " + xRet2, "ExeDllRun", MB_ICONEXCLAMATION)

// ExecInDllRun retorna valor numérico da DLL
buffer:= "Executando a partir da ExeDllRun..."
xRet3 := ExecInDllRun( hHdl, 3, @buffer )
MessageBox("Retorno da ExeDllRun: " + xRet3, "ExeDllRun", MB_ICONEXCLAMATION)

// ----------------------------------------------------------------
// Fecha a DLL
ExecInDllClose( hHdl )
 
Return

Preview



Veja também

  • Sem rótulos