Árvore de páginas

Decimais de Ponto Fixo

Decimais de ponto fixo é um tipo de dado utilizado para realizar cálculos com precisão fixa, ou seja, são números de casas inteiras e decimais definidas, cujo objetivo é garantir a precisão dos valores em operações aritméticas.


Utilização Recomendada

Este tipo de dado deve ser utilizado para cálculos precisos de decimais com casas fixas definidas. Para isso, é recomendado utilizá-lo em aplicações financeiras, em que não pode existir perda de arredondamento, como por exemplo: cálculo com decimais de ponto flutuante.

 

Precisão

O tipo de dado decimal suportar até 128 dígitos de precisão e escala para que possa realizar um cálculo. Para representar essa definição, utilizaremos a denotação decimal (P,S), sendo:P = Precisão e S = Escala.

A precisão tem o objetivo de especificar a quantidade de dígitos (números) que deve conter (inteiros e decimais). Já na escala, é necessário especificar a quantidade de números que devem ser mantidos nas casas decimais. Portanto, uma variável definida como decimal (15,2) suporta um número com até 15 casas, sendo que, 2 delas são decimais. Desta forma, os valores mínimos e máximos, respectivamente, são: -9.999.999.999.999,99 e 9.999.999.999.999,99.

Exemplo:

Criar uma variável de 7,2, sendo:

Precisão: Casas inteiras + Casas decimais

Escala = Casas decimais

decex1


Nesse exemplo, verifique que os números contêm 5 casas inteiras e 2 decimais, concluindo que é uma variável de (7,2).

 


Arredondamento

O algoritmo de arredondamento do decimal de ponto fixo, foi desenvolvido para obter uma precisão matemática do cálculo correta. Para isso, foi definido que o número "5" será arredondada para cima. Além disso, no arredondamento somente será considerado o digito posterior ao limite da escala.

Exemplo:

Temos o número 1.972,5449, que convertido para um decimal de 6,2 resultará no valor 1.972,54, pois somente são considerados os digitos 1.972,544 (escala +1).

 


Funções

Todas as funções de decimais tem seu prefixo definido como "DEC_" seguido pelo nome da operação. Atualmente, as operações implementadas são de adição, subtração, multiplicação, divisão, potência e módulo.

Para que a operação seja realizada, os parâmetros das funções aritméticas precisam ser do tipo decimal e com valor definido.

Desta forma, os decimais resultantes das operações tem sua precisão e escala calculados, conforme a definição do Cálculo de Precisão e Escala em Operações.

As funções para manipulação e aritmética de decimais são:

  • Sem rótulos