Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Os brokers para smart client e http fornecem uma interface de consulta via navegador web (Chrome, Firefox, etc). Através dessa interface é possível verificar se o broker está em execução, e visualizar algumas informações sobre a execução atual do broker, tais como versão, hora de início, número de conexões, etc.

O acesso à interface web do broker se dá através da URL base  "http://ip:porta/totvs_broker_query" . Os comandos que podem ser usados através desta url são STATUS, CFG, e PING.

Telas do broker HTTP: tela de STATUS, tela de configuração CFG e tela de PING.

Obs. 1: a coluna "Disabled" na tela de STATUS por enquanto não está sendo utilizada (está reservada para uso futuro).

Obs. 2: a coluna "Connections" da tela de STATUS do broker smart client pode eventualmente ter mensagens do tipo "7 (1/stdby). Isto significa que existem 7 conexões de smart client, mas uma das conexões está em "standby", isto é, houve algum erro na comunicação do smart client com o broker (a comunicacão do broker com o server está ativa). Esta conexão em "standby" poderá eventualmente ser retomada, caso o smart client se reconecte com o broker até um tempo máximo de reconexão que por padrão é de 3 minutos (por exemplo, ocorreu um problema temporário na infra-estrutura de rede que automaticamente foi recuperado).

Obs. 3: a coluna "Quarantine" funciona da seguinte maneira: (1) quando o broker não consegue se conectar com um server que está configurado, o broker deixa o server "em quarentena": o broker não tenta mais direcionar novas conexões a este server...(2) a rotina de monitoramento do server, que é executada de 1 em 1 minuto, tenta se conectar a todos os servers configurados, inclusive os servers que estão em quarentena; neste caso se o server que está em quarentena responder à rotina de monitoramento, o server é retirado de quarentena e o broker passa a considerar este server para balanceamento de novas conexões...(3) no pior caso, se o server sair do ar (por algum problema do server, ou da infra, etc), então o server vai ficar sempre em quarentena, pois a rotina de monitoramento do broker bate em todos os servers de 1 em 1 minuto, e este server não vai responder (porque está fora do ar).

  • No labels