Árvore de páginas

A organização inicial de um trabalho, é o projeto. Em cada área de trabalho (workspace) você pode colocar quantos projetos desejar e faz a administração através da visão "TOTVS Explorer".


                                       Tela 15: Visão "TOTVS Explorer"

Logo abaixo do título da aba e da barra de ferramentas, acione o menu de contexto e nas opções apresentadas acione Novo | Outras.... ou Importar. Lhe será apresentado o assistente de novos elementos ou assistente de importação (conforme a opção utilizada).


                                     Tela 16: Assistente de novos elementos

Nota: Dependendo do licenciamento e versão do "TDS", algumas opções podem estar indisponíveis ou não existirem.

Utilizando a árvore de navegação, localize "TOTVS Wizard", expanda-o e obterá as opções (Tela 16 destacado).

  • Importar projeto AdvPL – A partir de um arquivo de projetos (prj) lhe é preparado um projeto "TOTVS".
  • Novo Projeto TOTVS – É inicializado um projeto "TOTVS" vazio, contendo uma estrutura básica.

NOTA : O arquivo de projeto (*.prj) é utilizado somente no momento da importação. Qualquer modificação posterior neste arquivo, não será refletido no projeto importado para o "TDS" e vice-versa.
Selecione a opção que melhor lhe atende e prossiga com a execução do assistente.

Importar projeto AdvPL

                               Tela 17: Assistente de importação de projetos DevStudio

  1. Selecione o arquivo de projetos DevStudio (*.PRJ) (Tela 17 A) desejado. Para selecionar mais de um projeto, acione a tecla Control junto com o botão direito, porém estes projetos devem estar sob o mesmo diretório;
  2. Indique se você quer importa-lo como um novo projeto (Tela 17 B), ou não. Caso desmarque esta opção, deverá selecionar o "Destino" deste projeto.
  3. Indique o método de de importação(Tela 17 C);
    1. Manter os fontes no diretório de origem (legado) – Ao utilizar esta opção, as pastas (folders) e arquivos serão anexados ao projeto TOVS por meio de uma ligação simbólica (symbolic link), ou seja, os arquivos continuam nos diretórios de origem e uma referência a ele é criada. Qualquer edição efetuada, usando-se o TDS ou qualquer outro editor externo, será refletido em ambos os ambientes. Como trata-se de uma ligação simbólica, ao acionar a remoção, você irá apagar apenas a referência e não o arquivo fisico.
    2. Copiar arquivos para a area de trabalho do TDS – Esta opção, efetua uma cópia física das pastas (folders) e arquivos referenciados pelo arquivo de projeto (*.prj) para dentro da área de trabalho (workspace) em uso. Neste caso, qualquer alteração efetuada em uma das cópias, não será refletido no outro ambiente.
  4. Em "Diretórios para Busca" (Tela 17 D), adicione os diretórios que deverão ser pesquisados para resolução de arquivos de definições (*.ch) que são referenciados nos fontes. Ao lado direito, você tem os botões para efetuar estas operações. Além disso, você pode adicionar referencia a outras configurações desta lista de busca, que será utilizada juntamente com os que informar. Para detalhes, veja "Configuração de diretórios de busca".
  5. As ligações (Tela 17 E), lhe dão acesso aos outros locais de definição de lista de busca;
  6. Finalize a edição e aguarde o processamento. Ao final, obterá algo semelhante a Tela 18.

          Tela 18: Perspectiva TOTVS Developer após a importação de um arquivo de projetos (.prj)

Na visão TOTVS Explorer, você tem as pastas (folders) (Tela 18 A) e os arquivos do projeto. Repare que os arquivos estão identificados com um ícone contendo uma pequena seta, indicando que trata-se de uma ligação simbólica (symbolic link). Na visão Console (Tela 18 B), você tem as ocorrências durante o processo de importação.

Novo Projeto TOTVS

Esta opção inicializa um projeto TOTVS, com sugestão de estrutura de pastas (folders).

                                   Tela 19: Assistente de novo projeto TOTVS

  1. Informe o nome do projeto (Tela 19 A);
  2. Em "Diretórios para Busca" (Tela 19 B), adicione os diretórios que deverão ser pesquisados para resolução de arquivos de definições (*.ch) que são referenciados nos fontes. Ao lado direito, você tem os botões para efetuar estas operações. Além disso, você pode adicionar referencia a outras configurações desta lista de busca, que será utilizada juntamente com os que informar. Para detalhes, veja "Configuração de diretórios de busca".
  3. As ligações (Tela 19 C), lhe dão acesso aos outros locais de definição de lista de busca;
  4. Finalize a edição e aguarde o processamento. Ao final, obterá algo semelhante a:

                                              Tela 20: Novo projeto TOTVS inicializado

  • Sem rótulos