A matriz curricular é um conjunto de disciplinas que compõe o currículo acadêmico (teórico e prático) de um determinado curso e habilitação. A matriz curricular está, obrigatoriamente, associada a uma coligada, curso e habilitação. Portanto, a definição de uma matriz curricular está associada ao conjunto curso/habilitação.
Os campos, anexos e processos da matriz curricular possuem comportamentos distintos nos contextos Básico e Superior.
Ensino Básico
A matriz curricular do ensino básico possibilita que seja informado qual o próximo curso, série e a próxima matriz curricular (se aplicável).
Anexos:
Disciplinas da Matriz Curricular
Disciplinas Optativas/Eletivas
Itinerários Formativos da Matriz Curricular
Grupo de disciplinas Optativas/Eletivas
Processos:
Matricular alunos em disciplinas incluídas na matriz curricular
Associar matrizes aplicadas à Campus/Polo
Ensino Superior
No contexto Superior, a Instituição de Ensino pode visualizar o total da carga horária das atividades complementares no 'Campo de Carga Horária de Atividades Complementares - (C.h. de Atv.Compl.).
Obs.: Esse campo não existe no banco de dados portanto não é editável. O controle da carga horária é apenas visual. O objetivo é somar o total da carga horária das atividades complementares (componente) da matriz aplicada e exibir a soma na matriz curricular.
Tipo de avaliação das atividades curriculares
Pode ser por carga horária ou por créditos.
Obs.: Essa parametrização faz relação com a quantidade de horas ou créditos no item curricular que o aluno deverá cursar. O item curricular é acessível através do anexo Componentes - Item Curricular disponível na Matriz Curricular.
Esta parametrização obriga que os alunos que cursam essa matriz devem cursar o valor mínimo informado de carga horária ou créditos.
Status
A matriz curricular possui 3 status:
- Ativa: Indica que a matriz pode ser utilizada na realização da matrícula dos alunos.
- Inativa: Indica que a matriz não pode ser utilizada.
- Atual: Indica que a matriz é a atual ou seja na realização da matrícula dos alunos essa matriz será preenchida automaticamente. Fica a critério do usuário alterar para outra matriz ativa.
Controle de vaga
Este controle é utilizado na verificação de vagas disponíveis para matrícula em determinada turma. As opções disponíveis são:
- Por turma
- Por disciplina da turma
Obs.: Caso a matriz possua controle de vaga, o campo número máximo de alunos será obrigatório no cadastro de turma ou no cadastro de Turma/Disciplina.
Mínimo e Máximo de Créditos
Esses campos permitem que a Instituição informe a quantidade créditos mínimos e máximos. Esta quantidade será validada no processo de matrícula do aluno, sendo que o sistema irá verificar se a quantidade mínima de créditos foi atendida pelas disciplinas a serem matriculadas e se a quantidade máxima não foi extrapolada. A quantidade mínima somente irá ser validada se ela é menor do que a soma dos créditos das disciplinas restantes a serem cursadas.
Exemplo: supondo que a quantidade mínima é 10, mas para o aluno resta apenas cursar uma disciplina com crédito igual a 5, como não é possível atingir o mínimo o sistema não irá validar o mesmo. Por outro lado, se existissem três disciplinas a serem cursas e cada uma delas possuir 5 de créditos e se for tentar matricular o aluno em apenas uma disciplina, o sistema vai bloquear, pois não foi atingido o mínimo de créditos.
Os campos 'Fórmula para cálculo da média global' e 'Fórmula do coeficiente de rendimento' são exclusivos no contexto Superior.
Perc. CH Extensão
Este campo foi incluído a partir das versões 12.1.2310.164 e 12.1.2402.104 para informar, em percentual, quanto da carga horária total da matriz curricular corresponde às atividades de extensão.
A partir da versão 12.1.2406, houve uma alteração para que a informação registrada passe a ser o número de horas, e não mais o percentual, trazendo assim maior assertividade aos dados informados.
O valor informado será utilizado na análise curricular do aluno para calcular tanto a carga horária de atividades de extensão exigida quanto a pendente no currículo do aluno.
Também na Geração de Diploma, ao verificar a conclusão do curso, o sistema irá validar dentre outros requisitos, se o aluno cumpriu a carga horária de extensão mínima exigida baseado nesse percentual para que o aluno seja considerado apto.
ATENÇÃO:
Seguindo a Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018
Art. 4º As atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos;
Sendo assim, ao criar uma nova Matriz Curricular, em níveis de ensino que utilizam a apresentação do contexto de "Ensino Superior" (no cadastro do Nível de ensino), o campo Perc. CH extensão será preenchido automaticamente com o valor "10,000", podendo ser alterado para um valor "vazio" ou maior que "10,000", de acordo com a necessidade da instituição.
A partir da versão 12.1.2406, foi incluído o parâmetro oferta ativa na matriz aplicada que permite habilitar ou desativar a matriz aplicada para a vinculação da oferta.
Para realizar a associação é necessário que o status da matriz curricular seja Ativa ou Atual. Para a matriz curricular inativa o parâmetro oferta ativa fica desabilitado, impossibilitando a utilização desta matriz aplicada.
Informações Complementares
Disciplinas da Matriz Curricular
Disciplinas Optativas/Eletivas
Itinerários Formativos da Matriz Curricular
Grupo de disciplinas Optativas/Eletivas
Como Fazer
Copiar Matriz Curricular
Ofertar Matriz Curricular
Atualizar número e valor de créditos das disciplinas
Associar matrizes aplicadas à Campus/Polo
Associar descontos por antecipação para matrizes aplicadas ou campus/polos da matriz aplicada