Através deste processo é possível fazer a inutilização de numeração de NF-e que não é emitida.
Este processo pode ser executado acessando-se a visão da NF-e e em seguida clicando-se no botão Processo | Inutilizar.
Neste caso, devem ser preenchidos os parâmetros de Filial, série, modelo (NF-e 55) número inicial, número final e observação da inutilização.
Após concluído o processo, se bem sucedido os registros das numerações das NF-e inutilizadas serão gravados no anexo NF-e Inutilizadas do Cadastro da Filial utilizada no processo.
O processo poderá ser executado para registros que estejam com os status de Inconsistente ou Rejeitados. Neste caso deverá ser feito um filtro para a localização dos registros desejados, os mesmos deverão ser selecionados e o processo disparado. Os registros serão transportados para o anexo do Cadastro da Filial. Os movimentos relacionados a estas NF-e inutilizadas não serão cancelados automaticamente. Esta operação deverá ser feita pelo usuário.
As NF-e inutilizadas poderão ainda ser incluídas manualmente no anexo da filial. O processo manual não inutiliza a numeração! Ele serve somente para a inclusão de alguma numeração que por algum motivo não tenha sido inutilizada pelo RM, no início de uma implantação por exemplo.
Não será permitida a inutilização de numeração de NF-e de filiais cadastradas com emitente de pessoa física.