O aproveitamento de estudos é o instrumento que permite ao aluno aproveitar estudos previamente realizados em instituições de ensino superior.
As regras para o aproveitamento de estudos são determinadas por cada instituição de ensino, por exemplo:
O aluno cursou na instituição A uma disciplina ou um grupo de disciplina que são equivalente a uma única disciplina na instituição de ensino atual.
Disciplina de Origem:
É o cadastro do anexo do aproveitamento de estudo que permite cadastrar as seguintes informações:
- Código da Disciplina de Origem
- Nome
- Ano/Semestre
- Carga Horária
- Conceito
- Número de Créditos
- Nota
- Faltas
- Situação - Por exemplo: Aprovado
- Instituição
Obs.: As informações da Disciplina de Origem são exibidas na Análise Curricular.
O valor da nota será formatada de acordo com a quantidade de casas decimais definida no cadastro da disciplina. Caso não haja uma quantidade informada, será definido o valor padrão de 4 casas decimais.
Na inclusão de um aproveitamento de estudo, caso seja informada uma nota com mais casas decimais que a quantidade cadastrada na disciplina, o sistema irá realizar um arredondamento do valor informado.
Exclusivo desta habilitação:
O aproveitamento de estudos será válido somente para a habilitação na qual o aluno está matriculado. Para maiores informações consulte Equivalências.
Disciplinas não pertencentes à Matriz Curricular
É possível informar disciplinas que não pertencem à Matriz Curricular do aluno no Aproveitamento de Estudos.
Esse parâmetro está disponível nos parâmetros Educacional - 15.01 - Secretaria - Geral - "Informar disciplinas que não pertencem à Matriz Curricular no Aproveitamento de Estudos"