Páginas filhas
  • Planejamento - MAN10021

Planejamento

Define quais os atributos que serão utilizados para planejamento e controle de itens.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Item

Código que será utilizado para identificar o item na empresa. Corresponde à identidade do item para o sistema.

Roteiro

Código utilizado para identificar o roteiro de fabricação do item, ou seja, identificará qual é a sequência de operações que será utilizada no processo padrão (pode haver alternativos) deste item.

O roteiro deverá estar previamente cadastrado no MAN10069 (Roteiro Produção).

Alternativo

Número do alternativo do roteiro. Utilizado para identificar um sufixo do código do roteiro que vai identificar que um mesmo roteiro (sequência de operações) poderá ser executado com recursos (máquinas/homens) diferentes e/ou em centros de trabalhos (locais) diferentes para o respectivo produto.

Esta informação é utilizada no MAN10243 (Tempos Padrões Fabricação).

Fator conversãoFator de conversão da unidade de medida do item a partir da unidade de medida da família.
Nível

Número que identificará para cada item qual é o nível mais baixo no qual ele está cadastrado em qualquer estrutura de produto.

Nota:

- Não é possível atualizar esse campo, pois é resultado de cálculo dos programas MAN10002 (Estrutura de Produtos), MAN10183 (Recálculo de Níveis pela Estrutura de Produto) ou MAN10255 (Rotina de MRP, com função de recálculo dos níveis).

- Esse nível também é conhecido como "low-level-code".

Local produção

Código do local de produção. Utilizado para identificar o código do local padrão de produção do item.

Pode ser utilizado pelo MRP para baixa dos componentes.

Esse código deverá estar previamente cadastrado no SUP10002 (Locais).

Percentual refugo

Percentual de refugo de produção do item que será utilizado em cálculos, será utilizado fator correspondente, aplicando-se a seguinte fórmula: (100/(100-pct_refug).

Na geração de ordens de produção, pela rotina de MRP, este fator é aplicado sobre a quantidade líquida da demanda.

Data atualizaçãoData da inclusão/modificação.
Etapa

Código da etapa de processo do item. Tem com objetivo agrupar itens que utilizem a mesma etapa ou fase de acabamento durante o processo.

- Atualmente esta informação só é utilizada para emissão de relatórios específicos de alguns clientes. O sistema padrão de manufatura não utiliza esta informação.

- Este campo permite valor em branco.

Lote padrãoQuantidade de peças num lote padrão de produção.
Planejamento MRP

Selecionar o tipo de procedimento a ser adotado para a criação de uma ordem de produção, durante a execução da rotina do MRP, no que diz respeito à situação da ordem que está sendo gerada.

  • Normal (padrão) - as novas ordens de produção serão criadas com situação "Planejada". No processamento da rotina do MRP, todas as ordens com situação "Planejada" (criadas em um processamento anterior), serão eliminadas.
  • Só libera - as novas ordens de produção serão criadas com situação "Liberada", mas não serão eliminadas em um próximo processamento de MRP.
  • Libera/destrói - as novas ordens de produção serão criadas com situação "Liberada". Durante o processamento da rotina do MRP, as ordens com situação liberadas e que não tiverem registro de apontamento, serão eliminadas. Porém, ordens de produção em situação liberada e com registros de apontamentos (seja de tempo ou quantidade), serão encerradas. Novas ordens de produção em situação liberadas serão criadas, com o saldo existente.

Para complementar este conceito, deverão ser analisadas possibilidades de bloqueio do uso da situação "especial", já nos cadastros de itens e/ou parametrizações do sistema, a saber:

  1. Quando utilizar o conceito de estrutura por operações no manufatura;
  2. Quando utilizar tempo apontado para o sistema de custos;
  3. Quando parametrizar que utiliza o conceito de estoque em elaboração.

Nestes casos, não será permitido trabalhar com o conceito “especial”.

Tipo apontamento

Selecionar o tipo do apontamento que será efetuado no que se refere ao consumo das ordens de produção.

  • Apontar por item - O sistema atualizará (consumir) as ordens de produção mais antigas primeiro. Irá selecionar todas as ordens de produção liberadas do item e que tenham saldo maior que zero e irá classificar por data de entrega e em seguida consumir os respectivos saldos na sequência da classificação.
    Em um apontamento de "Estorno", as ordens de produção são classificadas em ordem decrescente de data de entrega e somente são selecionadas aquelas que tiveram apontamento (Quantidades boas ou refugo maior que zero);
  • Apontar por ordem - o sistema irá exigir o número da ordem de produção a que se refere o apontamento. No momento do apontamento (Normal ou de Estorno) o sistema irá solicitar o número da ordem de produção a que se refere o apontamento. E todas as verificações serão feitas somente na referida ordem de produção.
Baixa componente

Selecionar a baixa de componentes (Backflush) que será utilizada durante o apontamento de produção dos itens.

  • Automático no local de produção da ordem de produção;
  • Automático no local padrão de estoque dos componentes;
  • Manual. Não dá baixa dos componentes. (A baixa dos componentes será feita manualmente).
Abertura/liberação

Selecionar o tipo de abertura/liberação das ordens deste item.

  1. Automático (as ordens deste item serão abertas/liberadas automaticamente por uma rotina específica);
  2. Manual (as ordens deste item só poderão ser abertas/liberadas manualmente uma a uma).
Planejamento

Selecionar o tipo de planejamento.

  • Por pedido (por meio dos pedidos de venda);
  • Por demanda (demanda padrão definida para o item no período);
  • Plano mestre por projeto;
  • Plano mestre por item;
  • Demanda dependente (é gerado por meio da demanda de outros itens);
  • MRP materiais;
  • MRP interativo (reservado para futura implementação);
  • MRP ignora (não é para ser considerado pela rotina do MRP).


Nota:

- O MRP quando está explodindo uma estrutura e encontra um item com indicador "9", não desce para os "filhos" deste item.

- Atualmente se o conteúdo do campo for 1, 2 ou 3 o sistema de Manufatura não está tratando. Apenas se for "8" ou "9", em que o MRP para de descer a estrutura.

Baixar estoque local documento

Selecionar o tipo que define se baixa estoque local documento.

  • Não utiliza;
  • Baixa;
  • Não baixa.
Apontamento automático

Quando assinalado, indica que o apontamento do item será automático.

Durante o apontamento de produção de um item, se este estiver parametrizado para dar baixa automática em seus componentes (backflush) e durante a baixa (saída do estoque) o estoque de um componente ficar "negativo" se este componente, possuir o indicador "S" na coluna de apontamento automático (campo em questão), o sistema gerará automaticamente um apontamento de produção (como se fosse feito pelas vias normais) com quantidade igual ao saldo negativo, para que no final do processamento, o saldo em estoque do referido componente fique igual a zero (nunca ficará negativo).

O item que estiver com indicador de apontamento automático igual a "S" não sofrerá controle de transferências pendentes/parciais.

Lista roteiro

Quando assinalado, indica que irá listar o roteiro do item (processo), quando da impressão da ordem de produção.

Aponta por operação?

Quando assinalado, indica que o item será apontado por operação.

Nota:

- Caso afirmativo, quando da abertura de uma ordem de produção, o sistema irá gravar uma cópia do processo do item, conforme cadastrado no MAN10243 (Tempos Padrões por Processos).

- O código do roteiro e o número da alternativa para acessar o MAN10243 será o que estiver na respectiva ordem de produção.

- Para informações complementares, é necessário verificar a documentação do MAN10243. Em cada operação do processo de um item, há indicadores para marcar quais as operações do processo que serão "apontadas".

Lista ordem

Quando assinalado, indica que irá listar automaticamente a ordem quando de sua abertura.

Independente deste indicador, pode-se listar uma ordem de produção no momento em que for necessário.

Força apontamento?

Indicador especial para forçar ou não o apontamento.

Utilizado para apontamento da produção, quando for "N", não irá permitir o apontamento de quantidades maiores que o saldo do item ou da ordem. Caso seja "S", ficará a critério do operador forçar ou não o apontamento.

Sofre baixa?

Quando assinalado, indica que o item sofrerá baixa.

Nota:

- Utilizado no apontamento da produção, para identificar quais dos itens componentes da ordem irão sofrer a baixa do estoque automaticamente (Backflush).

- Caso este indicador seja igual a "N" não será feita movimentação de estoque, somente serão atualizadas suas necessidades. Caso seja igual a "S", o processo será executado normalmente.

- Backflush = Baixa nos registros de inventário dos componentes usados no conjunto ou subconjunto, por explosão da lista de materiais, a partir da quantidade de unidades ou conjuntos produzidos.

Estrutura por operaçãoQuando assinalado, indica que o item utiliza o conceito de estrutura por operação.