Configuração do Rest:
Para que o possa ser usada a porta REST para as integrações de Mensagem padronizadas é necessario primeiramente confirgurar o protheus para REST, segundo esta documentação:
http://tdn.totvs.com.br/display/framework/REST+ADVPL
Adapter em XML e compatibilidade:
A integração via REST visa melhorar a comunicação da TOTVS, utilizando um padrão mais comum no mercado, porém os adapters já escritos em XML não serão compatíveis com esse novo canal de comunicação, para isso foi criado um novo padrão para futuros adapters onde será usado um Objeto de EAI ao inves de uma String, conforme documentação(), facilitando a conversão para outros formatos caso em um futuro seja necessario trocar este meio de comunicação.
Mas para os adapters antigo não parem de funcionar foi criado um conversor de Mensagem padronizada, de XML para JSON e vice-versa, a documentação para esta funcionalidade se encontra neste link, Conversor XML/JSON
Predicado /Transaction X /Content
Para as novas integrações utilizando os Endpoint REST, se torna viavel o uso dos dois predicados, que seguem o documento (3. Elaborando uma Mensagem Padronizada - REST/JSON).
Cada predicado ira seguir um processo diferente no EAI, o predicado /Transaction ira seguir o formato que é utilizado hoje para o SOAP, ele tem controle de fila, permite assíncrono, lote e histórico, neste caso o cabeçalho da mensagem é obrigatorio. Entretanto o predicado /Content será mais direto, não tendo estes recursos fará uma comunicação mais rápida e dinâmica, sendo assim, o EAI apenas repassará para o adapter a requisição e este ira realizar o processo, nesse cenário as informações vão na própria URL da requisição não possuindo cabeçalho na mensagem.
Configurando o EAI Protheus para receber e enviar Mensagens
Para a utilização da porta REST nas mensagem padronizadas deve-se seguir estes passos:
1 - Cadastro de Rotas:
A rotina pode ser acessada pelo menu do SIGACFG:
Preencher os campos de produto e aplicação, selecionar o canal de envio como REST, e completar o cadastro com os dados de acesso ao canal:
2-Configuração do Adapter
A rotina pode ser acessada pelo menu do SIGACFG:
Preenchendo os seguintes campos, o Canal de envio nesse cadastro deve ser configurado como PAD. APP (para seguir o que foi cadastrado no registro anterior):