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Esta página não tem como objetivo ser um guia de como programar com Rhino ou mesmo como um "aprenda a programar", mas sim para listar algumas características interessantes que serão referenciadas em outros pontos da documentação. Se você ainda não tem experiência com o desenvolvimento no Rhino, recomendamos que deixe essa documentação para o futuro.


Em vários momentos da personalização lidamos com o que chamamos de mapa. Mapa nada mais é que um conjunto de itens com chave/valor.

No Rhino, existem duas formas de trabalhar com mapas, de forma nativa ou na forma do java. A forma nativa, nada mais é que o um objeto simples do javascript, já na forma Java é utilizando as classes Java que implementam a interface java.util.Map como o java.util.HashMap

Recomendamos usar sempre da forma Java por ter uma maior compatibilidade com os nossos métodos, exceto quando a documentação permitir o uso da forma nativa, o que deixara o código mais legível.

Exemplo de um Mapa Nativo

var dados = {
   "nome": "João", 
   "idade": 42,
   "salario": 2500.98
}

console.log("O salário de " + dados.nome + " (" + dados.idade + " anos) é de R$ " + dados.salario);
//imprime: O salário de João (42 anos) é de R$ 2500.98

Exemplo de um Mapa Java

var dados = new java.util.HashMap();
dados.put("nome", "João");
dados.put("idade", 42);
dados.put("salario", 2500.98);

console.log("O salário de " + dados.get("nome") + " (" + dados.get("idade") + " anos) é de R$ " + dados.get("salario"));
//imprime: O salário de João (42 anos) é de R$ 2500.98



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