CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela Regras
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela Regras
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas
  6. Tecnologias Homologadas

01. VISÃO GERAL

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Caminho

Precificação > Simular novo cenário

Pré-Requisitos e Restrições

Possuir acesso ao Pricing Insights

Passo a Passo 

Regras

Agrupamento

Dependendo da forma do agrupamento, pode ocorrer a repetição de produtos no grid.

Exemplo: Se selecionar Loja e um produto estiver presente no mix de 5 lojas, o produto será exibido em 5 linhas, uma para cada loja.

Os agrupamentos podem ser mesclados. As opções são:

  • Divisão: Agrupa dentro de cada produto as informações das lojas pertencentes à mesma divisão.

  • Porte: Agrupa dentro de cada produto as informações das lojas pertencentes ao mesmo porte.
  • Segmento: Agrupa dentro de cada produto as informações das lojas pertencentes ao mesmo segmento.

  • Loja: Detalha as informações dentro de cada produto por loja.
  • Embalagem: Agrupa dentro de cada produto as informações dos produtos pertencentes à mesma embalagem.

  • Tipo de Preço: Agrupa dentro de cada produto as informações entre Atacado e Varejo.

  • Nível de Preço: Agrupa as informações dentro de cada produto entre os níveis de precificação de 1 a 5.


Imagem 22 - Agrupamento


Custo

Refere-se à definição das diretrizes que orientarão como os custos específicos relacionados a um produto ou serviço serão considerados no processo de determinação de preços. Esses custos podem incluir elementos como matéria-prima, mão de obra, despesas operacionais e outros fatores que impactam os custos associados à produção ou oferta do produto. Estabelecer regras claras relacionadas ao tipo de custo permite uma abordagem consistente e transparente na sugestão de preços, garantindo que os custos relevantes sejam devidamente considerados na formulação das sugestões de precificação.



Imagem 23 - Custo


Custo e PMZ nos Agrupamentos

Refere-se à definição de como o custo selecionado e o pmz serão tratados nos agrupamentos escolhidos. Por padrão, o custo será definido como o Maior Valor do Custo e PMZ entre as Lojas. Dependendo da opção selecionada, o comportamento da aplicação poderá variar.

    • Maior Valor do Custo e PMZ entre as lojas: em um agrupamento de portes, por exemplo, utiliza o maior custo entre as lojas do mesmo agrupamento. Para o PMZ será a loja definida no custo pelo maior valor. Se o agrupamento estiver por loja, é considerado o último custo e pmz de cada loja.
    • Data Mais Recente entre os Custos e PMZ das Lojas: Será utilizado nos agrupamentos a data de atualização do custo selecionado mais recente entre as lojas de cada agrupamento. Em caso de empate, será escolhido o maior custo entre as lojas que empataram. Para o PMZ será a loja definida no custo pela data mais recente. Se o agrupamento estiver por loja, é considerado o último custo e pmz de cada loja.
    • Valor Médio entre os Custos e PMZ das Lojas: É a soma dos custos unitários dividido pela quantidade de lojas do agrupamento e a soma dos pmz unitários, dividido pela quantidade de lojas do agrupamento.
    • Valor Moda entre os Custos e PMZ das Lojas: São o custo e pmz que mais se repetem entre as lojas do agrupamento.  Se o agrupamento estiver por loja é considerado o último custo de cada loja.
    • Considerar Apenas o Custo e PMZ da Loja: Será utilizado apenas o custo e pmz da loja indicada. Em um agrupamento de portes, por exemplo, utiliza o custo e pmz da loja indicada na configuração. Se o agrupamento estiver por loja, em todas as lojas também são considerados o custo e pmz da loja indicada na configuração

Imagem 24 - Custo e PMZ nos Agrupamentos


Precificação


Imagem 25 - Precificação



  • Margem Cadastrada: Exibe nas colunas de Preço Novo e Preço Sugerido os valores calculados com base na margem cadastrada para o produto ou agrupamento.
  • Pesquisa na Concorrência: Para configurar o tipo de precificação, como Pesquisa na Concorrência, clique aqui
  • Preço Atual: Exibe nas colunas de Preço Novo e Preço Sugerido o Preço Atual do Produto. Utilizado para criação de promoções em massa através de reduções percentuais no preço, na margem ou na definição de uma margem fixa.
  • Precificação pelo Preço ótimo: para habilitar a opção de Preço Ótimo é necessário selecionar agrupamento por Loja. 
    Será calculado pelo modelo de Machine Learning o melhor preço do produto para os próximos 3, 7 ou 15 dias. O modelo utiliza análises preditivas para verificar se a sua demanda futura é melhor que a saída média do ERP em cada loja. Se a saída média do ERP for melhor, o modelo irá sugerir uma precificação pela margem cadastrada e a demanda futura será a multiplicação da saída média pelo número de dias selecionado. Se a demanda do modelo de Machine Learning for melhor, o modelo irá sugerir o melhor preço para atingir a melhor margem e a demanda futura será calculada pelo modelo. No grid de precificação a coluna "Indicação da Regra" irá exibir se o preço é do Machine Learning ou da Margem Cadastrada.


Replicar preços para

  • Família: envolve aplicar os mesmos valores a um grupo de produtos relacionados que compartilham características semelhantes ou pertencem a uma categoria específica. Isso simplifica a gestão de preços, garantindo consistência dentro dessa família de produtos.
  • Similares: refere-se à prática de estender os valores de um produto para outros itens que possuem características ou funcionalidades semelhantes. Essa abordagem permite manter coerência nos preços de produtos que oferecem benefícios comparáveis.
  • Associados: implica em aplicar os mesmos valores a produtos estrategicamente relacionados, seja por complementaridade de uso, venda conjunta ou outra associação significativa. Essa estratégia facilita a gestão e a compreensão dos preços.
  • Derivados: consiste em estender os valores de um produto principal para suas variações ou versões derivadas. Isso ocorre frequentemente em casos de produtos que possuem diferentes tamanhos, modelos ou características, mantendo uma relação de preço consistente.


Imagem 26 - Replicar preço para


Período do histórico de vendas

O Período do histórico de vendas não filtra produtos. Ele alimenta as colunas: Quantidade de Vendas no Período e Valor de Vendas no Período do grupo Histórico de Vendas do Gerenciador de Colunas. É utilizado para listar essas informações referente aos produtos presentes no grid.

Para filtrar, clique no calendário e selecione o período desejado.

Ou, digite: data inicial e data final, no formato DD/MM/AAAA.

As datas não podem ser:

  1. Maior que a data atual.
  2. Data inicial, maior que a data final.
  3. Período máximo do filtro é 730 dias(2 anos) anteriores à data atual.


Imagem 27 - Período do histórico de vendas


Aplicar regra de arredondamento de preços

Significa ajustar os valores dos produtos de acordo com padrões específicos. Isso envolve estratégias como arredondar para números inteiros ou terminar os preços em 99 centavos para criar uma percepção de valor. O objetivo é influenciar o comportamento do consumidor e aprimorar a precificação para atingir metas específicas, como maximizar a receita ou melhorar a competitividade.

Para mais detalhes sobre como é realizado o arredondamento, clique aqui.


Aplicar preço como promoção para todos os produtos deste cenário

Significa reduzir temporariamente os preços em uma variedade de itens. A definição dos preços promocionais é baseada em insights obtidos por meio de análises de dados, considerando, fatores como: sazonalidade, comportamento do consumidor e estratégias da concorrência. O objetivo é criar uma oferta atrativa que motive os clientes a realizar compras durante o período promocional, proporcionando vantagens tanto para a empresa quanto para os consumidores.


Imagem 11 - Arredondamento e Promoção


03. TELA Regras

Outras Ações / Ações relacionadas

Ação

Descrição

Simular CenárioConfiguração da tabela e produtos quem compõem o cenário.
Filtros AvançadosDescrição de cada filtro Avançado
Aplicar CenárioEnviar os preços definidos ao ERP

04. TELA Regras

Principais Campos e Parâmetros

Não há.

05. TABELAS UTILIZADAS

Não há.

06. TECNOLOGIAS HOMOLOGADAS


O uso do Tipo de Produto em diferentes tecnologias não homologadas, como em Sistema Operacional, Plataforma, Navegadores e outros dispositivos, pode comprometer a segurança dos sistemas e está sujeito a situações não previstas, sem cobertura de suporte.
Tipo de produtoERP Web
Sistema OperacionalWindows Desktop
PlataformaDesktop
Navegador

Google Chrome

Utilização/Experiência

Aplicações Web em geral