Atualizado em:
Detalhamento:
Esta página tem por objetivo atualização dos avanços no Rating relacionados ao IFRS9, com a criação nova tela IFRS9_Documento 3040, referente modificações no Leiaute do documento 3040, com vigência a partir da data-base de janeiro de 2025.
Observação: Ainda não foi liberada a versão 2025 do PVA. Liberação realizada antes da publicação Instrução Normativa BCB n° 531 de 18/10/2024.
Menu>> IFRS9 3040
Menu IFRS9 3040>> IFRS9 - Documento 3040>>Processar
- No processamento 3040, adequação necessárias para o IFRS9.
Menu IFRS9 3040>> IFRS9 - Documento 3040>>Gerar
Na geração 3040, adequação das novas TAGS relativas ao IFRS9:
- <MetodApPE>= Metodologia de Apuração de PE: metodologia para apuração da provisão para perdas esperadas, conforme anexo 39 (C = Completa ou S = Simplificada). Informação parametrizada na tela de configuração.
- <MetodDifTJE>= Metodologia Diferenciada TJE: metodologia diferenciada para apuração da taxa de juros efetiva, conforme Art. 10º Resolução BCB 309, de 28/03/2023. Informação parametrizada na tela de configuração.
- Removido o elemento <ContInstFin>, e todas as regras referente a geração das TAGs.
- Incluído novo elemento <ContInstFinRes4966>, com os seguintes campos nesta TAG:
- Classificação do Ativo Financeiro - identifica a categoria contábil em que o instrumento financeiro está classificado, conforme anexo 40. Informação recebida do sistema de origem.
- Estágio do Instrumento Financeiro - informação para instituições que seguem a metodologia completa de apuração da Provisão para Perdas, conforme anexo 41. Informação recebida do sistema de origem.
- Quantidade de títulos adquirida - informação sobre a quantidade adquirida do instrumento financeiro, informar para os instrumentos financeiros da modalidade 18 - Títulos de crédito (fora da carteira classificada), conforme anexo 3. Informação recebida do sistema de origem.
- Valor Contábil Bruto do Instrumento Financeiro - informação referente ao valor apurado, conforme o Art. 8º da Resolução BCB 309, de 28/03/2023. Informação recebida do sistema de origem.
- Valor da Perda Acumulada - Informação recebida do sistema de origem.
- Valor Justo - Informação recebida do sistema de origem.
- Taxa de Juros Efetiva - Informação recebida do sistema de origem.
- Rendas do mês - Informação recebida do sistema de origem.
- Alocação do Instrumento Financeiro no Estágio 1 - Informação recebida do sistema de origem.
- Carteira (Provisão Mínima) - Informação recebida do sistema de origem, quando não recebida classificada conforme descrito na pagina RT - Rating - Classificação da Carteira (C1 a C5)
- Tratamento do risco de crédito: Informação recebida do sistema de origem.
- Incluído novo elemento <Perdas>, com as seguintes campos:
- Motivo da Perda - informação do motivo de perda, conforme o anexo 44. Informação recebida do sistema de origem.
- Valor da Perda - informação referente ao valor da perda reconhecida na data-base. Informação recebida do sistema de origem.
- Incluído novo elemento <Estágio>, com as seguintes campos: (Vigência inicial prevista para data base Jan_2026)
- Motivo de alocação no Estágio - informação referente os motivos de alocação, de acordo com os códigos disponíveis no anexo 42. Informação recebida do sistema de origem.
- Data -base da Alocação - Informação recebida do sistema de origem.
- TAG <ProvConsttd>- Valor Provisão Constituída, ajustada a regra para receber o valor das Perdas Esperada, Adicional e Incorrida, conforme o caso. Informação calculada pelo Rating.
Visão Geral
Import HTML Content
Conteúdo das Ferramentas
Tarefas