Árvore de páginas

Tabelas para compartilhamento - ECF

Produto:

TOTVS Automação Fiscal

SegmentoServiços

Versões:

12

Ocorrência:

Quais tabelas posso compartilhar no TAF para geração da ECF?

Solução

Premissas sobre o compartilhamento de tabelas do TAF:

  • As tabelas autocontidas NUNCA devem ter o seu compartilhamento alterado. A configuração padrão dessas tabelas é Compartilhada em todos os níveis (Empresa, Unidade de negócio e Filial);
  • A tabela de Complemento Cadastral (C1E) NUNCA deve ter o seu compartilhamento alterado. A configuração padrão da tabela é Compartilhada em todos os níveis (Empresa, Unidade de negócio e Filial);

Para realizar o compartilhamento das tabelas da empresa matriz é necessário compartilhar as tabelas utilizando o modulo Configurador através do menu Base de Dados → Dicionário → Base Dados, será apresentado uma uma lista de tabelas, clique em pesquisar (ícone de uma lista com uma lupa) e selecione a tabela a ser compartilhada, clique no botão Buscar e após o sistema posicionar na tabela clique no botão Editar ( ícone de uma lista com um lápis), será aberto uma tela com as propriedades da tabela, altere as propriedades Ac. Filial, Ac. Unidade para 1 - Compartilhado.

Atenção

  • Essa operação deve ser realizada por um Analista capacitado para tal operação ou no mínimo com orientações por escritas do mesmo.
  • Caso o empregador utilize o Layout EEUUFF deve-se ser analisado se a unidade de negócio deve ou não ser Compartilhada.
  • Caso a tabela já possua dados é necessário realizar o ajuste do campo FILIAL manualmente (somente do legado).

Atenção

O compartilhamento de tabelas deve ser avaliado de acordo com a regra aplicada no ERP, evitando que dados sejam sobrepostos ou duplicados no TAF. Essa avaliação é fundamental para o correto funcionamento do sistema.


Tabelas TAF relacionadas aos cadastros de geração da ECF:


Autocontida - Código de Lançamento ECF:

  • CH6 - Tabela autocontida não pode ter seu compartilhamento alterado, deve ser sempre compartilhada em todos os níveis.

TAFA051 - Processos Referenciados:

  • C1G, T5L - Tabela de processos referenciados pode ser compartilhada em todos os níveis. Para clientes que utilizam o backoffice do ERP Protheus, recomendamos que o compartilhamento seja o mesmo da tabela CCF.

TAFA338 - Vigência Evento Tributário

  • LEL, CG2 - Tabelas de vigências. Não pode ter seu compartilhamento alterado, pois possui vínculo direto com a tabela de eventos tributários.

TAFA371 - Histórico Padronizado:

  • CHC - Tabela de históricos padronizados que pode ser compartilhada em todos os níveis. Para clientes que utilizam o ERP Protheus, recomendamos o mesmo compartilhamento da tabela CS7.

TAFA430 - Cadastro de Tributos:

  • T0J - Tabela de cadastros de Tributos. Pode ter seu compartilhamento alterado em todos os níveis.

TAFA433 - Evento Tributário:

  • T0N, T0O, T0P, T0R, LEC, LED - Tabelas de eventos tributários. Tabela que deve ser sempre exclusiva e não pode ter seu compartilhamento alterado. As informações dessa rotina devem ser centralizadas na matriz e para trazer lançamentos de outras filiais, vincular a filial no campo T0O_FILITE. 

TAFA436 - Contas da Parte B:

  • T0S, LE9, T0T e T0U - Não recomendamos alterar o compartilhamento dessas tabelas, uma vez que os lançamentos automáticos alteram os saldos das contas. Lançamentos de diferentes empresas dentro de uma mesma conta da parte B podem tornar o rastreamento das informações mais difícil.

TAFA444 - Períodos de apuração:

  • CWV, CWX, T50 - Tabela dos períodos da apuração. Por estar vinculada aos eventos tributários, não pode ter seu compartilhamento alterado, devendo permanecer como exclusiva.

TAFA322 - Apuração eLalur/eLacs:

  • CEN, CEO, CEP, CEQ, CER, CES, CET, CEU, CEV, CHR, CHS, CHT, CHU, CHV - Tabelas da apuração do eLalur/eLacs. Assim como a rotina TAFA433, não deve ter seu compartilhamento alterado, pois as informações são centralizadas na filial marcada como matriz.

TAFA330 - Identificação da conta parte B do eLalur/eLacs:

  • CFR - Tabela de identificação das contas da parte B do eLalur eLacs. Não pode ter seu compartilhamento alterado.


Detalhes

  • Ao compartilhar a tabela Pai o sistema já oferece a opção de compartilhar as filhas.
  • O Nome das tabelas no TAF são complementados com os códigos dos grupos de empresa existentes + o numero 0 exemplo:
    Grupo 01, o código da tabela C1L será C1L010 (C1L = tabela, 01 = Grupo , 0 = Fixo).