Árvore de páginas

Página agrupadora sobre os processos de integração (jobs 0 e 2), limpeza  (job 1) e validação (job 3) do SIGATAF.
É possível realizar a configuração do Schedule para alguns jobs através da rotina TAFAINTEG.


Processamento manual de integração

Produto:

TOTVS Automação Fiscal

Versões:

11 e 12

Depois de realizar a extração dos dados do ERP de Origem, será necessário executar os processos de integração para que os dados sejam importados ao TOTVS Automação Fiscal.

Antes de iniciar esse procedimento, entenda sobre os modelos e processos de integração clicando aqui.

Procedimentos de Utilização

Após conhecer os modelos de integração do TOTVS Automação Fiscal, utilize uma das opções abaixo:

  • Modelo de Integração banco a banco
  • Modelo de Integração utilizando arquivo texto


Importante: Ao realizar a execução da integração do TAF, independente se de forma automática ( Schedule ) ou manualmente conforme processo abaixo, somente serão integradas as informações referentes a filial que o usuário esta logado respeitando o De/Para cadastrado no Complemento de Empresas.

Modelo de integração banco a banco

No TOTVS Automação Fiscal acesse Miscelânea / Integrações TAF / Processamentos ( TAFAINTEG ). Será apresentada a tela abaixo:


No "Processos referentes a integração do ERP com o TAF" foi incluído a opção "Processar somente filial logada." permitindo que a execução do processamento seja realizada apenas na filial logada no sistema, não apresentando a seleção de filiais após a confirmação do processamento.


No painel "Processos referentes a Integração do ERP com o TAF" selecione as opções desejadas:

  • Limpar tabela TAFST1

Este processamento exclui da tabela TAFST1 todos os registros que já foram integrados com o TAF

  • Transferir registros da TAFST1 para TAFST2

Este processamento realiza a transferência dos registros não integrados da tabela TAFST1 ( ERP ) para a tabela TAFST2 ( TAF )

  • Transferir registros da TAFST2 para o TAF

Este processamento realizada a transferência dos registros não integrados da tabela TAFST2 para as tabelas de negócio do TAF

  • Tipo de Dado ( Escopo )

                  Esta opção permite selecionar o escopo de integração, selecione uma das seguintes opções: 

                  Fiscal/Contábil - Será realizada a integração somente dos Layouts referente as obrigações Fiscal e Contábil. 

                  eSocial - Será realizada a integração somente dos Layouts  pertinentes a obrigação eSocial

  • Validar Base do TAF

                  No painel "Processos internos do TAF" selecione a opção desejada:

                  Este processamento realiza a validação de todos os registros que existem na base do TAF, após o processamento, o usuário deve analisar o gerenciador de integração
                  para corrigir as possíveis inconsistências encontradas.

Importante: Para o escopo Fiscal/Contábil, o processo de validação não impede a geração das obrigações acessórias ( Arquivos, apurações, etc...)

                  Clique em confirmar. Serão apresentados em uma tela de progresso todas as etapas selecionadas anteriormente:

Neste momento, ao selecionar "Sim" na pergunta anterior, será necessário informar os parâmetros desejados para acesso ao gerenciador de integração:

  • Pasta Monitor de Integração

          Nesta opção será demonstrado o resultado dos dados que foram processados ( Para visualizar, realize um duplo clique sobre o Ticket localizado na parte inferior ).


  • Pasta Monitor de Validação

          Nesta opção será demonstrado resultado da validação dos dados, já presentes no TAF, sendo possível acionar o botão 'Corrigir'
                para realizar a correção do registro diretamente no TAF. 

Para mais informações sobre o Gerenciador de Integração clique aqui.

Modelo de Integração utilizando arquivo texto

No TOTVS Automação Fiscal acesse Miscelânea / Integrações TAF / Importação de Arquivos ( TAFA500 ), será apresentada a tela abaixo:


Na tela abaixo, selecione:

  • O caminho do arquivo a ser importado para o TAF;
  • O método de importação, sendo: 
  • Método 2 - TAF Nativo Layout TOTVS ( Importa TXT - Layout TOTVS )

Este método de importação é utilizado para arquivos gerados na origem com base no Layout TOTVS - arquivo TXT ( entenda o Layout TOTVS clicando aqui ). O processamento interpreta o arquivo texto selecionado e distribui as informações na tabela TAFST2. Posteriormente executar o processo de integração dos dados da tabela TAFST2 para o TAF.

Depois de processado, para evitar que o arquivo seja importado várias vezes ( caso tenha configurado o agendamento de processos automáticos ) a rotina deleta o arquivo texto da pasta de origem e faz uma cópia deste arquivo para a pasta out/imported localizada na pasta \system do sistema.

  • Método 3 - TAF Nativo eSocial ( Importa XML - Layout eSocial )

Este método de importação é utilizado para arquivos gerados na origem com base no Layout do eSocial - arquivo XML. O processamento interpreta o XML selecionado e distribui as informações diretamente para as tabelas do TAF.


  • ERP Proprietário: Informar o nome do ERP proprietário que será salvo no campo TAFOWNER da tabela TAFST2 - campo utilizado para o eSocial.
  • Filial Origem da Transferência (S-2200 e S-2300): Identifica a Filial de Origem do evento S-2200 ( Funcionário com Vínculo ) ou S-2300 ( Funcionário sem Vínculo ) que esta sendo integrado, campo utilizado para o e-Social. 



Depois de finalizar o processamento, será apresentado o Gerenciador de Integração e Validação:


Parâmetros de integração com Multithread


Para configurar a integração utilizando multithreads, configure os parâmetros abaixo:

Parâmetro

Descrição

Conteúdo Default
MV_TAFQTTH

Define a quantidade de Threads utilizadas na integração TAF.

Exemplo: Caso o parâmetro MV_TAFQTTH for igual a "5" e tenha 100 registros pendentes para o processamento da integração para a filial "01" do grupo de empresa "T1", o sistema divide a quantidade de registros para que as 5 threads configuradas processem 20 registros cada.

Utilizado junto com o parâmetro MV_TAFQPRC, onde define a quantidade máxima de registros a serem consideradas para cada thread, caso o número de registros para cada thread for maior que a configurada neste parâmetro, será considerado a quantidade definida deste.

A divisão de registros para cada thread é por filial, ou seja, ao terminar o processamento de integração da filial "01", essas mesmas 5 threads serão utilizadas para processar a integração da filial "02", fazendo a mesma divisão de quantidade de registros por thread.

5

MV_TAFQPRC

Quantidade máxima de registros que será considerada na query na integração "Transferir registros da TAFST1 para TAFST2" e "Transferir registros da TAFST2 para o TAF".

Exemplo: 

Se MV_TAFQPRC = 1000, será considerado o processamento de no máximo 1000 registros (da TAFST1 ou TAFST2 conforme integração executada) por thread.

0
MV_TAFLPRC

Dividendo utilizado, por evento, no processo de multiThread Fiscal, na integração "Transferir registros da TAFST2 para o TAF"

Exemplo:

MV_TAFLPRC = 300

MV_TAFQTTH = 4

Quantidade de registros T013 (Notas Fiscais): 2000 

Considerando os valores acima, se a quantidade de registros for maior que a quantidade das threads, o sistema irá realizar o rateio da seguinte forma:

1) dividir a quantidade de registros pela quantidade de threads: 2000 registros / 4 threads = 500 registros;

2) verificar se a quantidade de registros para cada thread é maior que o conteúdo do parâmetro MV_TAFLPRC

Se a quantidade for maior que o parâmetro, automaticamente a quantidade de registros será utilizada do parâmetro, ou seja, será enviado 300 registros para cada thread. 

Valor Default:= 2000.

Exceto para os layouts: "T087", "T088" e  "T010".

Observação: caso o parâmetro esteja configurado como 0 ou em branco, nenhum registro será enviado para a thread.

2000


Processamento automático (Schedule  Opcional)

Produto:

TOTVS Automação Fiscal

Versões:

11 e 12

Modelos e Processos de Integração

Para que os dados sejam integrados do ERP para o TAF, são utilizados processos - chamados de Job's - desenvolvidos no TAF que se encarregam de consultar, transportar, gravar e validar os dados. Entenda mais sobre esse processos clicando aqui.

Parâmetros de Integração

Verifique os parâmetros utilizados na integração clicando aqui.

Configurando a integração automática

A integração Automática está relacionada ao agendamento dos processos para que sejam executados automaticamente pelo sistema de acordo com recorrência pré-definida.


I. Para configurar os processos automáticos do TAF, deve-se configurar o Schedule no Configurador (SIGACFG) acessando a opção de menu Ambiente / Schedule / Schedule, ou no próprio TAF em Atualizações / Configs TAF / Schedule.

   

II. O primeiro passo é incluir um Agente e ativá-lo. As configurações pertinentes as funcionalidades do Schedule podem ser encontradas em Schedule - TAF - P12. Em seguida, é preciso criar um Agendamento para cada rotina (job) que será executada.

Para os processos de Integração do ERP com o TAF

                    Preencher o campo Rotina com “TAFAINTEG( par1, par2, par3, par4, par5, par6, par7 )”, onde: 

        • Par1 é o código do job a ser executado (0, 2 ou 3 );

        • Par2 é o SGBD do ERP. Exemplo: "MSSQL" , "ORACLE" , "DB2" ... Apenas Jobs 0 e 1, e caso não seja preenchido assumirá o conteúdo de MV_TAFTDB 

        • Par3 é o Alias do banco de dados do ERP Apenas Jobs 0 e 1, e caso não seja preenchido assumirá o conteúdo de MV_TAFTALI

        • Par4 Par5 são informações de Empresa e Filial em que o processamento será realizado.

          Importante

          Apesar da seleção de Empresas e Filiais do próprio Schedule, para alguns jobs é necessário informar manualmente na configuração de parâmetros.

        • Par6 parâmetro em desuso, deixar sempre com valor “branco” ou “zero”

        • Par7 é o escopo da integração, sendo, o valor 1= Fiscal, 2= Contábil e 3= e-Social.


TAFINTEG2 (Integração) -> Segue exemplo de configuração: TAFAINTEG(2,,,”EMPRESA”,”FILIAL”,,”3”)


Melhoria Schedulo Job2

O Job 2 pode ser configurado utilizando a função TAFPROC2S, desta maneira será possível realizar a configuração das empresas e/ou filiais para o agendamento utilizando o campo Empresa/Filial não havendo mais necessidade de criar 1 agendamento por filial.



Obs: Não utilizar o TAFAINTEG2 se o TAFPROC2S for configurado.

Novo modo de integração TAFST2 para o TAF ( TAF-Fiscal )

O processamento de integração da  TAFST2 para as tabelas do TAF-Fiscal pode ser feito por uma nova tarefa de agendamento, a TAFFISMT.

Utilizando o parâmetro MV_TAFQTTH, a nova tarefa de agendamento processa os registros pendentes de integração da TAFST2 utilizando multithread.

Essa integração é executada para todas as filiais do grupo de empresa que estejam com integração pendente na TAFST2, portanto não há necessidade de informar as filiais no cadastro do Schedule.

Exemplo de funcionamento:

Em nosso exemplo temos a grupo de empresa "T1", com as filials "01" e "02".

Caso o parâmetro MV_TAFQTTH seja configurado com o conteúdo "5", e tenha 100 registros pendentes para o processamento da integração para a filial "01" do grupo de empresa "T1",

com esse agendamento o sistema divide a quantidade de registros para que as 5 threads configuradas processem 20 registros cada.

Ao terminar o processamento de integração da filial "01", essas mesmas 5 threads serão utilizadas para processar a integração da filial "02", fazendo a mesma divisão de quantidade de registros por thread.

Novo Recurso → Sobre Demanda ( TafFisMt )

Recurso adaptado para facilitar processo de carga dos dados que estão pendentes em mais de um grupo\empresa com apenas um único schedule cadastrado.

Como utilizar? 
Basta realizar um único cadastro da rotina TAFFISMT com o parâmetro .T. dentro dela ( esse primeiro parâmetro indica que será sobre demanda ).



Como funciona?
O processamento será a nível de grupo\empresas, dessa forma, ao configurar o processamento para apenas 1 grupo\empresa, o job irá de forma processual ( em fila ),
executar a carga de todas as grupo\empresas\filais que possuem pendência de processamento para o TAF.
O número de threads serão abertas por grupo de acordo com o número informado no parâmetro MV_TAFQTTH de cada grupo.

A integração neste formato é opcional.
Existem casos onde diferentes empresas dentro do grupo não devem visualizar informações que não pertencem as suas filiais e nestas situações,
não devemos integrar os dados de empresas diferentes em um mesmo processamento.

OBS: Caso seja configurado o TAFFISMT, não utilizar o TAFPROC2S e TAFAINTEG2.

A função TAFFISMT pode ser configurada para mais de um grupo de empresa, ou seja, é possível cadastrar a TAFFISMT para o grupo de empresa "T2" por exemplo.

Para que a tarefa seja executada para a empresa "T2", é necessário que exista ao menos um Agent cadastrado para a empresa "T2", e este esteja inicializado. 

Mais informações acesse Schedule - TAF - P12 - Tópico Monitoramento de Agents. 


TAFINTEG3 (Validação) -> Segue exemplo de configuração: TAFAINTEG(3,,,”EMPRESA”,”FILIAL”,,”3”)


Para os processos de Integração do TAF com o TSS:

Utilizar TAFProc4 para o processo de transmissão de Eventos:


Serão apresentadas duas perguntas:


Filial Geradora do S-1000? Informe a Filial Matriz que será gerado o Evento S-1000 para envio ao Governo.



Grupo de Eventos? Informe um Cadastro de Grupo de Eventos relacionado à esse job de transmissão. Mais informações sobre Grupo de Eventos clique aqui.

Utilizar TAFProc5 para o processo de consulta de Eventos:


Na configuração do Schedule, pode ser definida a recorrência com que o agendamento incluído deve ser realizado, como o exemplo abaixo que pode ser ajustado conforme necessidade da empresa:







Processos de Integração

Produto:

TOTVS Automação Fiscal

Versões:

11 e 12


Introdução


O TAF - TOTVS Automação Fiscal - possui diversos processos, também chamados de Jobs, utilizados para integrar dados entre ERP, TAF e outras aplicações. Para o entendimento desses processos, é importante ter o pleno conhecimento dos modelos de integração e as tabelas auxiliares utlizadas ( entenda mais sobre as tabelas auxiliares clicando aqui ).

|

Modelos de Integração

Fluxo Geral de Integração do TAF com outras aplicações


Modelo Banco a Banco

Neste modelo de integração são utilizadas as shared table TAFST1 ( domínio do ERP ) e TAFST2 ( domínio do TAF ). Entenda em Tabelas Auxiliares.

A tabela TAFST1 é criada no banco de dados do ERP de origem dos dados através da Wizard de Configuração do TAF ( entenda em Wizard de Configuração ) e os dados são integrados para o TAF através dos "Processos de Integração" ( tópico abaixo ).


Modelo Importação TXT

Neste modelo de integração o ERP de origem gera um arquivo texto ( txt ) de acordo com o Layout TOTVS Único e utiliza a rotina TAFA500 ( Miscelânea -> Integrações TAF -> Importação de Arquivos).

O objetivo desta rotina é interpretar o arquivo texto de acordo com o layout e gravar os dados na tabela TAFST2 ( em domínio do TAF ). A partir deste momento devem ser utilizados os "Processos de Integração" ( tópico abaixo ) para importar os dados nas tabelas de negócio do TAF.

** NOVO ** Importação Multi-Filiais

A partir da segunda metade de Junho/2018 estará disponível a importação do arquivo TXT com mais de uma filial (diversos T001).

Ex: txt com dois ou mais layouts T001

|T001|T1D MG 01|diretor@gmail.com|||NAOGRAVAR|Filial BELO HOR|||1|01|0|diretor|88422965895|11988888888|11988888888|N||0|1|042018||1|1|0|

                  ( toda estrutura do arquivo para filial acima)

|T001|T1D MG 02|diretor2@gmail.com|||NAOGRAVAR|Filial BELO HOR|||1|01|0|diretor|88422965895|11988888888|11988888888|N||0|1|042018||1|1|0|

                  ( toda estrutura do arquivo para filial acima)

|T001|T1D MG 04|diretor2@gmail.com|||NAOGRAVAR|Filial BELO HOR|||1|01|0|diretor|88422965895|11988888888|11988888888|N||0|1|042018||1|1|0|

                  ( toda estrutura do arquivo para filial acima)


Ao confirmar a integração, o sistema apresentará uma mensagem informando quais filais serão consideradas no processamento.


No final do processamento será exibida a relação das filiais que foram de fato processadas.

Validação de Dados

O sistema exibirá as filiais que serão consideradas para validação dos dados importados. O cliente pode optar por validar ou não as informações.

Importante: Para o escopo Fiscal/Contábil, o processo de validação não impede a geração das obrigações acessórias ( Arquivos, apurações, etc...)

Monitor de Integração

Por mais que todo o processo tenha sido com o novo conceito, por motivos de segurança da informação, o monitor exibirá apenas os tickets pertinentes a filial logada. O cliente pode optar por abrir ou não o Monitor de Integração.


Modelo WebService


Neste modelo de integração o ERP de origem sincroniza as informações com o TAF através de um protocolo HTTP/HTTPS baseado num modelo TOTVS definido em: Web Service REST - Integração.

Processos de Integração ( Jobs )

Segue abaixo breve explanação sobre cada um desses processos, com o objetivo, aplicação e resultados na execução.


I. Processo 0 ( Zero ) - modelo Banco a Banco: 

Objetivo: Integração de dados ERP x TAF ( TAFST1 x TAFST2 ).

Execução: Busca as informações na ST1 no ERP e integra para a ST2 (TAF). Alterando o flag desses registros na ST1.

Trata-se de um processo responsável por alcançar a tabela compartilhada na base de dados do ERP utilizando TOTVS DBAccess e TCLink.


II. Processo 1( Um ) - modelo Banco a Banco:

Objetivo: Apagar registros já integrados com o TAF na tabela TAFST1

Execução: Verifica na tabela TAFST1 todos os registros que já foram processados/integrados com o TAF e realiza a exclusão dos mesmos.

Após processada/integrada, a informação na TAFST1 não tem mais utilidade sistêmica, o objetivo desse processo é limpar a tabela para otimizar futuras consultas.


III. Processo 2 ( Dois ) - Todos os modelos:

Objetivo: Integração TAFST2 x TAF.

Execução: Realiza a integração da TAFST2 para as tabelas internas do TAF. Integra as informações mesmo com inconsistências alimentando o flag nas tabelas de registros, validando apenas a estrutura do registro enviado junto ao Layout TAF.

Trata-se de um processamento com várias rotinas responsáveis por transferir os movimentos da tabela espelho para a base oficial do TAF sem nenhuma validação de conteúdo, somente de integridade e estrutura como caracter -> número, caracter -> data, etc...


IV. Processo 3 ( Três ) - Todos os modelos:

Objetivo: Validação de dados.

Execução: Varre a base de dados procurando as inconsistências para apresentá-las no monitor de integrações.

Trata-se de um processamento especialista na regra do layout, onde terão várias rotinas responsáveis por validar as informações distribuídas na base oficial do TAF.  As tabelas de movimento terão alguns campos de controle, e um deles é o campo STATUS


IV. Processo 4 ( Quatro ) - Todos os modelos:

Objetivo: Geração e Transmissão de XML.

Execução: Varre a base de dados procurando eventos disponíveis para geração e transmissão de XML do eSocial.

Trata-se de um processamento de geração/ transmissão de XML´s para o governo. Este processo funcionará se o TSS estiver corretamente configurado.


IV. Processo 5 ( Cinco ) - Todos os modelos:

Objetivo: Monitoramento das mensagens - Retorno XML´s

Execução: Varre a base de dados do TSS procurando retorno dos xml´s enviado e abastece as tabelas do TAF.

Trata-se de um processamento de consulta às tabelas do TSS com o retorno enviado do governo. Este processo funcionará se o TSS estiver corretamente configurado.


IV. Processo 6 ( Seis ) - Todos os modelos:

Objetivo: Busca XML´s eSocial e abastece as tabelas temporárias do TAF.

Execução: Busca os XML´s do eSocial gerados na pasta informada no parametro MV_DIMPTAF e abastece as tabelas temporárias do TAF para posterior integração e validação.

Trata-se de um processo de movimentação dos XML´s da pasta informada para a pasta de processados. O Job 6 realiza a mesma ação da importação manual de um XML.

 ( toda estrutura do arquivo para filial acima)


Parâmetros Utilizados

MV_DPROST2

Data de processamento dos registros da tabela TAFST2 que não possui processamento.


TSI - TAF SERVICE INTEGRATION

         Definição

Trata-se do novo mecanismo de integração Protheus x TAF para uso do TAF como módulo.

Para fazer uso desse modelo de integração, você deverá acessar a Wizard de Configuração do TAF e marcar essa opção, ao final da execução aparecendo a mensagem de sucesso para criação do campo " S_T_A_M_P_", seu ambiente já estará preparado para a configuração do schedule da integração.

Obs.: Este modelo depende das versões de TOTVS Server Application, TOTVS DbAccess e Banco de dados conforme detalhamento abaixo.

         Base apta a TSI

- Todos os requisitos foram atendidos

- Seguir com a configuração do JOB de extração. (link da documentação)     

<Descrever aqui o procedimento de configuração do schedule>   

         Banco de dados possui suporte?

A integração On-line depende do novo campo S_T_A_M_P_ e sua criação/atualização está disponível para os Banco de Dados MSSQL, ORACLE e  POSTGRES.

         Versão TOTVS Server Application

- Requer um TOTVS Application Server build 7.00.170117A com geração superior a 23/09/2019. 

         Versão TOTVS DbAccess

- Requer um TOTVS DbAccess  igual ou superior a 19/11/2019 

         Erro na criação do campo S_T_A_M_P_ 

A mensagem "Não foi possível a criação do campo S_T_A_M_P_ para as tabelas" ocorre quando o sistema não consegue criar o campo S_T_A_M_P_ para as tabelas envolvidas no processo de extração. Neste caso será necessário a execução do processo  de criação do campo S_T_A_M_P_ (link) com o sistema em modo exclusivo, se o problema persistir, necessário analise técnica da ocorrência.

                         

         Configuração JOB TSI

                  O Job deve ser configurado em SIGACFFG->Ambiente->Schedule→Schedule

                 Nome: TSI, frequência: Sempre Ativo

                 Ex:

                  image2020-9-11_11-56-37.png