Árvore de páginas

Virada Anual

A Virada Anual permite encerrar um exercício anterior e começar os dados como saldo anterior de um novo exercício.

 Sempre que encerrado o exercício contábil em 31 de dezembro, deve ser executada a virada anual.

Utiliza-se esta rotina para geração dos saldos iniciais para o próximo exercício, sem esta não será possível ao usuário efetuar movimentos no exercício seguinte, com exceção de movimento de aquisição.

A virada zera no SN3, o valor de depreciação do mês e do exercício anterior, no SN5 deleta todos os registros do exercício e cria um registro com Tipo= 0, com a data do novo exercício, porque o razão só lista os dados que contenham o mesmo ano da data base.

Estando no dia 01 de janeiro do exercício seguinte, execute a rotina Virada de Saldos.

Ex. Vamos iniciar um novo exercício de 2011, então informar a data base como 01/01/2011. O sistema limpa e deleta os dados do exercício anterior e cria o tipo=0 com data de 31/12/2010.

Se o usuário não fizer a Virada Anual e calcular as depreciações do novo exercício, o razão vai ficar com o saldo atual errado, porque não irá encontrar o registro tipo=0 ( saldo anterior ), e não vai conseguir compor o saldo atual.Neste caso a solução é rodar a rotina "Refaz saldo", que deve ser  baseado no Cadastro de Bens ( SN3), o sistema irá colocar saldo = XXXXX, somando todos os valores, ou baseado pela movimentação ( SN4 ) , vai colocar o saldo anterior, mais os movimentos deste novo exercício.



Observação:

Apos a virada anual, algumas contas podem aparecer com saldo inicial negativo. Isto ocorre para bens patrimoniais ( grupo de contas 2) com N1_PATRIM $ "SAC") quando o saldo da conta não e prejuizo.

 

 

 
Nível 1 (Acesso Clientes)
Espanhol , Inglês