Árvore de páginas

CORREÇÃO NA ROTINA DE IMPOSTOS PARA QUE O SISTEMA NÃO EFETUE A TROCA DOS CFOPs (1663, 2663, 5663 e 6663) NO DOCUMENTO DE ENTRADA E NO DOCUMENTO DE SAÍDA, MANTENDO O CFOP DIGITADO NA TES. 

 

TAMBÉM FOI REALIZADO CORREÇÃO NO COMPLEMENTO DE NOTA FISCAL DE ENTRADA, PARA QUE O SISTEMA NÃO EXIJA O PREENCHIMENTO DA ABA IMPORTAÇÃO, QUANDO O FORNECEDOR ESTIVER PREENCHIDO COM O TIPO = EX E A NOTA FISCAL EM QUESTÃO ESTIVER COM ALGUM DOS CFOPs (1663,2663,5663,6663)

Linha de Produto:

Microsiga Protheus.

Segmento:

Serviços

Módulo:

SIGAFIS - Livros Fiscais

Função:

MATA910.PRW

MATA926.PRW

MATXFIS.PRX

IMPXFIS.PRW

FISXFUN.PRX

MATXDEF.CH

Situação/Requisito:

A empresa AIR BP tem uma operação específica de destanqueio e retanqueio de combustíveis de aeronaves de companhias aéreas internacionais.


Exemplo da operação.

Uma aeronave de uma companhia Francesa desembarca no Brasil e precisa realizar a manutenção, por norma é obrigatório o destanqueio da aeronave, nesse momento a AIR BR precisa emitir um documento de entrada do tipo beneficiamento com o CFOP 1663 para identificar a armazenagem do combustível, nessa operação a companhia francesa passa a ser um consumidor final e não mais um cliente de exportação.

 

Porém ao informar a TES no documento de entrada, o sistema está efetuando a troca do CFOP 1663 para o CFOP 3663 automaticamente para esse tipo de operação. Conforme consulta efetuada na consultoria da TOTVS, o CFOP 1663 deve ser mantido por duas razões: Primeiro que o serviço está sendo prestado dentro do próprio município da empresa AIR BP e segundo que o CFOP sugerido pelo sistema não existe.

 

Resposta do compartilhamento com a consultoria tributaria.

"Prezados boa tarde,

Apesar da empresa que está solicitando o serviço estar localizada no exterior, o prestador do serviço está no Brasil e o serviço de manutenção da aeronave está sendo
prestado no Brasil, desta forma, caracteriza-se uma operação interna. Além disso, o Convênio s/nº, de 15 de dezembro de 1970, que instituiu o Sistema Nacional Integrado de Informações Econômico - Fiscais - SINIEF -, relativamente ao Código Fiscal de Operações e Prestações – CFOP, não possui em sua lista o código de CFOP 3.663. Sendo assim, utilizando um código de CFOP que não está previsto nessa lista, poderá

gerar problemas inclusive nas obrigações acessórias. Portanto, é do entendimento desta consultoria que esse tipo de operação específica que envolve a retirada de combustível de aeronave que pertence a companhia aérea internacional mais que a manutenção está sendo realizada no Brasil, trata-se de uma operação interna e caberá utilização do CFOP 1.663.

Atenciosamente,
Consultoria Tributária "

 

Após a correção do problema mencionado acima, no complemento de nota fiscal de entrada (MATA926), será necessário tirar a obrigatoriedade da aba importador, pois como o serviço é realizado dentro do múnicipio, as informações a serem preenchidas, serem somente na aba de combustivel.

Solução/Implementação:

Realizada alteração na rotina calculo de impostos, para que o sistema não faça a troca do CFOPs (1663,2663,5663 e 6663) no documento de entrada e no documento de saída, mantendo o CFOP preenchido na TES.

Também foi realizado a correção no complemento de nota fiscal de entrada, para que o sistema não exija o preenchimento da aba importação, quando o fornecedor da nota fiscal estiver preenchido com o tipo = EX e a nota fiscal em questão, estiver com algum dos CFOPs (1663, 2663, 5663, 6663).

Chamados relacionados:

TWABYU

Versões/Release:12.1.7 / 12.1.13