Árvore de páginas

Inclusão do Grau de Parentesco no Cadastro de Documentos

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Saúde

Módulo:

SIGAPLS

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

PLSA232

Pesquisa F3

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos os relacionais homologados

Tabelas Utilizadas:

BD2 - Documentos

BCP - Documentos beneficiários

Sistema(s) Operacional(is):

Windows® / Linux®

Descrição

Implementada melhoria para que no cadastro de Documentos seja possível referenciar quais os parentescos que irão utilizar o documento e no momento da inclusão da vida no grupo familiar, o sistema filtre apenas os documentos pertinentes ao parentesco da vida selecionada.
Quando um documento for genérico – ou seja – utilizado por todos os parentescos, basta deixar o campo em branco, que será considerado no filtro. Por exemplo, se temos um documento para o parentesco 02-FILHO (como Certidão de Nascimento) e outro Documento (como CPF) sem nenhum grau de parentesco, ao visualizar os documentos no cadastro da vida, serão exibidos os dois – um por ser próprio do grau de parentesco e o outro por ser genérico.

Procedimento para Utilização

  1. No Protheus, acesse : Atualizações / Operadora / Cadastro de Documentos, onde serão exibidos todos os documentos já cadastrados pela Operadora.
  2. Inclua um novo documento ou altere algum documento já existente.
  3. Temos na tela de cadastro de documentos um novo campo, chamado Parentesco (BD2_PARENT). É neste campo que devemos inserir os parentescos que poderão utilizar o documento, ou seja, que serão filtrados na tela de inclusão de documentos.
    1. OBS: A partir do momento que é incluído um ou mais parentescos, este documento só será visualizado no cadastro de Inclusão de beneficiários para aqueles beneficiários que façam parte do mesmo grupo de parentesco. Ou seja, se coloco no documento o grau de parentesco 02-FILHO, só será exibido como opção de documento para os beneficiários que tenham o grau de parentesco 02-FILHO. Para que fique disponível para qualquer tipo de parentesco, deixe o campo Parentesco (BD2_PARENT) em branco.
  4. Para incluir os parentescos, clique na lupa do campo, pois será aberto uma consulta F3 com todos os graus de parentescos cadastrados no sistema. Para selecionar um ou mais parentescos, clique no checkbox desejado. Após a seleção dos parentescos, clique no botão Salvar. Os valores selecionados ficarão no campo, separados por vírgula.

    Campo Parentesco - BD2_PARENT e a pesquisa F3 com checkboxes, onde podemos selecionar um ou mais parentescos, bastando apenas clicar na opção desejada.




    Após clicar no botão Salvar, os valores selecionados ficam no campo.

  5. Clique no botão salvar, para que o documento conste agora com os parentescos desejados. 
  6. Proceda a atualização de parentesco com os demais documentos, caso seja necessário.
  7. Agora, quando incluímos um beneficiário no grupo familiar, na aba de Documentos Obrigatórios serão listados apenas os documentos que pertencem ao grau de parentesco da via em questão, bem como os genéricos (aqueles que estão com o campo BD2_PARENT em branco).
  8. Vamos agora acessar o grupo familiar, através de: Atualizações / Contrato/Família / Grupo Familiar/Beneficiários.
  9. Escolha o tipo de contrato e demais opções e parâmetros, conforme necessidade, até chegar na parte de inclusão de Beneficiários. 
  10. Efetue a inclusão ou alteração de algum beneficiário e após, vá na aba Documentos Obrigatórios.
  11. Dê um duplo clique no grid, para proceder com a inclusão dos documentos obrigatórios para o beneficiário.
  12. Agora, quando clicar no campo Cód. Documento, a pesquisa irá retornar apenas os documentos que possuam grau de parentesco igual a vida selecionada no momento, além dos documentos genéricos. 
  13. Desta forma, dependendo do documento, podemos realizar uma filtragem melhor, impedindo que certo documento seja sempre trazido nesta consulta de documentos, facilitando a busca pelo documento correto.
  14. Na figura abaixo, temos apenas três documento, sendo que o documento de código 001 é genérico - campo BD2_PARENT vazio e os outros possuem associações de graus de parentescos.
  15. Caso seja selecionado um beneficiário com grau de parentesco 01, somente o documento de código 001 será exibido na pesquisa, pois o parentesco 01 não consta nos outros documentos.
  16. Agora, se for selecionado um beneficiário com grau de parentesco 03, será exibido os documentos de código 001 e 000 do exemplo acima, pois o parentesco 03 está contido no documento 000 e o documento 001 é genérico.
  17. Logo, podemos tornar a pesquisa mais assertiva e exibindo menos documentos, de acordo com as particularidades do documento cadastrado e da Operadora.