Árvore de páginas

Processos de Peças John Deere

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Varejo

Módulo:

Oficina (SIGAOFI) e Autopeças (SIGAPEC)

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

OFINJD01

Import Peças JD.

OFINJD02Subst Peças JD
OFINJD03Localizador Peças
OFINJD04Ret. Aut. Peças
OFINJD05Envio de Peças
OFINJD10Pedido de Peças JD
OFINJD22Relac. NF x Pedido

País(es):

Todos

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

SC7

VEJ

SB1

SB5

Sistema(s) Operacional(is):

Windows®/Linux®.

Descrição

Implementa melhoria nos módulos Oficina (SIGAOFI) e Autopeças (SIGAPEC) com a criação das rotinas Import Peças JD (OFINJD01), Subst Peças JD (OFINJD02), Localizador Peças (OFINJD03), Ret. Aut. Peças (OFINJD04), Envio de Peças (OFINJD05), Pedido de Peças JD (OFINJD10) e Relac. NF x Pedido (OFINJD22).

Observe abaixo detalhamento de cada uma delas:

OFINJD01 – Import Peças JD

Esta rotina foi criada para realizar a atualização do cadastro de peças da marca John Deere junto ao Protheus. Estas informações de peças são conhecidas internamente pela John Deere como Parts Info. A John Deere disponibiliza um arquivo que é lido e interpretado pelo Protheus para que em seguida o cadastro de peças seja atualizado. Este arquivo disponibilizado pela John Deere poderá incluir novas peças, atualizar informações referentes a peça, bem como atualizar preços de Lista e preços Net e remover a utilização de determinadas peças.


OFINJD02 – Subst Peças JD

Esta rotina foi criada para atender a integração disponibilizada pela John Deere para substituição de peças denominada Parts Subs. A rotina irá realizar a substituição automática de determinadas peças da marca John Deere junto ao Protheus. A fábrica disponibiliza um arquivo que é lido e interpretado pelo Protheus para que em seguida a substituição seja realizada.


 OFINJD03 – Localizador Peças

Esta rotina foi criada para atender a integração da John Deere referente ao processo de disponibilização de seu estoque disponível atual para compra entre os concessionários da rede John Deere através do JDPOINT e a visualização do mesmo entre os clientes através do JDParts. Este processo é denominado pela John Deere como Parts Locator. O Protheus permitirá que o usuário realize este processo de maneira automática a partir das informações de saldo atual das peças.


OFINJD05 – Envio de Peças e OFINJD04 – Ret. Aut. Peças

Este conjunto de rotinas foi desenvolvido para atender a integração disponibilizada pela John Deere para o processo de recompra de peças que foram vendidas para o concessionário. A John Deere denomina o processo de envio das peças desejadas para recompra como Parts Surplus Returns e o processo de retorno da John Deere com as peças autorizadas de Authorized Parts Returns. Periodicamente, o concessionário enviará peças e suas respectivas quantidades que deseja retornar para a John Deere através do processo de recompra. A John Deere analisará as peças e autorizará quais delas e suas respectivas quantidades poderão ser retornadas. A rotina de envio irá verificar todos os orçamentos de balcão da montadora em aberto para que o usuário possa selecioná-los e gerar um arquivo XML para envio. Depois, no momento do retorno da montadora, a rotina de recebimento irá realizar a leitura de um arquivo XML para verificação de quais peças foram autorizadas e a criação de um orçamento balcão destas peças retornadas.


OFINJD10 – Pedido de Peças JD

Esta rotina foi criada para atender a integração disponibilizada pela John Deere na compra de peças John Deere através de pedidos denominada PMLINK e Order Status, via WebService. A rotina realiza tanto a importação de pedidos de compra já existentes no JDPOINT como a exportação de pedidos de compra criados no Protheus para o JDPOINT.


OFINJD22 – Relac. NF x Pedido

Esta rotina foi criada para atender a integração disponibilizada pela John Deere denominada ADVANCE SHIP NOTICE para o relacionamento automático dos itens da nota fiscal de compras de peças John Deere com os itens do pedido de compra do Protheus. Desta forma, a rotina irá consultar a John Deere e a mesma retornará o relacionamento para o Protheus. Este procedimento de importação dos dados da Nota Fiscal foi desenvolvido pela John Deere somente para o Brasil. A comunicação ocorre via WebService e auxilia o concessionário para que não seja necessário relacionar todos os itens da nota no Protheus (principalmente nas notas com muitos itens).


Importante

Antes de executar o compatibilizador informe o UPDOFIM5 é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório \PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.


Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.


Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!


  1. Em TOTVS Smart Client, digite o U_UPDOFIM5 no campo Programa Inicial.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado.
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.



Atualizações do Compatibilizador

4.  Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela SC7 - Pedidos de Compra:

Campo

C7_PEDFABC7_TIPPEDC7_CODPROC7_LOCALIZ

Tipo

Caracter

CaracterCaracterCaracter

Tamanho

12

2415

Decimal

0

000

Formato

@!

@!!!!!         @!

Título

Num Ped Fab 

Tp Pedido   Cod.PromocioEndereco    

Descrição

Numero do Pedido Fabrica 

Tipo Pedido              Codigo Promocional       Endereco padrao    

Nível

1

111

Usado

SimSimSimSim

Obrigatório

Não

SimNãoNão

Browse

Não

NãoNãoNão

Opções





Consulta Padrão
VEJPED

When





Relação





Val. Sistema

NaoVazio()                                  

OJD010VLD(cA120Forn,cA120Loj) .AND. OJD010TP(n)  

Help

Informa o Numero do Pedido Fabrica.

Informe o tipo de pedido.

Informe aqui o codigo promocional.

Informe aqui o endereco padrao do item.

Campo

C7_REMANEC7_STATUSC7_ITEPED

Tipo

Caracter

CaracterCaracter

Tamanho

1

254

Decimal

0

00

Formato

!

@!@!

Título

Retornavel  

Status PedidItem Pedido 

Descrição

Retornavel               

Status do Pedido         Item do Pedido  

Nível

1

11

Usado

SimSimSim

Obrigatório

Não

SimNão

Browse

Não

NãoNão

Opções

0=Nao;1=Sim                                    



When




Relação




Val. Sistema

Pertence("01")                             



Help

Informe aqui se e indicador de retorno.

Informe aqui o status do pedido.

Informe aqui o item do pedido no
portal.


  • Tabela VEJ - Codigos dos Tipos de Pedido:

Campo

VEJ_PEDEDI

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Decimal

0

Formato

@!

Título

Tp Ped (EDI)

Descrição

Tipo Pedido Fabrica (EDI)

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções


When


Relação


Val. Sistema


Help

Informe o tipo de pedido da fabrica.


  • Tabela SB1 - Descricao Generica do Produto :

Campo

B1_REMANEB1_PEDPROB1_CODFABB1_CRICOD

Tipo

Caracter

CaracterCaracterCaracter

Tamanho

1

1272

Decimal

0

000

Formato

!

!@!@!

Título

Retornavel  

Pedi ProdutoCod Item FabCod Critic. 

Descrição

Retornavel               

Faz Pedido do Produto    Codigo do Item Fabrica   Codigo Critico           

Nível

1

!@!@!

Usado

SimSimSimSim

Obrigatório

Não

NãoNãoNão

Browse

Não

NãoNãoNão

Opções

0=Nao;1=Sim                    

0=Nao;1=Sim                  

When





Relação





Val. Sistema

Pertence("01")                          

Pertence("01")            NaoVazio()                    NaoVazio()            
Pictvar

FG_PI(M->B1_GRUPO)  

Help

Informe aqui se e indicador de retorno.

Informe aqui se o produto podera ser
pedido para a Fabrica atraves da
rotina de exportacao de pedido de
compra.

Codigo da Fabrica.

Codigo Critico

  • Tabela SB5 - Dados Adicionais do Produto:

Campo

B5_PREBASE

B5_PREAJUS

Tipo

Caracter

Numérico

Tamanho

1

3

Decimal

0

0

Formato

@!

@E 999                        

Título

Preco Base  

Aj.Prc.Base 

Descrição

Preco Base               

Aj.Prc.Base              

Nível

1

1

Usado

SimSim

Obrigatório

Não

Não

Browse

Sim

Sim

Opções

N=Net;L=Lista        


When



Relação



Val. Sistema

Pertence("NL")              

       

Help

Informe N para Preco Net e
L para Preco Lista.

Informe o Percentual de Ajuste do Preco.


Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.


Criação de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:

  • Pesquisa VEJPED:

Alias

VEJPED

Tipo

1

Sequência

01

Coluna

DB

Descrição

Tipo de Pedido      

Contém

VEJ

Alias

VEJPED

Tipo

2

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

Codigo                

Contém


Alias

VEJPED

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

Marca                    

Contém

VEJ_CODMAR      

Alias

VEJPED

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

02

Descrição

Cod. do Tipo Pedido    

Contém

VEJ_TIPPED 

Alias

VEJPED

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

03

Descrição

Descricao             

Contém

VEJ_DESCRI      

Alias

VEJPED

Tipo

5

Sequência

01

Coluna


Descrição

    

Contém

VEJ->VEJ_TIPPED


  • Pesquisa: SF1PRE

Alias

SF1PRE

Tipo

1

Sequência

01

Coluna

DB

Descrição

Pre-Nota               

Contém

SF1

Alias

SF1PRE

Tipo

 2

Sequência

01 

Coluna

 01

Descrição

   Numero + Serie + For

Contém


Alias

SF1PRE

Tipo

 4

Sequência

 01

Coluna

01 

Descrição

Numero       

Contém

 F1_DOC      

Alias

SF1PRE

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

02

Descrição

Serie             

Contém

F1_SERIE    

Alias

SF1PRE

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

03

Descrição

Fornecedor  

Contém

F1_FORNECE  

Alias

SF1PRE

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

04

Descrição

Loja

Contém

F1_LOJA  

Alias

SF1PRE

Tipo

5

Sequência

01

Coluna


Descrição


Contém

SF1->F1_DOC  

Alias

SF1PRE

Tipo

5

Sequência

02

Coluna


Descrição


Contém

SF1->F1_SERIE

Alias

SF1PRE

Tipo

6

Sequência

01

Coluna


Descrição


Contém

SF1->F1_STATUS==" "


  • Pesquisa: VE4PED

Alias

VE4PED

Tipo

1

Sequência

01

Coluna

DB

Descrição

Parametro Fabrica   

Contém

VE4

Alias

VE4PED

Tipo

 2

Sequência

 01

Coluna

 01

Descrição

 Fabrica      

Contém


Alias

VE4PED

Tipo

 3

Sequência

01 

Coluna

01 

Descrição

Cadastra Novo    

Contém

 01

Alias

VE4PED

Tipo

 4

Sequência

01 

Coluna

01 

Descrição

Marca 

Contém

VE4_PREFAB  

Alias

VE4PED

Tipo

 4

Sequência

01 

Coluna

02 

Descrição

CGC Fornecedor 

Contém

 VE4_CGCFAB    

Alias

VE4PED

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

03

Descrição

Nome Fornecedor

Contém

POSICIONE("SA2",1,XFILIAL("SA2")+VE4->VE4_CODFOR+VE4->VE4_LOJFOR,"A2_NOME")

Alias

VE4PED

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

04

Descrição

Cidade

Contém

POSICIONE("SA2",1,XFILIAL("SA2")+VE4->VE4_CODFOR+VE4->VE4_LOJFOR,"A2_MUN")

Alias

VE4PED

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

05

Descrição

UF

Contém

POSICIONE("SA2",1,XFILIAL("SA2")+VE4->VE4_CODFOR+VE4->VE4_LOJFOR,"A2_EST")  

Alias

VE4PED

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

06

Descrição

Codigo Fornecedor   

Contém

VE4_CODFOR    

Alias

VE4PED

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

07

Descrição

Loja

Contém

VE4_LOJFOR  

Alias

VE4PED

Tipo

 5

Sequência

 01

Coluna

01 

Descrição


Contém

 VE4->VE4_PREFAB

Alias

VE4PED

Tipo

 5

Sequência

01 

Coluna

02 

Descrição


Contém

 VE4->VE4_CODFOR

Alias

VE4PED

Tipo

 5

Sequência

01 

Coluna

03 

Descrição


Contém

 VE4->VE4_LOJFOR  


Criação de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

Nome da Variável

MV_MIL0062

Tipo

Caracter

Descrição

Grupos que nao terao o campo B1_PEDPRO zerados (Separados por /(Barras)

Valor Padrão


Nome da Variável

MV_MIL0015

Tipo

Caracter

Descrição

Endereco do portal de pedido de compra da John Deere PMLINK (WebService)

Valor Padrão


Nome da Variável

MV_MIL0043

Tipo

Caracter

Descrição

Endereco do portal de relacao de nota  fiscal com o pedido de compra ADVANCE SHIP NOTICE (WebService)

Valor Padrão


Nome da Variável

MV_MIL0044

Tipo

Caracter

Descrição

Endereco do portal de relacao de nota fiscal com o pedido de compra ADVANCE SHIP NOTICE (WebService)

Valor Padrão




Procedimento para Configuração

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure o(s) parâmetro(s) a seguir:
    Observe os exemplos de preenchimento:

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_MIL0062

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

SHL /JDRM/AB

Descrição:

Grupos que nao terao o campo B1_PEDPRO zerados (Separados por /(Barras)

 

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

 MV_MIL0015

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

https://parts.deere.com/dns/services/PMLinkWS_1_2

Descrição:

 Endereco do portal de pedido de compra da John Deere PMLINK (WebService)

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

 MV_MIL0044

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

https://parts.deere.com/dns/services/OrderStatusWS_1_2

Descrição:

Endereco do portal de relacao de nota fiscal com o pedido de compra ADVANCE SHIP NOTICE (WebService) 

 

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

 MV_MIL0043

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

https://fds.deere.com/FDSWeb/services/AdvanceShipNoticeWS_1_1

Descrição:

 Endereco do portal de relacao de nota  fiscal com o pedido de compra ADVANCE SHIP NOTICE (WebService)

 

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do Autopeças (SIGAPEC), conforme instruções a seguir:


Menu

Atualizações

Submenu

Peças JD

Nome da Rotina

Import Peças JD

Programa

OFINJD01

Módulo

Autopeças

Tipo

Função Protheus

Menu

Atualizações

Submenu

Peças JD

Nome da Rotina

Subst Peças JD

Programa

OFINJD02

Módulo

Autopeças

Tipo

Função Protheus

Menu

Atualizações

Submenu

Peças JD

Nome da Rotina

Localizador Peças

Programa

OFINJD03

Módulo

Autopeças

Tipo

Função Protheus

Menu

Atualizações

Submenu

Peças JD

Nome da Rotina

Ret. Aut. Peças

Programa

OFINJD04

Módulo

Autopeças

Tipo

Função Protheus

Menu

Atualizações

Submenu

Peças JD

Nome da Rotina

Envio de Peças

Programa

OFINJD05

Módulo

Autopeças

Tipo

Função Protheus

Menu

Atualizações

Submenu

Peças JD

Nome da Rotina

Pedido de Peças JD

Programa

OFINJD10

Módulo

Autopeças

Tipo

Função Protheus

Menu

Atualizações

Submenu

Peças JD

Nome da Rotina

Relac. NF x Pedido

Programa

OFINJD22

Módulo

Autopeças

Tipo

Função Protheus


No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do Oficina (SIGAOFI), conforme instruções a seguir:

Menu

Atualizações

Submenu

Peças JD

Nome da Rotina

Import Peças JD

Programa

OFINJD01

Módulo

Oficina

Tipo

Função Protheus

Menu

Atualizações

Submenu

Peças JD

Nome da Rotina

Subst Peças JD

Programa

OFINJD02

Módulo

Oficina

Tipo

Função Protheus

Menu

Atualizações

Submenu

Peças JD

Nome da Rotina

Localizador Peças

Programa

OFINJD03

Módulo

Oficina

Tipo

Função Protheus

Menu

Atualizações

Submenu

Peças JD

Nome da Rotina

Ret. Aut. Peças

Programa

OFINJD04

Módulo

Oficina

Tipo

Função Protheus

Menu

Atualizações

Submenu

Peças JD

Nome da Rotina

Envio de Peças

Programa

OFINJD05

Módulo

Oficina

Tipo

Função Protheus

Menu

Atualizações

Submenu

Peças JD

Nome da Rotina

Pedido de Peças JD

Programa

OFINJD10

Módulo

Oficina

Tipo

Função Protheus

Menu

Atualizações

Submenu

Peças JD

Nome da Rotina

Relac. NF x Pedido

Programa

OFINJD22

Módulo

Oficina

Tipo

Função Protheus

Procedimento para Utilização

  

Import Peças JD (OFINJD01).

  1. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes/Cadastro/Parâmetros (CFGX017). Pesquise pelo parâmetro MV_MIL0062.
  2. Neste parâmetro será possível determinar quais peças não terão o conteúdo do campo Pedi Produto (B1_PEDPRO) zerados durante o processo de importação. A cada importação, o conteúdo do campo Pedi Produto (B1_PEDPRO) é zerado em todos os cadastros de peças, com exceção das peças indicadas neste parâmetro. Para indicar estas peças, informe os grupos das peças que não serão atualizadas com zero neste parâmetro. Exemplo de preenchimento: SHL /JDRM/AB
  3. No Oficina (SIGAOFI), acesse Atualizações\Cad Gestão\Parâmetro Marca(OFIPA980).
  4. Posicione sobre o registro referente à montadora John Deere e clique em Alterar.
  5. Selecione a pasta Integração com Montadora.
  6. Os seguintes campos serão utilizados pela rotina de importação:
    1. Cta. Contab. (VE4_CTACTB): será gravado no campo Cta Contabil (B1_CONTA).
    2. Centro Custo (VE4_CENCUS): será gravado no campo Centro Custo (B1_CC).
    3. Armaz.Padrao (VE4_ALMPAD): será gravado no campo Armazem Pad. (B1_LOCPAD).
    4. Grp Item Pad (VE4_GRUITE): será gravado no campo Grupo (B1_GRUPO). Será um grupo temporário, já que o usuário posteriormente irá alterar o grupo de acordo com a sua estrutura de grupo de produtos definida.

ATENÇÃO! Os grupos de peças devem ser definidos e criados no momento da implantação do sistema pelo concessionário. Limite o uso de grupos de peças o máximo possível. O recomendado é não ultrapassar 30 grupos de peças diferentes para as peças John Deere.

  1. Forn/Montad (VE4_CODFOR): será gravado no campo Forn. Padrao (B1_PROC).
  2. Loja Fornec. (VE4_LOJFOR): será gravado no campo Loja Padrao (B1_LOJPROC).
  3. Mesma UF Mon (VE4_FESTCO): será gravado no campo Fora estado (B1_FORAEST).
  4. No momento da execução da rotina de importação, o usuário poderá escolher se considerará os campos de TES abaixo para serem gravados nas novas peças:
    1. TES Pad.Ent (VE4_TESENT): será gravado no campo TE Padrao (B1_TE).
    2. TES Pad. Sai (VE4_TESSAI): será gravado no campo TS Padrao (B1_TS).
  5. Confirme a alteração.
  6. Acesse Atualizações\Peças JD\Import Peças JD (OFINJD01).
  7. Clique no botão Param.
  8. Na janela aberta, serão exibidos parâmetros a serem preenchidos para a execução da rotina:
    1. Arquivo de Importação: informe o arquivo .DAT disponibilizado pela John Deere através do DTF (Data Transfer Facility), um programa de uso da John Deere que gerencia a transferência dos arquivos entre a concessionária e a John Deere através da internet. O DTF irá baixar estes arquivos e disponibilizá-los. Para exibir a janela de navegação de pastas, deixe o conteúdo do parâmetro em branco e pressione Enter.
    2. Marca: informe o código da marca a ser utilizado nos casos onde há necessidade de inclusão de novas peças. O código informado aqui será utilizado para buscar o cadastro da montadora na rotina Parâmetro Marca (OFIPA980).
    3. Importa TES da marca?: informe se o conteúdo dos campos TES Pad.Ent (VE4_TESENT) e TES Pad. Sai (VE4_TESSAI) da rotina Parâmetro Marca (OFIPA980) serão utilizados para gravação dos campos TE Padrao (B1_TE) e TS Padrao (B1_TS), respectivamente.
  9. Confirme o preenchimento dos parâmetros.
  10. Clique em OK para dar início ao processo de importação.
  11. Vale ressaltar que os Preços e outras informações serão gravados nos campos abaixo:
    1. Preço de Lista: campo Preco Venda (B1_PRV1);
    2. Preço Net: campo Preco Venda2 (B5_PRV2);
    3. Preço Core Exchange Net: campo Preco Venda3 (B5_PRV3);
    4. Preço Core Exchange List: campo Preco Venda4 (B5_PRV4);
    5. Preço Return Credit Net: campo Preco Venda5 (B5_PRV5);
    6. Preço Return Credit List: campo Preco Venda6 (B5_PRV6);
    7. Indicador de Retorno: campo Retornável (B1_REMANE);
    8. Ativo para Compra: campo Pedi Produto (B1_PEDPRO).
  1. Também é possível executar esta rotina de forma automática, através do cadastro de schedules do Protheus. Para isso, realize o cadastro do schedule e nos parâmetros da rotina informe: empresa; filial; diretório o qual está armazenado o arquivo a ser gerado; marca; e 1 para importar TES ou 0 para não importar. Exemplo: OFINJD01("01","01","IMP","JD",1), onde “01” é a empresa; “01” filial; “IMP” é o diretório onde está armazenado o arquivo a ser importado; “JD” a marca; e “1” indicando que irá importar TES.



Subst Peças JD (OFINJD02).

  1. ATENÇÃO! Vale ressaltar que somente as peças que estão cadastradas na rotina Peças (MATA010) serão consideradas para realização da substituição. Portanto, execute a rotina Import Peças JD (OFINJD01) antes de realizar a importação.
  2. No Oficina (SIGAOFI), acesse Atualizações\Peças JD\Subst Peças JD (OFINJD02).
  3. Clique no botão Param.
  4. Na janela aberta, será exibido o parâmetro a ser preenchido para a execução da rotina:
    1. Arquivo de Importação: informe o arquivo .DAT disponibilizado pela John Deere através do DTF (Data Transfer Facility), um programa de uso da John Deere que gerencia a transferência dos arquivos entre a concessionária e a John Deere através da internet. O DTF irá baixar estes arquivos e disponibilizá-los. Para exibir a janela de navegação de pastas, deixe o conteúdo do parâmetro em branco e pressione Enter.
  5. Confirme o preenchimento.
  6. Clique em OK para dar início ao processo de importação.
  7. Para cada substituição realizada, será criado um registro na rotina Substituic Manual (OFIPA910).



Localizador Peças (OFINJD03).

  1. No Oficina (SIGAOFI), acesse Atualizações\Peças JD\Localizador Peças (OFINJD03).
  2. Será aberta a janela inicial da rotina. Clique em Param.
  3. Será aberta uma janela para que o usuário realize o preenchimento dos parâmetros para geração do arquivo:
    1. Diretório: informe o diretório onde o arquivo XML será gerado.
    2. Grupo de Peças: informe os códigos dos grupos de peças a serem considerados no levantamento das peças. Caso haja mais de um grupo, os mesmos devem ser separados entre barras. Exemplo de preenchimento: JD  /ABCD/T2  /JD1
    3. Nro da Conta Principal: informe o código principal de conta da concessionária junto a John Deere.
    4. Considera Armazém?: informe qual armazém será considerado no levantamento das peças:
      1.                                        i.      Parâmetro: será considerado o armazém informado no conteúdo do próximo parâmetro, denominado Armazém.
      2.                                      ii.      Padrão da Peça: será considerado o armazém padrão da peça, existente no próprio cadastrado da peça através do campo Armazem Pad. (B1_LOCPAD).
    5. Armazém: caso o parâmetro Considera Armazém? esteja preenchido com a opção Parâmetro, o conteúdo informado aqui será considerado.
  4. Após preenchimento dos parâmetros, confirme.
  5. Clique em OK na janela principal.
  6. Será exibida a mensagem informando que o arquivo foi gerado com sucesso.
  7. O arquivo gerado possuirá a extensão .DAT, e seu nome será atribuído desta forma: DLR2JD_ + DIA + MÊS + ANO + _ + HORA + MINUTO + SEGUNDO.DAT. Exemplo: DLR2JD_25OCT2015_130440.DAT.
  8. ATENÇÃO! Serão consideradas apenas as peças que possuem saldo atual em estoque maior do que zero, de acordo com o armazém considerado.



Envio de Peças (OFINJD05) e Ret. Aut. Peças (OFINJD04)

  1. No Oficina (SIGAOFI), acesse Atualizações\Cad Gerais\ Fórmulas (OFIPA860).
  2. Clique em Incluir.
  3. Preencha os campos obrigatórios. Esta fórmula será utilizada no processo de recompra.
  4. Atente-se ao preenchimento do campo Grp Formula (VEG_GRUFOR) com 04.
  5. Atente-se ao preenchimento do campo Formula (VEG_FORMUL). Este campo deve ser preenchido com o conteúdo M->VS3_VALPEC.
  6. Confirme a inclusão.
  7. No Oficina (SIGAOFI), acesse Atualizações\Mov Oficina\ Orc. por Fases (OFIXA011).
  8. Clique em Incluir.
  9. Crie um novo orçamento de peças. No campo Faturar Para (VS1_CLIFAT), informe o código de cliente referente ao cadastro da montadora da John Deere. Este mesmo código de cliente precisa estar relacionado ao cadastro da montadora na rotina Parâmetro Marca (OFIPA980).
  10. Inclua as peças que deseja retornar para a John Deere.
  11. Após o término do preenchimento dos campos, grave o orçamento através da opção Ações Relacionadas/Gravar.
  12. ATENÇÃO! Para que o orçamento de peças seja considerado na geração do arquivo para envio a John Deere, o mesmo precisa estar com o status Aberto (legenda verde). Portanto, não avance o orçamento! Apenas efetue a gravação do mesmo.
  13. Acesse Atualizações\Peças JD\ Envio de Peças (OFINJD05).
  14. Será aberta a janela inicial da rotina. Clique em OK.
  15. Será aberta uma janela para que o usuário realize o preenchimento dos parâmetros para geração do arquivo:
    1. Diretório: informe o diretório onde o arquivo .DAT será gerado.
    2. Cliente e Loja: informe o código do cliente e loja que será considerado como o cadastro da montadora John Deere. Apenas os orçamentos de peças inclusos para o cliente informado neste parâmetro serão considerados.
  16. Após o preenchimento dos parâmetros, clique em OK.
  17. Será exibida uma janela com os orçamentos encontrados e seus respectivos valores. Marque os orçamentos que deseja considerar para geração do arquivo e confirme.
  18. Em seguida, será exibida outra janela, agora exibindo todas as peças, com seus respectivos valores e quantidades, que compõem os orçamentos selecionados. Selecione as peças que deseja considerar e confirme.
  19. Será exibida uma mensagem informando o sucesso na geração do arquivo. Clique em OK.
  20. Uma nova mensagem será exibida. Os orçamentos que foram criados para geração e envio do arquivo não serão mais utilizados, pois durante o processo de retorno com as peças autorizadas, a John Deere enviará um arquivo XML contendo as peças autorizadas. A partir deste arquivo, o sistema irá criar um novo orçamento para faturamento a John Deere. Desta forma, se o usuário desejar, ao clicar em Sim, o sistema irá cancelar automaticamente todos os orçamentos que foram marcados para envio.
  21. Agora o usuário deve enviar o arquivo .DAT gerado para a John Deere através do DTF.
  22. Acesse Atualizações\Peças JD\ Ret. Aut. Peças (OFINJD04).
  23. Será aberta a janela inicial da rotina. Clique em OK.
  24. Será aberta uma janela para que o usuário informe o caminho do arquivo XML enviado pela John Deere contendo as peças autorizadas para faturamento. Localize o arquivo e clique em Salvar.
  25. Após a leitura do arquivo, será exibida uma janela mostrando todas as peças que compõem o arquivo. Aqui o usuário poderá selecionar quais peças deseja considerar para a montagem automática do orçamento balcão. Aqui o usuário poderá também imprimir esta relação através do botão Imprimir.
  26. Após selecionar as peças, clique em Confirmar.
  27. Será exibida uma mensagem questionando se o usuário deseja gerar um orçamento das peças selecionadas. Clique em Sim.
  28. Informe os campos necessários para criação do orçamento:
    1. Faturar Para e Loja: informe o código do cliente e loja que será considerado como o cadastro da montadora John Deere. Este código será utilizado para faturamento do orçamento de peças para recompra.
    2. Cod Situação: aqui será informado como sistema deverá considerar os itens deste orçamento com relação a demanda. Como se trata de uma recompra, esta venda não deverá gerar demanda, já que o concessionário está devolvendo as peças que ele comprou e não foram vendidas. Por isso, utilize um registro de situação de tipo de demanda com o campo Demanda (V09_LEVDEM) igual a 0=Não. O código da situação da demanda pode ser cadastrado através da rotina Sit Demanda (OFIOA530).
    3. Tip Operação: informe o código de TES inteligente a ser considerado para preenchimento das TES das peças deste orçamento.
    4. Grupo Item: informe um código de grupo de peças a ser gravado em todas as peças deste orçamento. Caso deixe em branco, para cada peça será gravado o conteúdo do campo Grupo (B1_GRUPO), que é informado no cadastro da própria peça através da rotina Peças (MATA010).
    5. Fórmula: informe o código da fórmula padrão a ser considerado no orçamento de recompra. ATENÇÃO! Aqui deve ser informada a fórmula previamente cadastrada que considere o valor de recompra para cada peça enviada no arquivo da John Deere. A fórmula deve conter a seguinte instrução ADVPL: M->VS3_VALPEC.
    6. Forma Pagto: informe o código da condição de pagamento a ser considerado neste orçamento.
  29. Confirme esta janela.
  30. A rotina criará o orçamento a partir do arquivo.
  31. ATENÇÃO! A rotina considerará o conteúdo do parâmetro MV_NUMITEN como limitador da quantidade de itens em um orçamento. Portanto, caso o número de itens do arquivo ultrapasse este limite, a rotina criará mais de um orçamento. Para faturar mais de um orçamento ao mesmo tempo, gerando assim uma única nota fiscal, utilize a rotina Fat Agr Orc Fases (OFIXA021).
  32. No final do processamento, será exibida a mensagem informando que a importação foi realizada com sucesso. O número ou números dos orçamentos criados serão exibidos.
  33. Após o processamento, será criado um subdiretório denominado SALVA dentro do diretório informado no parâmetro. O arquivo processado será movido para este subdiretório.



Pedido de Peças JD (OFINJD10) 

  1. Ainda no Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes/Cadastro/Parâmetros (CFGX017). Pesquise pelo parâmetro MV_MIL0015.
  2. Informe o endereço disponibilizado pela John Deere para comunicação com o WebService de Pedido de Compras de Peças (PMLINK). Exemplo de preenchimento: https://parts.deere.com/dns/services/PMLinkWS_1_2
  3. Pesquise pelo parâmetro MV_MIL0044.
  4. Informe o endereço disponibilizado pela John Deere para comunicação com o WebService de Pedido de Compras de Peças (ORDER STATUS). Exemplo de preenchimento: https://parts.deere.com/dns/services/OrderStatusWS_1_2
  5. A John Deere trabalha com o conceito de tipos de pedido (Order Type). Portanto, para que a integração dos pedidos de compra entre o Protheus e o JDPOINT seja feita corretamente através do PMLINK e do ORDER STATUS, será necessário incluir os diferentes tipos de pedido através desta rotina.
  6. No Oficina (SIGAOFI), acesse Atualizações\Cad Peças\Tipos de Pedido (OFIPA850).
  7. Clique em Incluir.
  8. Preencha os campos obrigatórios.
  9. Atente-se ao campo Tp Ped (EDI) (VEJ_PEDEDI). Neste campo deve ser informado o código de tipo de pedido a ser interpretado pela John Deere. Este código é o utilizado pelo PMLINK. Desta forma, informe o código do tipo de pedido conforme orientação de layout da John Deere. Abaixo alguns exemplos:
    1. IS = Initial Stock Order
    2. MD = Machine Down
    3. SO = Stock Order
  10. Atente-se também ao campo Marca (VEJ_CODMAR). Será necessário informar o código da marca cadastrada que faz referência a marca John Deere. A marca é cadastrada através da rotina Marcas (OFIPA950). Além disso, esta mesma marca deve estar vinculada ao registro da montadora John Deere no Protheus, que é cadastrada através da rotina Parâmetro Marca (OFIPA980).
  11. Confirme a inclusão. Repita esta operação para os outros tipos de pedido.
  12. Acesse Atualizações\Cad Gerais\Tab Gener Conces. (OFIOA560).
  13. Verifique que a tabela 036=Tipos de Pedido foi criada.
  14. Esta tabela é de uso exclusivo do sistema. Nela estarão contidos os tipos de pedido (order types) utilizados pela John Deere em seus dois formatos: um para o PMLINK (VX5_DESCRI) e outro para o ORDER STATUS (VX5_CODIGO).
  15. No Oficina (SIGAOFI), acesse Atualizações\Cad Financeiro\Condição Pagamento (MATA360).
  16. Clique em Incluir.
  17. O WebService de pedido de compras na John Deere não utiliza codificação para relacionar as condições de pagamento, apenas a descrição da condição. Portanto, se faz necessário cadastrar as condições de pagamento disponíveis no portal de pedido de compras (JDPOINT) no Protheus exatamente com a mesma descrição. Portanto, o campo Descrição (E4_DESCRI) deve ser informado corretamente para que a comunicação com o Webservice seja feita com sucesso. As descrições das condições normalmente praticadas são:
    1. 24 HORAS
    2. A VISTA
    3. BANCO JD
    4. CARTEIRA
    5. PIP PRG
    6. RECOMPRA
  18. Acesse Atualizações\Peças JD\Pedido de Peças JD (OFINJD10).
  19. Esta rotina realizará todo o processo de envio/recebimento/atualização de pedidos de compra entre a John Deere e o concessionário.
  20. Os pedidos relacionados no browse desta rotina estão registrados na tabela SC7 – Pedidos de Compra.

 

Transmissão de Pedidos Inclusos pelo Protheus (PMLINK)

  1. No browse principal da rotina, clique em Incluir.
  2. Preencha os campos do cabeçalho, se atentando ao preenchimento do campo Fornecedor. Aqui deve ser informado o código do fornecedor referente a montadora da John Deere. Além disso, este código de fornecedor deve estar relacionado a um registro da rotina Parâmetro Marca (OFIPA980) para a marca John Deere.
  3. Atente-se também ao preenchimento do campo Cond. Pagto. Utilize apenas condições de pagamento cadastradas conforme as orientações anteriores.
  4. Em seguida, informe as peças que deseja comprar junto a John Deere.

ATENÇÃO! Depois de digitar o código da peça no campo Produto (C7_PRODUTO), ainda com o campo aberto para digitação, pressione a tecla funcional F10 para ter acesso à rotina de consulta do item (OFIXC001). Também é possível visualizar a rotina de Análise de Itens (OFIOC520) pressionando a tecla funcional F11 ao digitar o código do produto, com o campo ainda aberto para digitação.

  1. Atente-se ao preenchimento do campo Tp Pedido (C7_TIPPED), que está localizado nos itens do pedido de compra. Neste campo deve ser informado o código do pedido conforme incluso anteriormente através da rotina Tipos de Pedido (OFIPA850).
  2. Observe também o campo Código Promocional (C7_CODPRO) que deverá ser digitado no cabeçalho do pedido quando houver necessidade.
  3. Na linha do item, observe que o campo Locação será preenchido automaticamente com o código da locação do item – campo Localiz (B5_LOCALIZ) ou campo Localiz (BZ_LOCALIZ), de acordo com a configuração do parâmetro MV_ARQPROD – e que na linha do item também é possível identificar se o ele é retornável ou não através do campo Retornável (B1_REMANE).
  4. ATENÇÃO! Somente peças com o campo Pedi Produto (B1_PEDPRO) com o conteúdo 1=Sim serão consideradas no pedido de compra. A informação que diz respeito se a peça pode ou não ser comprada é atualizada automaticamente pela John Deere e incluso no Protheus através da rotina Import Peças JD (OFINJD01).
  5. O preço da peça retornado nesta linha corresponderá ao valor gravado no campo Preço venda2 (B5_PRV2), localizado na rotina Complemento Peças (MATA180). O campo Preço venda2 (B5_PRV2) é atualizado automaticamente com o preço Net através da rotina Import Peças JD (OFINJD01).
  6. Confirme a inclusão.
  7. No browse principal da rotina, posicione sobre o pedido incluso e selecione a opção Ações Relacionadas/Exportação.
  8. Será aberta uma nova janela. Clique em OK para exportar o pedido.
  9. O número do pedido gerado pela John Deere será gravado no campo Num Ped Fab (C7_PEDFAB). O número do item do pedido gerado pela John Deere será gravado no campo Item Pedido (C7_ITEPED). Neste momento, o pedido de compra do Protheus foi exportado para o portal da John Deere (JDPOINT). ATENÇÃO! A partir do momento que o pedido de compra foi transmitido para o portal e seu número foi gravado no Protheus, não será mais possível alterar este pedido diretamente pelo Protheus. Uma vez exportado, a John Deere não possibilita que o pedido seja enviado novamente. Caso o concessionário deseje alterar o pedido, o mesmo deve entrar no portal e realizar a alteração por lá. Depois de alterado, o usuário deverá executar a atualização do pedido do portal para o Protheus, conforme veremos mais adiante.
  10. Vale ressaltar que um pedido exportado do Protheus para a John Deere ainda não está com sua entrada confirmada junto a fábrica, ou seja, este pedido ainda não está sendo considerado no processo de atendimento da John Deere. Portanto, após exportar o pedido do Protheus para o portal, o concessionário deverá acessar o portal JDPOINT para realizar a conferência do pedido e, no momento que o mesmo desejar, deverá confirmar a entrada deste pedido no portal.


Recepção e Atualização de Pedidos Inclusos pelo JDPOINT (Order Status)

  1. No browse principal da rotina, selecione a opção Ações Relacionadas/Importação.
  2. Será aberta uma nova janela para selecionar qual filial deseja incluir/atualizar o pedido. Confirme.
  3. Na janela aberta, serão exibidos os parâmetros a serem preenchidos para a execução da exportação:
    1. Marca: informe o código da marca John Deere cadastrada no sistema. O código informado aqui será utilizado para buscar o cadastro da montadora na rotina Parâmetro Marca (OFIPA980). Desta forma o sistema saberá o código de fornecedor e loja a ser utilizado no pedido a ser importado.
    2. Fornecedor e Loja: de acordo com a marca informada anteriormente, serão exibidos o código do fornecedor e a loja referentes a John Deere.
    3. Cond.Pagto: informe a condição de pagamento a ser utilizada neste pedido de compra.
    4. Número do pedido: informe o número do pedido de compra existente no JDPOINT. Este pedido de compra do Protheus alimentará o pedido de compra do JDPOINT informado neste campo.
  4. Confirme o preenchimento do parâmetro.
  5. Clique em OK para importar o pedido.
  6. Após a finalização do processo o pedido será importado.
  7. Nos casos onde o pedido já existia no Protheus e este pedido sofreu atualização direta no portal JDPOINT, basta repetir o processo acima, informando o número do pedido do JDPOINT no parâmetro Número do pedido. Desta forma, a rotina localizará este pedido no Protheus e realizará a atualização do mesmo.
  8. ATENÇÃO! Tanto para exportação como importação de pedidos, após ser realizada a integração, o sistema não permitirá a alteração do pedido de compra manualmente pelo Protheus.
  9. O usuário ainda poderá excluir o pedido, caso deseje, através da opção Ações Relacionadas/Excluir, desde que o mesmo não tenha sido transmitido a John Deere.
  10. Além disso, o usuário poderá imprimir um ou todos os pedidos de compra de peças existentes através da opção Ações Relacionadas/Impr. pedidos.



Relac. NF x Pedido (OFINJD22).

  1. Ainda no Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes/Cadastro/Parâmetros (CFGX017). Pesquise pelo parâmetro MV_MIL0043.
  2. Informe o endereço disponibilizado pela John Deere para comunicação com o WebService de relação de nota fiscal de compra de peças com o pedido de compra (ADVANCE SHIP NOTICE). Exemplo de preenchimento: https://fds.deere.com/FDSWeb/services/AdvanceShipNoticeWS_1_1
  3. Para realizar os passos abaixo, é necessário que exista um pedido de compras no Protheus que já foi integrado a John Deere através da rotina Pedido de Peças JD (OFINJD10). Além disso, o usuário necessita ter realizado a inclusão da pré-nota referente a este pedido através da rotina Pré Nota Entrada (MATA140).
  4. Acesse Atualizações\Peças JD\Relac. NF x Pedido (OFINJD22).
  5. Ao abrir a rotina, será aberta uma janela com dois campos a serem informados pelo usuário:
    1. Nro.NF: informe o número da pré-nota de entrada por compra. Vale ressaltar que só serão consideradas as pré-notas, ou seja, notas já classificadas não poderão ser utilizadas.
    2. Série: informe a série da pré-nota.
  6. Após confirmar as informações, clique em OK.
  7. Neste momento, a rotina irá se comunicar com o WebService e realizar a integração. Os campos dos itens da pré-nota No Pedido (D1_PEDIDO) e Item do Ped. (D1_ITEMPC) serão atualizados.
  8. Após terminar o processo, a rotina exibirá uma mensagem informando que a pré-nota foi atualizada com sucesso.