Árvore de páginas

01. VISÃO GERAL

O PTU A900 tem como objetivo importar a Tabela Nacional de Materiais e Medicamentos disponibilizado da Unimed do Brasil .

Para a periodicidade da importação destes arquivos e normas administrativas para tal, devem ser observadas as normas do Manual de Intercâmbio Nacional.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

  1. No Plano de Saúde (SIGAPLS) acesse Miscelânea/Unimed/Importação/PTU A900 (PLSP900).
  2. Será exibida a seguinte tela com os parâmetros:
    1. Arquivo - Informe o arquivo A900 a ser importado.
    2. Criar TDE - Define se irá criar uma nova TDE (Tabela Dinâmica de Eventos) ou se irá aproveitar uma existente. Seu conteúdo definirá qual dos próximos parâmetros devem ser preenchidos, pois se escolhido "1" - Sim, será necessário definir o código das Tabelas para criação e as perguntas sobre TDE ficarão desabilitadas. Se for escolhido "0" - Não, o sistema irá habilitar a escolha das TDE's já existentes no sistema, desabilitando os campos de informar as tabelas. 
    3. Tabela Padrão de Materiais Própria - Informar o código da tabela padrão para criação dos procedimentos de Materiais, referentes os itens que possuem codificação TNUMM (Padrão 00).
    4. Tabela Padrão de Materiais TISS - Informar o código da tabela padrão para criação dos procedimentos de Materiais, referentes os itens que possuem codificação TUSS (Padrão TISS 19).
    5. Tabela Padrão de Medicamentos Própria - Informar o código da tabela padrão para criação dos procedimentos de Medicamentos, referentes os itens que possuem codificação TNUMM (Padrão 00).
    6. Tabela Padrão de Medicamentos TISS - Informar o código da tabela padrão para criação dos procedimentos de Medicamentos, referentes os itens que possuem codificação TUSS (Padrão 20).
    7. Tabela Padrão de OPME Própria - Informar o código da tabela padrão para criação dos procedimentos de OPME, referentes os itens que possuem codificação TNUMM (Padrão 00).
    8. Tabela Padrão de OPME TISS - Informar o código da tabela padrão para criação dos procedimentos de OPME, referentes os itens que possuem codificação TUSS (Padrão TISS 19).
    9. TDE Materiais Própria - Informar o código da TDE existente, para importar os itens de Materiais que possuem codificação TNUMM.
    10. TDE Materiais TISS - Informar o código da TDE existente, para importar os itens de Materiais que possuem codificação TUSS.
    11. TDE Medicamento Própria - Informar o código da TDE existente, para importar os itens de Medicamento que possuem codificação TNUMM.
    12. TDE Medicamento TISS - Informar o código da TDE existente, para importar os itens de Medicamento que possuem codificação TISS.
    13. TDE OPME Própria - Informar o código da TDE existente, para importar os itens de OPME que possuem codificação TNUMM.
    14. TDE OPME TISS- Informar o código da TDE existente, para importar os itens de OPME que possuem codificação TISS.
  3. Durante a importação, o sistema realiza a seguintes validações:
    1. O sistema verifica se o evento do registro R902, posição 365 - TP_PRODUTO, se trata de um OPME ou Material, gravando nas tabelas especificadas pelo usuário.
    2. De acordo com a codificação do evento, no registro R902 - posição 366 - TP_CODIFICACAO (TNUMM ou TUSS) - o sistema irá gravar o código do material, de acordo com as informações abaixo:
      1. No registro R902, caso conste na posição 366 o valor "1" - TNUMM, o item será gravada na TDE própria. Caso conte "2" - TUSS, será gravado na TDE TISS. Além disso:

        1. Se for TNUMM, será gravado como código do evento as posições 12 a 19;

        2. Se for TUSS, será gravado como código do evento as posições 413 a 422.

      2. No registro R905, na posição 159, caso conste o valor "1" - TNUMM, o item será gravada na TDE própria e caso conste "2" - TUSS, será gravado na TDE TISS. Além disso:

        1. Se for TNUMM, será gravado como código do evento as posições 12 a 19;

        2. Se for TISS, será gravado como código do evento as posições 191 a 200.

    3. Gravação dos registros R906 - Bloco de valores por ICMS, direto na tabela B6I, quando estiver realizando a importação dos dados, para utilização posterior 

Atenção

Caso o usuário esteja importando o A900 de carga inicial (tipo 1), e estiver utilizando VPN ou alguma rede de dados móveis ou de conexão lenta, sugerimos colocar o arquivo A900 em alguma pasta dentro do servidor Protheus (dentro de "Protheus Data"), para diminuir o tráfego de informações na rede entre o servidor e SmartClient, para acelerar a importação.


03. CONFIGURAÇÃO DE MENU

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013)
  2. Crie o menu abaixo

Menu

Miscelânea

Submenu

Unimed

SubmenuImportação

Nome da Rotina

PTU A900

Programa

PLSP900

Módulo

33-SIGAPLS