Árvore de páginas

01. VISÃO GERAL

O controle de acesso do Conciliador permite que o cliente configure qual usuário ou grupo de usuário pode acessar determinada configuração de conciliação. Assim, garante mais segurança nas informações da empresa, possibilitando que sejam criados diferentes perfis de acesso ao Conciliador.

Essa configuração define quem pode acessar o menu 'Conciliador' e o menu 'Dashboard' do Conciliador BackOffice.

Importante

Requisitos mínimos

  • Disponível a partir do release 12.1.2310.

02. PRIMEIROS PASSOS

Acessando o Controle de Acesso por meio do menu lateral, esta será a tela inicial. Nela estarão contidas todas as regras de acesso contidas na tabela QLM, para incluir uma nova configuração basta clicar em 'Incluir Regra'.



03. ETAPAS DO CONTROLE DE ACESSO


01.1 INCLUINDO UMA NOVA REGRA

Para incluir uma nova configuração basta clicar em 'Incluir Regra'. Nesta etapa será definido o nome da regra, o critério de busca (pode ser por usuário ou grupo de usuário) e as configurações que serão liberadas para esta regra.

Regra por usuário:


Regra por Grupo:


Caso já existe uma regra para a usuária Gisele, ao tentar incluir uma nova regra para o mesmo usuário (Gisele) será mostrado uma mensagem informando que já existe uma regra cadastrada para este usuário e não será possível prosseguir a gravação.


Importante

A regra de usuário sempre vai sobrepor a regra por grupo, ou seja, se existir uma regra para o usuário João, em que são liberadas as configurações 0003 e 0005 e existir outra regra de grupo em que o João faça parte e nessa regra estejam liberadas as configurações 0007, 008 e 0009 o sistema sempre vai priorizar a regra por usuário, assim quando o João acessar o sistema serão mostradas somente as configurações 0003 e 0005.

Atenção

Na primeira vez que um usuário entrar no Conciliador BackOffice todas as configurações de conciliação estarão disponíveis para ele utilizar. Para restringir o acesso é necessário incluir uma regra para este usuário ou uma regra para um grupo em que este usuário faça parte.

01.2 BLOQUEANDO UMA REGRA

É possível bloquear uma regra já existente no sistema. Para isso, clique nas ações da tabela (3 pontinhos a esquerda da tela) e clique em 'Editar'. Defina o seletor de bloqueado para 'Sim' e confirme a alteração.

01.3 EXCLUINDO UMA REGRA

É possível excluir uma regra já existente no sistema. Para isso, clique nas ações da tabela (3 pontinhos a esquerda da tela) e clique em 'Excluir'. Será mostrado uma tela de confirmação, clique em 'Sim' para excluir a regra cadastrada.




02.1 FILTROS

Caso deseje realizar um filtro na tela de Controle de Acesso é possível utilizar 3 modos de filtragem.

      • Usuário;
      • Grupo;
      • Configuração.
      • Regra.

Filtro por usuário: Selecione a opção 'Usuário' e digite no campo ao lado a informação que deseja pesquisar.


Filtro por grupo: Selecione a opção 'Usuário' e digite no campo ao lado a informação que deseja pesquisar.


Filtro por configuração: Selecione a opção 'Configuração' e digite no campo ao lado a informação que deseja pesquisar. Esta opção é útil case deseje saber quais usuários ou grupos possuem acesso a uma determinada configuração. Exemplo: 0001- Contas a Receber x Contabilidade. Ao clicar em 'Ver Configurações' serão mostradas as configurações de conciliação liberadas para a regra de acesso posicionada em tela.


Filtro po Regra: Sistema volta com a visão inicial das regras de acesso.


Importante

Após realizar qualquer um dos filtros acima somente a opção 'Editar' é liberada na tabela. Porém, lembre-se que ao após realizar um filtro a alteração não será somente para aquele usuário/grupo especifico e sim para todos que fazem parte da mesma regra de acesso. Veja o exemplo abaixo.


No exemplo abaixo selecionamos o filtro por usuário e filtramos o usuário bruno. Ao altera a regra 0011 (Regra Clientes Faturamento) não estamos alterando somente o usuário bruno e sim todos que fazem parte desta mesma regra de acesso.



04. UTILIZANDO UMA REGRA CADASTRADA

Neste exemplo vamos criar uma regra para o usuário Joni e liberar as configurações 0003, 0004, 0005, 0006 e 0007 para ele acessar.


Ao acessar o Conciliador ou o Dashboard somente as configurações 0003, 0004, 0005, 0006 e 0007 estarão disponíveis para utilização.



05. CONTROLE DE ACESSO AOS SUBMENUS DO CONCILIADOR

Caso necessário é possível configurar quem pode ter acesso a cada sub-menu do Conciliador BackOffice, para isso utilize será necessário definir os acessos pelo processo padrão do Conciliador.

1. Acesse o Configurador e abra o cadastro de usuário, localize o usuário que deseja, no exemplo abaixo, vamos utilizar o usuário Joni.


2. Clique na aba 'Restrições de Acesso' e depois na aba 'Ambientes'. Após isso encontre o módulo 34 (Contabilidade Gerencial).


3. Clique na opção 'Outras Ações' e escolha a opção 'Restrição de Rotina de Menu'. Encontra a rotina CTBA940 (Conciliador BackOffice) na lista de opções. Clique em 'Acessos' e defina quais opções de menu o usuário pode acessar. Confirme a gravação clicando em 'OK'. No exemplo abaixo removemos o acesso aos sub-menus Gerenciar, Setup e Controle de Acesso do Conciliador BackOffice.


4. Acesse novamente a rotina com o usuário Joni e verifique as opções Gerenciar, Setup e Controle de Acesso não estão mais disponíveis.

Importante: Caso o usuário faça parte do grupo Administrador esta restrição de acesso não funciona, uma vez que, o grupo admin tem acesso a tudo.



06. TABELAS UTILIZADAS

  • QLM - Controle de Acesso
  • QLB - Configurações de Conciliação