Árvore de páginas

ÍNDICE

  1. Visão Geral
  2. Artefatos para Atualização
  3. Configurações para Utilização
  4. Primeira Utilização
  5. Telas do Sistema
    1. Tela Principal - Atualizador de Artefatos
    2. Painel do Artefato
    3. Versões Disponíveis do Artefato
    4. Detalhes da Versão
  6. Utilização do Atualizador de Artefatos
    1. Atualizar Artefato
    2. Buscar outras versões
    3. Atualização Automática
    4. Importar Manualmente
  7. Tabelas utilizadas

01. VISÃO GERAL

O Atualizador de Artefatos é um conjunto de ferramentas que tem como objetivo gerenciar e facilitar a atualização de componentes utilizados nas rotinas do TOTVS Saúde Planos – Linha Protheus de forma simples, ágil e acoplável a diferentes tipos de componentes. Por exemplo, utilizando-o a operadora não precisa se preocupar se há versões novas de schemas de XML (exemplo de artefato), o próprio atualizador faz esta checagem e atualização de forma automática quando necessário.

A atualização pode ser realizada via tela, com o usuário escolhendo qual será o artefato e como ele será atualizado, ou o processo pode ser automatizado configurando-o pelo "Wizard Configurador" e selecionando os que devem ser atualizados dessa forma no Painel do Artefato (o processo será explicado em detalhes no capítulo 06 - Atualização Automática).

02. ARTEFATOS PARA ATUALIZAÇÃO

O Artefato é um componente do sistema que deve receber atualizações, as quais são necessárias para o bom funcionamento do sistema, como por exemplo: Schemas, imagens, CSVs, tabelas e quaisquer outros componentes que devam ser atualizados.

O Atualizador de Artefatos trabalha de forma genérica para diferentes tipos de artefatos, portanto sempre que for verificada a necessidade, serão adicionados novos artefatos ao Atualizador. Versões do artefato que não devem ser mais utilizadas serão marcadas como "Não ativa" e não será possível realizar a importação dessas versões específicas. 

03. CONFIGURAÇÕES PARA UTILIZAÇÃO

O servidor deverá ter acesso a internet e a rota para o endereço do repositório online (Azure), ou caso alterado o endereço origem, a rota para este novo endereço deverá estar disponível nas regras de firewall para que seja atualizada a lista de artefatos e para realizar o download de pacotes necessários para atualização do artefato.

O sistema deverá ter permissão para criação de diretórios e manipulação de arquivos dentro do diretório Protheus_data.

04. PRIMEIRA UTILIZAÇÃO

Para carregarmos os artefatos e suas versões disponíveis, devemos clicar no botão "+ Atualizar Catálogo de Artefatos". Esse processo deve ser realizado toda vez que desejas trabalhar com artefatos e versões mais recentes disponibilizadas no atualizador.

Esse processo pode ser automatizado configurando uma schedule no "Wizard Configurador". A chamada para esse serviço deve ser a seguinte:

ProcessoSintaxe
Atualizar Catálogo de ArtefatosSvcAtuCfgArt( )


05. TELAS DO SISTEMA

  • Tela Principal - Atualizador de Artefatos

Status - Indica se a versão do artefato está atualizado de acordo com a última versão disponível. 

Observação: caso não tenha sido feita nenhuma atualização anteriormente do artefato, o atualizador não saberá a versão local do sistema e consequentemente o status do artefato fica como "indefinido".

Codigo - Identificador do artefato, composto por três dígitos.

Nome - Nome do artefato.

Ultima Versa- Versão mais recente disponível do artefato.

Versao Local - Versão do artefato que está no sistema.

Atual. Aut.- Indica se o artefato está liberado para realizar atualizações automáticas.

St. Atu. Aut - Indica o status da última atualização automática. Seus status podem ser "Houve Erro", "Sucesso", "Em Andamento" ou "Indefinido". Caso a última atualização realizada não seja uma atualização automática, o campo ficará em branco.

Data da Atu. - Indica a data da última atualização.

Hora da Atu. - Indica a hora da última atualização.


  • Painel do Artefato

Para acessar o Painel do artefato, selecione o artefato desejado e clique no botão "Painel do Artefato" da tela principal.

Nesta tela, além das informações mostradas na tela principal sobre o artefato, é possível alterar o campo "Atual. Aut.". Selecionando "Sim" para atualizar automaticamente o artefato, sempre que o serviço de atualização for executado, este artefato será atualizado. O processo de atualização automática será explicado em detalhes no capítulo 06 - Atualização Automática. O valor default para o campo é "Não". Em caso de falha no último processo de atualização automática, será apresentado no campo "Desc.Erro" o erro que ocorreu.

Nesta tela também serão exibidas as versões mais antigas, se houverem, disponíveis para este artefato. Caso desejes baixar e importar uma versão mais antiga do artefato, deves acessar a tela "Versões Disponíveis do Artefato" descrita a seguir.


  • Versões Disponíveis do Artefato

Para acessar a tela de "versões Disponíveis do artefato", selecione o artefato desejado e clique no botão "Outras Ações" e depois em "Buscar por versões anteriores".

Status - Indica o status da última atualização automática. 

Observação: caso não tenha sido feita nenhuma atualização automática anteriormente da versão do artefato, o status será "indefinido". Em caso de status "Em Andamento", toda tentativa de atualização via tela será bloqueada e somente será liberada ao término da atualização anterior.

Codigo - Identificador do artefato, composto por três dígitos.

Versao Dispo - Versão disponível do artefato.

St. Atu. Aut - Indica o status da última atualização automática. Seus status podem ser "Houve Erro", "Sucesso", "Em Andamento" ou "Indefinido". Caso a última atualização realizada não seja uma atualização automática, o campo ficará em branco.

Arte. Ativo - Indica se a versão do artefato está ativa ou não. Versões inativas (Arte. Ativo = "Não") não poderão ser baixadas ou atualizadas.


  • Detalhes da Versão

Para acessar a tela de "Detalhes da versão", selecione a versão desejada na tela de "Versões Disponíveis do Artefato" e clique no botão "Visualizar Detalhes".

Nesta tela é possível ver, além das informações descritas na tela de "Versões Disponíveis do Artefato", a descrição do erro, caso tenha ocorrido algum erro durante o processo de atualização automática no campo "Desc. Erro".

06. UTILIZAÇÃO DO ATUALIZADOR DE ARTEFATOS

  • Atualizar Artefato

Para atualizar um artefato com a última versão disponível, na Tela Principal do sistema selecione o artefato desejado e clique em "Outras Ações" e "Atualizar Artefato". Em caso de falha na atualização, será exibida uma mensagem com o erro ocorrido. Em caso de sucesso, uma mensagem será exibida confirmando a atualização e as seguintes informações serão atualizadas:

CampoValor
StatusAtualizado
Versão LocalÚltima versão
DataData da atualização
HoraHora da atualização


  • Buscar outras versões

Para baixar e importar uma versão anterior a versão mais atual, clique em "Outras Ações" e "Buscar Versões Anteriores". Na tela de Versões Disponíveis do Artefato, selecione a versão desejada e clique em "Escolher Versão". Em caso de falha na atualização, será exibida uma mensagem com o erro ocorrido. Em caso de sucesso, uma mensagem será exibida confirmando a atualização e as seguintes informações na Tela Principal do sistema serão atualizadas:

CampoValor
StatusAtualizado, caso seja última versão ou Desatualizado, caso seja versões anteriores
Versão LocalVersão escolhida para a atualização
DataData da atualização
HoraHora da atualização


  • Atualização Automática

Para realizar a atualização automática dos artefatos, clique em "Painel do Artefato" e selecione no campo "Atual. Aut." a opção "1-Sim". Quando a atualização automática rodar e enquanto a opção marcada for "1-Sim", o atualizador tentará atualizar o artefato.

Configure o serviço de atualização cadastrando uma schedule no SIGACFG ou a configurando no "Wizard Configurador ". Deves realizar a chamada da função SvcAtuArtefatos( ).

ProcessoSintaxe
Atualizar Artefatos AutomaticamenteSvcAtuArtefatos( )

Caso o processo de atualização automática seja realizada com sucesso para determinado artefato, este evento será sinalizado no campo "St. Atu. Aut" com o valor "1-Sucesso", o campo "Status" apresentará o valor "1-Atualizado", será registrado a versão em que o artefato foi atualizado no campo "Versao Local",além da data e hora quando foi realizada essa atualização.

Em caso de falha, será indicado o valor "0-Houve Erro" no campo "St. Atu. Aut" e no campo "Desc. Erro" será exibida qual foi o erro que ocorrera. Assim que ocorrer uma atualização bem sucedida, os campos "St. Atu. Aut" e"Desc. Erro" serão resetados.


  • Importar Manualmente

A importação manual permite atualizar o artefato sem a necessidade do acesso ao repositório. Neste caso, temos que inserir os arquivos manualmente no servidor e, na Tela Principal, selecionar o artefato desejado e clicar em "Outras Ações" e "Importar Manualmente".

Para realizar a atualização de forma manual, deverás colocar os arquivos necessários para a atualização do artefato na pasta "\Protheus_data\tempprj", incluindo os arquivos específicos do artefato e o arquivo de configuração (caso já tenha realizado uma atualização do catálogo de artefatos, já existirá uma versão do arquivo configurador nesta pasta).

O arquivo inserido no servidor deverá ser renomeado para "<NomeArquivo>_<Versao>, onde:

-<NomeArquivo> é o valor da propriedade "arquivo" do artefato no "arquivo configurador";

-<Versão> é o valor da propriedade "nome" dentro da estrutura de "versão" do artefato no "arquivo configurador".

Trecho do arquivo configurador para exemplo:

Caso não tenha acesso ao arquivo configurador, solicite essa informação para o responsável pelo gerenciamento do seu atualizador de artefatos.

Em caso de falha na atualização manual, será exibida uma mensagem com o erro ocorrido. Em caso de sucesso, uma mensagem será exibida confirmando a atualização e as seguintes informações na Tela Principal do sistema serão atualizadas:

CampoValor
StatusAtualizado, caso seja última versão ou Desatualizado, caso seja versões anteriores
Versão LocalVersão escolhida para a atualização
DataData da atualização
HoraHora da atualização



Importante

O processo realizado de forma manual, inclui alguns riscos como talvez não utilizar a versão mais recente do arquivo de configuração, ou os arquivos necessários para a atualização, inseridos manualmente pelo usuário, podem não ser os arquivos corretos. Realize esse procedimento apenas quando houver necessidade e quando obtiver os arquivos corretos necessários para a atualização do artefato em questão! 


Este processo é particularmente útil para quando, por qualquer motivo, não for possível acessar o repositório online ou quiseres ter um maior controle dos arquivos usados na atualização.

Existe a possibilidade de fazer a importação manual com versões antigas. Para isto, clique em "Outras Ações" e "Buscar Versões Anteriores". Nesta tela, selecione a versão do artefato desejada, clique em "Outras Ações" e "Importar Manualmente".

07. TABELAS UTILIZADAS

BI8 - Artefatos para Atualização


SX2 - Informações da Tabela 
Campo Descrição
X2_CHAVEBI8
X2_NOME

Artefatos Atualiza

X2_UNICOBI8_FILIAL  +BI8_CODIGO
SX3 - Informações dos Campos
CampoDescrição
CampoBI8_FILIAL
TipoCaractere
Tamanho8
Decimal0
TítuloFilial
DescriçãoFilial
UsadoX
ObrigatórioX
BrowseSim
Ordem01

Campo

Descrição

CampoBI8_CODIGO
TipoCaractere
Tamanho3
Decimal0
TítuloCodigo
DescriçãoCódigo do Artefato
UsadoX
ObrigatórioX
BrowseSim
Ordem02

Campo

Descrição

CampoBI8_NOME
TipoCaractere
Tamanho50
Decimal0
TítuloNome
DescriçãoNome do Artefato
UsadoX
ObrigatórioX
BrowseSim
Ordem

03

Campo

Descrição

CampoBI8_STATUS
TipoCaractere
Tamanho1
Decimal0
TítuloStatus
DescriçãoStatus de Atualização
Cbox1=Atualizado;0=Desatualizado;2=Indefinido
UsadoX
ObrigatórioX
BrowseSim
Ordem

04

Campo

Descrição

CampoBI8_ULTVER
TipoCaractere
Tamanho15
Decimal0
TítuloUltima Versao
DescriçãoUltima Versão
UsadoX
ObrigatórioX
BrowseSim
Ordem

05

Campo

Descrição

CampoBI8_VERLOC
TipoCaractere
Tamanho15
Decimal0
TítuloVersao Local
DescriçãoVersão Local
UsadoX
ObrigatórioX
BrowseSim
Ordem

06

Campo

Descrição

CampoBI8_ATUAUT
TipoCaractere
Tamanho1
Decimal0
TítuloUltima Versao
DescriçãoUltima Versão
Cbox1=Sim;0=Não
UsadoX
ObrigatórioX
BrowseSim
Ordem

07

Campo

Descrição

CampoBI8_STATAU
TipoCaractere
Tamanho1
Decimal0
TítuloSt Atu Aut
DescriçãoStatus Atualização Automática 
Cbox1=Sucesso;0=Houve Erro;2=Em Andamento;3=Não houve
UsadoX
ObrigatórioX
BrowseSim
Ordem

08

Campo

Descrição

CampoBI8_DATA
TipoDate
Tamanho8
Decimal0
TítuloData da Atu.
DescriçãoData da Atualização
UsadoX
ObrigatórioX
BrowseSim
Ordem

09

Campo

Descrição

CampoBI8_HORA
TipoCaractere
Tamanho8
Decimal0
TítuloHora da Atu.
DescriçãoHora da Atualização
UsadoX
ObrigatórioX
BrowseSim
Ordem

10

Campo

Descrição

CampoBI8_DESERR
TipoMemo
Tamanho50
Decimal0
TítuloDesc. Erro
DescriçãoDescrição do Erro
UsadoX
ObrigatórioX
BrowseSim
Ordem

11

BI9- Versão de Artefatos


SX2 - Informações da Tabela 
Campo Descrição
X2_CHAVEBI9
X2_NOME

Artefatos Versoes

X2_UNICOBI9_FILIAL+BI9_CODIGO+BI9_VERDIS
SX3 - Informações dos Campos
CampoDescrição
CampoBI9_FILIAL
TipoCaractere
Tamanho2
Decimal0
TítuloFilial
DescriçãoFilial
UsadoX
ObrigatórioX
BrowseSim
Ordem01

Campo

Descrição

CampoBI9_CODIGO
TipoCaractere
Tamanho3
Decimal0
TítuloCódigo
DescriçãoCódigo
UsadoX
ObrigatórioX
BrowseSim
Ordem02

Campo

Descrição

CampoBI9_VERDIS
TipoCaractere
Tamanho15
Decimal0
TítuloVersao Disp.
DescriçãoVersão Disponível
UsadoX
ObrigatórioX
BrowseSim
Ordem03

Campo

Descrição

CampoBI9_STATAU
TipoCaractere
Tamanho1
Decimal0
TítuloSt. Atu. Aut
DescriçãoStatus Atualização Auto.
Cbox1=Sucesso;0=Houve Erro;2=Em Andamento;3=Não houve
UsadoX
ObrigatórioX
BrowseSim
Ordem04



Campo

Descrição

CampoBI9_DESERR
TipoMemo
Tamanho50
Decimal0
TítuloDesc. Erro
DescriçãoDescrição do Erro
UsadoX
ObrigatórioX
BrowseSim
Ordem05



Campo

Descrição

CampoBI9_ATIVO
TipoCaractere
Tamanho1
Decimal0
TítuloAtivo
DescriçãoArtefato está ativo
Cbox1=Ativo;0=Não ativo
UsadoX
ObrigatórioX
BrowseSim
Ordem06