Árvore de páginas

Tempo aproximado para leitura: 05 min


01. DADOS GERAIS

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Recursos Humanos

Módulo:SIGAGPE
Função:PONA160, PONA161, GPEM026A e GPEM026B
Ticket:502802
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :DRHESOCP-10981, DRHESOCP-18152
Pacote:Será liberado no pacote de expedição do eSocial de 06/2020.


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Sugestão de melhoria para que seja possível efetuar o cadastro de troca de turno em data futura.

03. SOLUÇÃO

Para que seja possível efetuar o cadastro de troca de turno em data futura, foram criados os campos PF_INTGTAF (que irá possuir a data que o registro foi integrado) e PF_TAFKEY (que irá possuir uma chave de integração com o TAF para relacionamento na tabela TAFST2), que possuem a estrutura abaixo:

CampoTipoOrdemTamTituloPictF3ComboObrigatValid
PF_INTGTAFD158Dt.Integ.TAF




PF_TAFKEYC1660Vlr. TAFKEY





Como não é possível determinar quais registros da tabela SPF já foram integrados, foi necessário a criação do o parâmetro MV_DTCGTNO, do tipo Data, que será utilizado no job GPEM026B() para definir a partir de qual data será considerado os registros de trocas de turno para integração do evento S-2206. Ou seja, se o parâmetro estiver preenchido com 01/06/2020, apenas os registros da tabela SPF com o campo PF_DATA igual ou superior a 01/06/2020 serão considerados.

No cadastro de troca de turno e no processo de troca de turno em lote, foi retirada o bloqueio que não permitia a inclusão de troca de turno em data superior a database, Apesar de ser permitido concluir o cadastro no módulo, as trocas de turno em data superior não serão integrados.

Para a integração do evento S-2206 cadastrado em data futura, foi efetuado alteração no job GPEM026B(), que atualmente já é utilizado para envio de outros cadastros, como afastamentos e alterações salariais, Através da data configurada no parâmetro MV_DTCGTNO, o sistema irá efetuar filtro nos registros da tabela SPF (Troca de Turno) para considerar os que ainda não tenham sido integrados, isto é, que estejam com o campo PF_INTGTAF vazio. Além disso, no filtro será considerado apenas os registros com data até a data de execução que o job está sendo executado, Ou seja, caso o parâmetro MV_DTCGTNO tenha sido configurado com a data de 01/06/2020 e o job GPEM026B() foi executado na data de 19/05/2020, não seria processado nenhum registro, uma vez que somente consideraria um registro na tabela SPF com o campo PF_DATA igual o superior a 01/06/2020 mas que fosse menor ou igual a 19/05/2020, o que nunca será verdadeiro.


Observações

Para quem já utiliza o job GPEM026B() a execução do envio da troca de turno será automática, pois o padrão desta nova execução é True (verdadeiro). Caso esta execução não seja desejada, é possível desabilitar essa opção. Para isso, é preciso informar o sexto parâmetro como falso no cadastro do Schedule no módulo Configurador. Exemplo: GPEM026B(.T.,.T.,.T.,.T.,.T., .F.)

Abaixo todos os parâmetros da rotina:

GPEM026B(lAltSal, lAfast, lAltSindica, lConvoca, lAltDep,lAltTurno)

lAltSal  - Informa se deve ou não executar a rotina de alteração salarial

lAfast  - Informa se deve ou não executar a rotina de afastamentos

lAltSindica - Informa se deve ou não executar a rotina de alteração sindical

lConvoca - Informa se deve ou não executar a rotina de locais de convocação

lAltDep  - Informa se deve ou não executar a rotina de alteração de dependentes

lAltDep  - Informa se deve ou não executar a rotina de troca de turno.


Obs: Nome das variáveis utilizado apenas como exemplo.