CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Atualização dos preços dos itens vinculados ao Brasíndice.
  3. Atualização dos preços dos itens vinculados ao Simpro. 
  4. Precificação do MATMED


01. VISÃO GERAL

As tabelas de MATMED usadas correspondem aos nomes das tabelas de materiais e medicamentos utilizadas pela entidade hospitalar. Cada tabela pode ser utilizada por um ou mais convênios, dependendo das particularidades de cada um.

02. ATUALIZAÇÃO DOS PREÇOS DOS ITENS VINCULADOS AO BRASÍNDICE 

Pode-se definir que os preços dos itens da tabela serão atualizados no momento da importação do Brasíndice. Pode-se definir também que os itens que já foram lançados tenham seus preços atualizados de acordo com a data de atualização do Brasíndice, ou seja, atualização com data retroativa. Para que o item seja atualizado, um fator deverá ser aplicado. Existem dois fatores que devem ser informados: O fator PMC (Preço Médio ao Consumidor) e o PFB (Preço de Fábrica). Exemplo: Para acrescer o valor em 30 %, informe 1,30 e para abater 30% informe 0,70.
Pode-se definir que o código e a descrição sejam atualizados no momento da atualização dos itens. Para isto é necessário marcar o campo Atualizar o código ou Atualizar a descrição

03. ATUALIZAÇÃO DOS PREÇOS DOS ITENS VINCULADOS AO SIMPRO 

Pode-se definir que os preços dos itens da tabela serão atualizados no momento da importação do Simpro. Pode-se definir também que os itens que já foram lançados tenham seus preços atualizados de acordo com a data de atualização do Simpro, ou seja, atualização com data retroativa. Para que o item seja atualizado, um fator deverá ser aplicado. Existem dois fatores que devem ser informados: O fator PV (Preço de Venda) e o PFB (Preço de Fábrica). Exemplo: Para acrescer o valor em 30 %, informe 1,30 e para abater 30% informe 0,70.
Pode-se definir que o código e a descrição sejam atualizados no momento da atualização dos itens. Para isto é necessário marcar o campo Atualizar o código ou Atualizar a descrição.
Atualização dos preços dos itens não vinculados ao Brasíndice e Simpro. Se definido que os itens da tabela devem ser atualizados automaticamente, no momento da entrada da nota fiscal, o fator informado será aplicado ao item.
 
Pode-se definir na tabela de MATMED usada que será utilizado codificação/descrição específica para o convênio, ou seja, apesar do item já possuir uma codificação e um nome, o mesmo poderá ser alterado de acordo com a tabela do convênio.
Código ANS define o correlativo utilizado no processo de padronização TISS.


04. PRECIFICAÇÃO DO MATMED


Para se obter o preço de uma MATMED, o sistema leva em consideração o histórico de preços, que pode ter validade e/ou vigências distintas.

Caso o campo de Data de validade não esteja preenchida, o sistema pegará a maior vigência válida para a data de lançamento. Se a data de validade estiver preenchida, o sistema procura pela revista em que a data de lançamento esteja compreendida entre os campos Data e Data de validade.


Atenção

Se na última revista estiver com data de validade, será necessário incluir as validades das revistas anteriores, para que o preço retornado não seja dessas revistas sem data de validade, ou incluir um novo registro com o preço atual. 

Não encontrando nenhum preço no histórico, o sistema retorna o preço atual, que consta na tabela de preços, na aba Identificação.

Se estiver configurado como preço fixo, o sistema não verifica o histórico.