Páginas filhas
  • TOTVS Educacional - Importador | Como Fazer

Importador

Produto:

TOTVS Educacional

Versões:

12.1.17 ou superior

Ambiente:

RM

Passo a passo:

Importante

O importador não segue nenhuma regra de negócio cadastrada no sistema, apenas realiza a inserção dos dados diretamente no banco de dados, sendo recomendo a sua utilização para a facilidade e agilidade no momento da implantação.
Para os demais casos que não se enquadram neste cenário é recomendando que a inserção de dados seja feita via sistema ou webservices.

1 - Layout de importação

Quando realizamos uma importação, o documento utilizado será o "Layout de Importação", onde se encontram os campos necessários e

opcionais para a criação de uma tabela.


Versões

Vale ressaltar que a versão do layout de importação estará indicado no sistema, conforme exemplo abaixo.

Layout de Importação 12.0.0.39

Layout de Importação 12.0.0.38

Layout de Importação 12.0.0.37

2 - Orientações para importação

Importante lembrar. Sempre que necessária uma importação, deve-se ler a primeira tela do layout de importação (Orientações). Nesta página,

algumas das informações mais importantes são ditas para explicar e facilitar o uso do importador.

3 - Lista de tabelas importadas

Verifique qual tabela será importada e em seguida clique no link da mesma. (Dica: o processo de importação identifica a ordem descrita no

documento de Layout de Importação, desta forma é possível importar mais de um arquivo por vez.)

4 - Campos para importação

Após selecionar a tabela, serão exibidas informações e todos os campos para a criação/importação do arquivo.

Legenda:

A – Dados importantes para a identificação unitária de cadastro.

B – Campos em branco: não é obrigatório o preenchimento;

Campos preenchidos com “Sim”: não permite a inserção de cadastro sem o preenchimento do campo;

Campos preenchidos com “Não” (Opcional): não obrigatório. Caso não preenchido, será gerado automaticamente pelo sistema;

5 - Arquivo de importação

Os arquivos devem estar com a extensão TXT e na codificação ANSI.

Caso o arquivo não obedecer a codificação ANSI o mesmo será importado não respeitando os caracteres especiais do arquivo exemplo acento agudo, til e outros. Entretanto, caso exista um nome com acentuação e este será utilizado para buscar o código de algum registro, o mesmo não será encontrado.

Exemplo: se informar no layout o campo turno MANHÃ, este nome será utilizado para buscar o código do turno, mas se não estiver na codificação ANSI, o código não será encontrado e possivelmente dará erro de importação.

  • Nome dos arquivos de importação – deve ser composto pelo nome da tabela acrescido da extensão “TXT”.
    Exemplo: SALUNO.TXT
  • Formato dos arquivos - os arquivos de importação devem ter o formato de texto, com separação entre os campos definida por “;” (ponto e vírgula). 
    Exemplo:
    00001;ALUNO 1; 2011-01-01;S
  • Campos desnecessários  - caso não queira importar algum campo não obrigatório não deve preencher a posição com NENHUM caractere  (não deve ter nenhum separador);
    Exemplo: 0001;ALUNO 1;;S
  • Espaçamento em campos texto – é importante verificar o espaçamento desnecessário antes ou depois dos campos texto informados, isto pode gerar problemas na busca de
    campos relacionados à importação.
    Exemplo:
    Errado: 00001;ALUNO 1                ; 2011-01-01;S 
    Certo: 00001;ALUNO 1; 2011-01-01;S 
  • Campos numéricos – os zeros à esquerda (antes do símbolo decimal) e à direita (depois do símbolo decimal) são desnecessários.
    Exemplo:
    Errado: 00001;ALUNO 1; 2011-01-01;S;0022.20
    Certo:00001;ALUNO 1; 2011-01-01;S;22.2
  • Integração com RM Fluxus - Os lançamentos financeiros dos alunos e seus responsáveis financeiros (como clientes) devem ser importados no RM Fluxus, depois a importação do
    TOTVS Educacional fará o vínculo entre aluno, lançamentos e responsável financeiro.
  • Nível de Ensino – muitos cadastros são separados por nível de ensino, porém os códigos não podem se repetir na mesma coligada, entre os níveis de ensino. Os consultores
    devem dar especial atenção a esses cadastros.
  • Diferentes entre layout e cadastro – devido aos campos auto  incrementais é solicitado no layout de importação campos que não existem na tabela alvo, isso se faz necessário
    para localizar os valores das colunas de outras tabelas que possuem o código como auto incremento.
  • Ordem de importação das tabelas – no layout de importação disponibilizado é detalhado as tabelas que devem ser cadastradas antes da importação das tabelas contempladas no importado.
    A ordem entre as tabelas do importador é visualizada na tela principal do aplicativo.
  • Sincronização de dados – algumas tabelas permitem a sincronização de dados entre banco de dados. São elas: SALUNO, SPROFESSOR, SPESSOA e PPESSOA.
    Para mais informações consulte o próprio layout de importação.
    A sincronização da tabela SPESSOA na importação de alunos será diferente da sincronização da SPESSOA na importação de professores.
  •  Campos de outras tabelas – é possível informar os códigos ao invés da descrição de campos que fazem referência a outras tabelas.


Para este comportamento é necessário junto ao código adicionar o simbolo chave "$". 


Exemplo: onde é informado a descrição do turno, agora pode ser informado o seu código. Assim, evita o aplicativo fazer mais um acesso a banco para retornar o código do valor informado.
Descrição do turno = Manhã
Código do Turno = 3

No momento da criação do Layout, caso não queira informar a descrição utilize "$3$".


6 - Executando o importador

O importador é executado pelo RM.exe através do menu lateral "Executar".

Ao clicar em executar, digite a palavra "Importador" e clique sobre o item "Importador - TOTVS Educacional" apresentado no resultado.



Somente usuário supervisor tem permissão de executar o Importador, caso o Importador seja acessado por usuário que não seja supervisor será apresentada uma tela para que o usuário supervisor faça a liberação.


Atenção:

Caso o usuário supervisor queira dar permissão para todos os usuários utilizarem o Importador, a opção em destaque, disponível na aba 'Avançado', deve ser marcada:  

Ao selecionar a opção acima, o usuário supervisor deve autorizar seleção através de senha.

Aba Principal:

Selecione os arquivos que deseja importar clicando no botão "Selecionar arquivos".

Aba Avançado:

As informações abaixo se aplicam somente ao banco de dados SQL Server

  • Habilitar cache de tabelas – é carregado algumas tabelas para memória visando uma melhora de desempenho; tabelas com cache: STIPOMATRICULA, STURNO, SPLETIVO, SSTATUS.
  • Habilitar log detalhado de importação – registra o tempo gasto em operações de consulta, registro no banco e de valores não encontrados no cache das tabelas. No diretório de arquivos do processo a análise é registrada no arquivo “LogDetails.txt”. Caso seja selecionada essa opção a visualização do arquivo ficará disponível ao fim do processo.
  • Habilitar “Bulk Copy” – habilitando esta opção, o importador ao invés de registrar um registro por vez, começa a registrar os registros em lotes; Opção visa melhora de desempenho.
  • Verificar chave estrangeira – habilita a verificação da consistência da chave estrangeira durante a inserção dos registros (degrada a performance quando ativado).
  • Número de registros por pacote – total de registros registrados no banco de dados por vez.

Observação:

Para ambiente 3 camadas é possivel agendar o processo para que seja executado posteriormente utilizando os recursos do ERP.

7 - Finalização da importação

Após o processo de importação, o registro será inserido no sistema.

Após a execução do processo é exibido um resumo informando quais a situação dos registros para cada arquivo selecionado. As tabelas em que algum registro existente no arquivo for inválido serão exibidos em vermelho, e demais detalhes da execução estará disponível no log de importação.