Selecione o modo de agregação do campo quando o registro possui campos de chave primária definidos. Nestes casos podem ser feitos vários tratamentos com os dados de origem. É possível gerar registros agrupadores como por exemplo, registros de cabeçalho e rodapé de arquivo e registros de totalização de valores ou registros utilizando o modo de chave primária em conjunto com as operações de somar ou contar.
Os seguintes modos de agregação do registro estão disponíveis:
Chave Primária
Esta opção define que o campo será utilizado para compor a chave primária do registro. Quando um registro contém uma chave primária, todos os valores de origem serão agregados de acordo com a regra de cada campo do registro para cada composição de chave. Na prática esta opção cria um registro agrupador, onde um ou mais registros de origem que tenham a mesma chave irão gerar somente um registro no arquivo de saída.
Os outros modos de registro serão válidos somente quando o registro possuir pelo menos um campo de chave primária ou quando o tipo do registro for "Registro".
Primeiro Valor
Essa opção define que o valor do primeiro registro de origem atribuido ao campo que irá ser gerado no arquivo de saída. Neste caso os valores subsequentes serão descartados.
Último Valor
Essa opção define que o valor do último registro de origem atribuido ao campo que irá ser gerado no arquivo de saída. Neste caso os valores dos registros anteriores serão descartados.
Sequencial
Essa opção define que o valor do registro será um valor incremental para cada registro pai. Neste caso o valor de origem do registro não importa, pois sempre será gerado um número sequencial para o campo.
Contar
Essa opção irá fazer um somatório para cada valor associado ao campo independente do seu valor. Neste caso se o valor de origem for vazio ou nulo, o contador não será incrementado.
Somar
Essa opção irá somar todos os valores adicionados ao campo, para isso somente podem ser utilizados como origem, campos de número inteiro ou decimal. Neste caso qualquer outro valor que não seja numérico será descartado.
Média
Essa opção irá fazer uma média de todos os valores adicionados ao campo, para isso somente podem ser utilizados como origem, campos de número inteiro ou decimal. Neste caso qualquer outro valor que não seja numérico será descartado.
Exibe a informação da ligação do campo, clique para alterar a sua configuração ou arraste um campo do contexto para criar uma ligação de registro ou de contexto. Existem vários tipos de ligações possíveis que são:
Contexto
As ligações de contexto são criadas ao arrastar um campo do contexto para um campo do registro. Somente campos que não sejam de uma lista podem ser arrastados desta forma. Como por exemplo campos do contexto de parâmetros ou campos do contexto de contadores. Para mais informações consulte Ligação de Contexto.
Registro
As ligações de registro também são criadas ao arrastar um campo do contexto para um campo do registro, mas neste caso o campo arrastado pertence a uma ligação associada ao registro ou aos seus registros pais. Para mais informações consulte Ligação de Registro.
Valor Fixo
Esta opção é usada para definir um valor fixo para o campo. Para mais informações consulte Ligação de Valor Fixo.
Expressão
Esta opção é usada para definir uma expressão que irá formar o valor do campo. A expressão de campo pode utilizar qualquer valor da ligação do campo, também podem usar valores de campos de contexto e executar funções para tratamento dos valores. No caso das expressões de campo, ao clicar no CheckBox "Utilizar expressão no cálculo do registro", a mesma será executada após todos os campos do registros tiverem sido preenchidos e seus valores calculados. E nesta condição somente os valores dos campos do registro estão disponíveis para uso na expressão sendo estes valores visíveis ou não. Para mais informações consulte Ligação de Expressão.
Fórmula (RM)
Esta opção é usada para que o valor do campo seja calculado a partir de uma fórmula do RM, ela esta disponível somente para o gerador de saídas integrado no RM. Para mais informações consulte Ligação de Fórmula (RM).
Para fazer uma ligação de Registro ou de Contexto, você deve arrastar um campo do contexto para o campo do registro.