Transferência interna - verificação de inadimplência

Características do Requisito

Linha de Produto:

RM

Segmento:

Educacional

Módulo:

TOTVS Educacional

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Transferência interna

Transferência interna (na mesma filial e entre filiais)

Transferência interna entre coligadasTransferência interna entre coligadas
Requisito (ISSUE): EDUEDU001-69

País(es):

Todos

Descrição

Esta implementação tem por objetivo dissociar a validação de inadimplência dos processos de matrícula com a validação dos processos de transferências interna dos alunos (seja essa dentro da mesma filial, entre filiais ou entre coligadas).

Parâmetros gerais do TOTVS Educacional

Para configuração da validação de inadimplência o TOTVS Educacional dispõe de alguns parâmetros importantes, que devem ser definidos de acordo com a necessidade de operação da instituição de ensino, para tanto basta acessar Configurações | Parâmetros e configurar os seguintes itens:

  • Matrícula - Bloquear matrícula para inadimplentes - responsável por definir se o sistema executará a validação de inadimplência.
  • Matrícula - Bloquear mudança de situação de matrícula para inadimplentes - responsável por definir se o sistema executará a validação de inadimplência quando o cenário for de alteração da situação de matrícula.
  • Tesouraria - Verificar débitos do aluno em outras coligadas - determina se a validação de inadimplência será apenas no âmbito da coligada corrente ou levará em consideração todas as coligadas do sistema.
  • Tesouraria - Número de dias de carência para inadimplência -  determina a partir de quantos dias de atraso no pagamento o sistema passa a considerar como inadimplência.
  • Tesouraria - Valor máximo de tolerância  para inadimplência - determina um valor teto para que o aluno ainda não seja considerado inadimplente.
  • Tesouraria - Valor máximo da conta corrente de tolerância para inadimplência - de forma similar ao item anterior no entanto com relação aos valores da conta corrente do aluno.

Estes parâmetros configurados definem a forma que o sistema irá se comportar para verificar a validação de inadimplência.

Definição de permissões especiais para os perfis de usuário

Basta acessar Serviços Globais | Segurança | Perfis, selecionar o sistema "Educacional" e em seguida no perfil desejado acessar o anexo "Parâmetros educacionais" e parametrizar os seguintes itens:

  • Aba: Matrícula/Rematrícula/Transferência - Matricular alunos inadimplentes - com este parâmetro marcado todos os usuários associados ao perfil poderão matricular alunos inadimplentes mesmo que o parâmetro geral esteja definido para bloquear a matrícula. (comportamento atual do sistema)
  • Aba: Matrícula/Rematrícula/Transferência - Permitir transferência de alunos inadimplentes - com este novo parâmetro todos os usuários associados ao perfil poderão transferir alunos inadimplentes dentro da mesma filial, entre filiais ou entre coligadas mesmo que o parâmetro geral esteja definido para bloquear a matrícula.

Processos de transferência interna (na mesma filial, entre filiais e entre coligadas)

Comportamento do sistema antes da alteração

 As transferências internas sem a alteração proposta possuíam o seguinte comportamento:

  • Se o parâmetro do TOTVS Educacional “Bloquear matrícula de inadimplentes” estiver desmarcado a transferência é realizada com sucesso mesmo o aluno estando inadimplente.
  • Se o parâmetro do TOTVS Educacional “Bloquear matrícula de inadimplentes” estiver marcado e o usuário possuir em seu perfil a opção “Matricular alunos inadimplentesmarcada, a transferência é realizada com sucesso mesmo o aluno estando inadimplente.
  • Se o parâmetro do TOTVS Educacional “Bloquear matrícula de inadimplentes” estiver marcado e o usuário possuir em seu perfil a opção “Matricular alunos inadimplentesdesmarcada, a transferência não é realizada e o sistema exibe ao final do processo a informação de inadimplência do aluno.

Comportamento do sistema após a alteração 

Os processos de transferência interna passam a disponibilizar na aba de "Dados de Destino" um novo parâmetro para que o usuário com a permissão adequada possa definir se a validação de inadimplência deverá ou não ser um impeditivo para a transferência. A  nova opção é: "Transferir alunos inadimplentes", este novo campo só ficará disponível para alteração quando o parâmetro do TOTVS Educacional "Bloquear matrícula de inadimplentes" e o parâmetro do perfil do usuário "Permitir transferência de alunos inadimplentes" estiverem marcados.

Com a implementação do parâmetro  “Permitir transferência de alunos inadimplentes” no perfil do usuário do TOTVS Educacional e do parâmetro "Transferir alunos inadimplentes" nos processos de transferências, o sistema passa a ter o seguinte comportamento:

  • Parâmetro do TOTVS Educacional “Bloquear matrícula de inadimplentes” estiver desmarcado a transferência é realizada com sucesso mesmo o aluno estando inadimplente. Neste cenário o parâmetro "Transferir alunos inadimplentes" é apresentado desabilitado nos processos de transferência interna.
  • Parâmetro do TOTVS Educacional “Bloquear matrícula de inadimplentes” estiver marcado e o usuário possuir em seu perfil a opção “Permitir transferência de alunos inadimplentesmarcada, neste cenário é exibido nos processos de transferência interna o parâmetro "Transferir alunos inadimplentes":
    • Se estiver desmarcado a inadimplência é verificada e se o aluno estiver inadimplente a transferência não é realizada.
    • Se estiver marcado a inadimplência é verificada e a transferência é realizada mesmo o aluno estando inadimplente.
  • Parâmetro do TOTVS Educacional “Bloquear matrícula de inadimplentes” estiver marcado e o usuário possuir em seu perfil a opção “Permitir transferência de alunos inadimplentesdesmarcada, a inadimplência é verificada e se o aluno estiver inadimplente a transferência não é realizada. Neste cenário o parâmetro "Transferir alunos inadimplentesé apresentado desabilitado nos processos de transferência interna.

Importante: 

  • O comportamento relacionado a verificação de inadimplência para os processos de matrículas presenciais, via portal e processos seletivos não sofreu nenhum tipo de alteração.
  • Quando houver uma transferência de um aluno de A (período letivo 2016/1) para B (período letivo 2016/1) e em outro momento for realizada a operação inversa o parâmetro do TOTVS Educacional a ser avaliado não mais será o “Bloquear matrícula de inadimplentes” e sim o "Bloquear mudança de situação de matrícula para inadimplentes".  O motivo da utilização do parâmetro "Bloquear mudança de situação de matrícula para inadimplentes" é que neste cenário não está sendo realizada uma matrícula e sim uma alteração de situação de matrícula.