Objetivo

O objetivo deste documento é especificar como deve ser feita a parametrização da linha Logix para utilizar o fluig Identity.


A integração entre Logix e Identity faz parte das Experiências de Uso.


Requisitos mínimos

Para utilizar a integração com o fluig Identity certifique-se que:

  1. O servidor TOTVS Tec é superior ou igual a build 7.00.131227A1; e
  2. Pasta sso2 criada corretamente dentro da pasta do APPSERVER que será utilizado como servidor WEB.
  3. Seção [SSLCONFIGURE]3 configurada corretamente no arquivo do servidor de aplicação (totvsappserver.ini).

1 Para atualização do ambiente, consulte nossa central de downloads no endereço: http://www.totvs.com.br/suporte.
2 Para baixar o conteúdo da pasta sso, clique aqui.
Mais informações para configuração da chave [SSLCONFIGURE] podem ser encontrada através do documento Seção [SSLConfigure]

 

Nota

É recomendado que seja criado um APPSERVER dedicado para trabalhar como o servidor WEB do Logix.
O servidor WEB terá os serviços HTTP, WEBSERVICE e REST habilitados (a configuração destes é realizada na etapa 7 pela ferramenta).

Atenção

Não execute a configuração abaixo em modo LoadBalance, sempre execute a ferramenta de configuração diretamente no servidor slave que será utilizado como servidor WEB ou, caso deseja-se utilizar o servidor master, desligue temporariamente o balanceamento de carga.


Configurando a integração

 

Importante

Se tiver dúvidas sobre essa documentação, entre em contato com a equipe de suporte da linha Logix.


Para habilitar a integração com o fluig Identity é necessário configurá-lo no ERP Logix seguindo as etapas abaixo (clique nas imagens para ampliá-las).


     

    Na ferramenta fluig Identity pesquise e clique no aplicativo do ERP Logix previamente cadastrado e configurado:

     

     

    Na página de Configurações do aplicativo, clique no botão Token de Configuração e copie a sequência de caracteres que será apresentada:

     

     

     

    Após copiar o conteúdo do token do aplicativo, execute o ERP Logix autenticando-se com um usuário administrador. No botão de configurações clique na opção Configurador:

     

     

     

    Na opção fluig Identity do configurador, leia atentamente aos avisos de pré-requisitos e clique em Editar:

     

     


    Informe a URL do fluig Identity que será integrado e o token de configuração do aplicativo copiado na Etapa 2 e clique em Configurar:



     

    Após alguns instantes, o indicador de status do fluig Identity deve ficar verde e as informações do aplicativo serão exibidas. Confira as informações retornadas e valide se são as mesmas do aplicativo selecionado na Etapa 1:

     

     

     

    Após conferir os dados clique em Salvar e será exibida uma tela para informar o caminho do APPSERVER que será utilizado como servidor WEB do produto. Informe corretamente para que sejam realizadas as validações e alterações necessárias dentro do arquivo de configuração (TOTVSAPPSERVER.INI). Após a confirmação, será exibida uma mensagem avisando que as configurações foram realizadas e que é recomendado que este servidor seja reiniciado.

     

     

     

    Após confirmar as etapas acima, entre novamente no configurador do fluig Identity e clique na mensagem sublinhada ou clique no conteúdo da aba Sincronização.

     

     

     

    Será realizada uma verificação dos dados de usuários e empresas, para validar se há alguma pendência que impeça algum destes dados de serem sincronizados com o fluig Identity. Caso seja encontrada alguma pendência, uma mensagem de alerta será exibida e o registro que precisa ser corrigido será sinalizado com uma bola vermelha. Se nenhum erro for encontrado, será exibida uma mensagem informando que a sincronização já pode ser iniciada.

     

     

     

    Feita as validações e correções necessárias, clique em Sincronizar para iniciar a sincronização dos dados do Logix para o fluig Identity. A sincronização poderá durar poucas horas dependendo da quantidade de registros existentes no ERP Logix e da conexão. É possível ainda nesta tela acompanhar o andamento da sincronização, além de acompanhar através de avisos na área de notificação do sistema operacional.


     

     

    Acesso de contingência ao Logix

    Caso ocorra alguma instabilidade no fluig Identity que não permita o acesso ao ERP Logix será necessário desligar temporariamente a integração, conforme os procedimentos abaixo:

     

       

      Inicie uma nova execução do TotvsSmartclient, porém sem o parâmetro -p para que o mesmo permita informar o nome do programa que será executado. Informe no campo "Programa inicial" o programa CONFIGURATOR para executar o configurador do Logix e clique em OK.

       

       

       

      Será solicitado um e-mail e senha de um usuário, o acesso a este programa é permitido apenas para usuários administradores e a senha deverá ser a cadastrada no Logix e não a senha do fluig Identity.

       

       

       

      No configurador, selecione na lista do lado esquerdo a opção Single Sign-On, clique em modificar e altere o campo "Tipo de autenticação" para o tipo que deseja utilizar e, caso necessário, desmarque a opção "Autenticação via e-mail de usuário?". Após efetuadas as modificações clique em confirmar, agora o Logix será executado normalmente e a integração estará temporariamente desligada.

       

       

      Após a conexão com o fluig Identity for restabelecida, repita este processo selecionando a opção "Autenticação via fluig Identity".

       

      Configurando o aplicativo no Citrix

      Para utilizar o Logix integrado com o fluig Identity no Citrix, siga os procedimentos abaixo:

       

         

        Copie o link de execução do aplicativo Logix que se encontra no fluig Identity.

         

         

         

        No Citrix AppCenter, publique um aplicativo de navegador de internet (como o Internet Explorer) e cole em seguida o link copiado no passo anterior.

         

         

         

        Escolha um ícone para a aplicação e pronto! Ao clicar no aplicativo do Logix dentro do Citrix, será aberto o navegador apontando para o fluig Identity e executando automaticamente o ERP.

         


        Obs.: é recomendável o uso do DesktopSSO para que não seja necessário informar o usuário e senha no fluig Identity, possibilitando a execução direta da aplicação. Para saber mais, acesse: Sobre Desktop SSO.