Árvore de páginas

Como enviar informações para o governo no eSocial do Futuro?

Produto:

Datasul.

Versões:

à partir da 12.1.27

Ocorrência:

Permitir que pagamentos pertinentes aos Prestadores de serviço Autônomos cadastrados no módulo financeiro do Datasul sejam enviados para o eSocial  através de uma integração com o módulo Folha de Pagamento (HCM). 

Através de um processo integrado o financeiro enviará os eventos S-1200 e S-1210 para o módulo de Folha de Pagamento que fará a consolidação e envio dos arquivos XML do eSocial para o governo.

Passo a passo:

O que é eSocial do Futuro e como irá funcionar?

eSocial do Futuro é um projeto que possui como objetivo tornar mais eficiente e agradável a experiência do usuário no cumprimento das obrigações do eSocial, trazendo mais facilidades na gestão de configuração, melhor performance e maior usabilidade na execução dos processos.

O público alvo deste projeto são os clientes que utilizam os produtos de Recursos Humanos e Financeiro no Datasul. 

Este projeto é configurável e permitirá utilizar as seguintes opções:  Middleware e TAF FULL.

O Middleware é direcionado para clientes que não possuem a necessidade de importar XML's para o TAF e que utilizam o Financeiro e Folha de pagamento no produto Datasul.

A consolidação das informações do eSocial e a entrega dos xmls, poderá ser realizada sem a necessidade de gravação e consolidação no TAF.

Já o TAF Full é direcionado para clientes que importam no TAF XML's provenientes do financeiro do Datasul e que desejam ter um controle centralizado para envio de obrigações para o eSocial;

A consolidação das informações do eSocial e a entrega dos xmls será realizada pelo TAF. Através dessa configuração será possível acompanhar a evolução da gestão de configuração do TAF, agregar relatórios gerenciais e evoluções de melhoria na experiência do usuário nos processos do eSocial;

Como enviar informações para o governo com o eSocial do Futuro?

Primeiramente é necessário definir qual das opções de integração serão utilizadas, o sistema assumirá a opção TAF FULL como nativa. 

A utilização do Middleware é opcional e será destinada aos clientes que não possuem a necessidade de importar xmls no TAF, para configurá-la é necessário acessar primeiramente o cadastro Parâmetros Gerais Esocial – CD0387 e informar o Tipo de Integração:  - Integração com Middleware.

Informar os seguintes campos disponíveis para o tipo Integração com Middleware conforme orientação disponível emParâmetros Gerais Esocial - CD0387

As Principais atividades de configuração de utilização do Middleware foram definidas pelo produto Datasul HCM, é necessário seguir as orientações do Produto Datasul HCM:

Documentação Completa:

O que muda na Extração das informações do eSocial pelo Financeiro?

Quando a integração do eSocial for direcionada para o Middleware a extração das informações para o esocial no financeiro sofrerá ajustes.

Geração de informações eSocial – CD2014

Quando for parametrizado a integração com Middleware, a integração das informações será é feita por intermédio de comunicação direta com os Web Services REST (Representation State Transfer) utilizando o formato JSON (JavaScript Object Notation) .

Portando, as informações deixarão de ser geradas no formato XML, o financeiro as enviará no formato Json. Por intermédio de uma comunicação Web Service REST e uma api de integração, elas serão transmitidas para o módulo de folha de pagamento.

A folha receberá e validará estas informações, após validadas elas serão cadastradas, consolidadas e transmitidas para o governo.

A estrutura da mensagem é parecida com a mensagem em XML, porém existem algumas divergências que podem ser observadas na documentação da API de integração do produto Datasul HCM: Integração Datasul (EMS5 x HCM).

Observações:

A utilização da configuração Integração com Middleware é opcional e destinada para os clientes que utilizam o financeiro e a folha de pagamento do Datasul.

Nova Versão do ESocial - S-1.0

Conforme divulgado no dia 23/10/2020, foi publicada hoje a Portaria Conjunta SEPRT/RFB nº 82, que aprova o novo leiaute final do eSocial Simplificado, versão S-1.0.

O desenvolvimento do eSocial Simplificado estava previsto na Lei nº 13.874/19 e entrará em operação a partir do dia 10/05/2021, dando prazo para as empresas se adaptarem às mudanças. 

https://www.gov.br/esocial/pt-br/noticias/publicada-versao-final-do-leiaute-do-esocial-simplificado-s-1-0 

Houve redução em mais de 30% do número de campos dos leiautes do eSocial, o que inclui a simplificação de vários eventos e a exclusão total de 12 eventos transmitidos/a transmitir pelas empresas. Mas a maior alteração ocorreu nas regras do sistema, que foram reduzidas e simplificadas, retirando e engessamento anterior que existia no envio e validação de eventos.

Evento S-1200

Foram realizadas alterações para a geração do XML correspondente aos eventos de Remuneração de Trabalhadores Autônomos (RPA).

Corresponde à revisão de campos do evento S-1200 (Remuneração do Trabalho) para a versão simplificada, versão S-1.0 do eSocial.

Os eventos poderão ser gerados na Versão S-1.0 quando informado a ParâmetroeSocial - Versão Simplificadano programa de Geração de informações eSocial - CD2014.

Evento S-1200

Foram contempladas as seguintes alterações:

1.  O Campo {nrInsc} sofreu alteração de tamanho   de Char (15) para Char (14).

2. O Campo {nisTrab} foi excluído.

3. Criado o campo {indApurIR} com conteúdo igual a Zero para Remuneração de Trabalhadores Autônomos (RPA), conforme orientações do eSocial, significa Apuração de IR Normal (apuração sob a folha de pagamento declarada no eSocial).

Foram realizadas alterações para a geração do XML correspondente aos eventos de Pagamentos de Rendimento do Trabalho.

Corresponde à revisão de campos do evento S-1210 (Pagamentos de Rendimentos do Trabalho) para a versão simplificada, versão S-1.0 do eSocial.

Os eventos poderão ser gerados na Versão S-1.0 quando informado a Parâmetro eSocial - Versão Simplificada no programa de Geração de informações eSocial - CD2014.

Foram contempladas as seguintes alterações:

1. O Campo {nrInsc} sofreu alteração de tamanho de Char (15) para Char (14).

2. Foi excluído o grupo {deps} e seus respectivos campos.

3. Foi excluído o grupo {detPgtoFl} e seus respectivos campos.

4. Foi excluído o grupo {retPgtoTot} e seus respectivos campos.

5. Foi excluído o grupo {detRubrFer} e seus respectivos campos.

6. Foi excluído o grupo {penAlim} e seus respectivos campos.

7. Foi excluído o grupo {infoPgtoParc} e seus respectivos campos.

8. Foi excluído grupo {detPgtoBenPr} e seus respectivos campos.

9. Foi excluído o grupo {detPgtoFer} e seus respectivos campos.

10. Foi excluído grupo {detPgtoAnt} e seus respectivos campo.

11. Foi excluído o grupo {infoPgtoAnt} e seus respectivos campos.

12. Foi excluído grupo {idePgtoExt} e seus respectivos campos.

13. Foi excluído o grupo {idePais} e seus respectivos campos.

14. Foi excluído o grupo {endExt} e seus respectivos campos.

15. Foi excluído o campo O Campo {nisTrab} foi excluído.

16. Foram excluídos do grupo ideEvento os campos indApuracao e indResBr.

17. O campo indGuia no grupo ideEvento incluído no layout não será apresentado no arquivo XML pois destina-se a empregadores Pessoas Físicas, e  não Jurídicas, conforme mencionado no MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO eSOCIAL, Versão S-1.0 

18. Foram incluídos no grupo infoPagto os campos perRef, vrLiq e ideDmDev.