Tipo de controle pode ser:
- Físico: o item terá somente controle físico no estoque. Desse modo não são efetuados os cálculos para a determinação do preço médio(custo médio dos produtos), onde somente será controlado o saldo físico do item.
Observação:
Nas entradas de estoque via recebimento por intermédio da função Manutenção de Documentos (RE1001), ou via transações diversas na função Transações Diversas (CE0220), são registradas as quantidades e valores, porém é efetuada a contrapartida para a conta de aplicação. Nas requisições de materiais estes itens não são valorizados, somente é envolvida a quantidade requisitada.
Total: o item terá controle físico, contábil. Serão controlados os saldos em quantidade e valor.
Consignado: o item pertence à terceiros e está em poder da empresa. O item consignado possui controle de saldo por quantidade e valor na conta de material de terceiros até que seja efetuada a saída da mercadoria por meio de nota fiscal de saída. Observação: Não tem custo médio.
Débito-Direto: tipo de controle atribuído a todo e qualquer material comprado que não possui controle físico e nem contábil de estoques. A entrada deste material gera lançamentos contábeis registrando a entrada no estoque e gera lançamento de débito direto na conta de aplicação.