Árvore de páginas

Time Fences

O Time Fences (horizontes para cálculo de planejamento) trata algumas particularidades no MRP. Utiliza uma parametrização específica, evitando a geração de ordens planejadas para intervalos de datas nas quais não é possível a confirmação. Exemplo: Ordens planejadas para uma data passada ou ordens de um item importado, planejadas dentro de 1 semana, para um item que necessita de 30 dias para chegar.

Os horizontes de tempo no sistema são divididos nos seguintes intervalos:

  • Horizonte de Liberação: Intervalo a partir da data atual em que a ordem deve ser liberada para fabricação. Este horizonte não deve ser menor que o lead time de fabricação do item. Quando a data de liberação da ordem é planejada para dentro deste horizonte fica comprometida a data de entrega do produto, devendo ser gerenciada no chão de fábrica como uma exceção. As alterações de data e quantidade neste intervalo são muito críticas.
  • Horizonte Firme: Para itens comprados o horizonte de liberação corresponde ao horizonte firme. Para itens fabricados dentro do horizonte firme podem ser considerados os tempos de ressuprimento de fabricação de componentes comprados, ou fabricados, que não têm uma política equivalente ao ponto de reposição. Neste intervalo as alterações numa ordem firme são críticas. Exemplo: Na fabricação do item "A" com a seguinte estrutura:

    "A" lead time: 6 dias

    ----------------------------------------------------------------
    |                                                                                   |

    "A1" lead time: 5 dias              "B" lead time: 20 dias
    |
    "A2" lead time: 10 dias

    Quando os itens "A1" e "A2" são fabricados apenas para fabricar o item A, e o item "B" tem uma política de ponto de reposição, o horizonte firme para o item "A" deve ser 21 dias.
    Se a política do item B for por ordem ("lot for lot"), o horizonte firme para o item "A" deve ser 26 dias, pois no momento da produção do item "A" será efetuada a geração da ordem do item "B" que tem um ressuprimento de compra de 20 dias. O fato de aceitar uma ordem dentro dos próximos 26 dias para o item "A", neste caso, comprometeria o ritmo normal da fábrica e a logística de suprimentos, devendo ser tratado como uma exceção.

  • Horizonte de Planejamento: Esse tempo fica além do horizonte firme, é livre para que o MRP inclua ou elimine ordens. O fato do cálculo MRP planejar nessas datas não deve ocasionar nenhum impacto crítico ou tratamento de exceção na cadeia de suprimento.

 

O MRP atualmente pode trabalhar das seguintes maneiras:

  1. Não importando a data, o sistema gera ordem planejada mesmo no passado.
  2. Dependendo do horizonte parametrizado, o MRP planeja ordens apenas para datas que estão no horizonte de planejamento (após o horizonte fixo ou firme).
  3. Dependendo do horizonte parametrizado, o MRP planeja ordens apenas para datas que estão após o horizonte de liberação.