Árvore de páginas

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

(Obrigatório)

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

ARG

Módulo

MRE

Segmento Executor

Mercado Internacional

Projeto1

 

IRM1

 

Requisito1

 

Subtarefa1

 

Chamado2

TSOVG0

Release de Entrega Planejada

EMS2.206B.0024

Réplica

Totvs 12.1.10

País

(  ) Brasil  (X) Argentina  ( ) Mexico  ( ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

(Obrigatório)

Disponibilizar a funcionalidade para que seja incluso no recebimento (RE3001) a possibilidade de ingressar mercadoria pelo processo de devoluções e no RE4001, saída de mercadoria, com o dado de despacho a Plaza. Nestes procedimentos, tem que ser relacionado o despacho a Plaza correspondente e deve permitir a possibilidade de que seja vinculado com o remito de saída de mercadoria. 

<Nesta etapa informar o objetivo da especificação do requisito, ou seja, o que a funcionalidade deve fazer. Exemplo: Permitir que o usuário defina o percentual mínimo em espécie (dinheiro), a referência mínima para calculo dos débitos do aluno e o período de validade do parâmetro de negociação>.

(Obrigatório)

 Importante 

  • Esse procedimento foi planejado só para a movimentação de ítems do stock, inventario.
  • Todas as alterações indicadas na especificação, teram que ser realizadas para o produto localizado na Argentina, validando pela variável país do usuario

                   IF i-pais-impto-usuario = 2 THEN /*Argentina*/   {aplico as alterações}

 

Entrada de Mercadoria - RE3001:

Procedimento aplicável para os emitentes, tipo pessoa física ou jurídica (ou seja aqueles que não são estrangeiros ou trading), quando realizam uma devolução, processo que é controlado pela natureza de operação usada no documento gerado no RE3001. Como é um documento de devolução, é habilitado o botão “Genear” no programa RE3001, esse botão faz a chamada para o programa RE1001E1, nele terá que ser adicionado um novo botão “Det Loc”, ao ser pressionado debe mostrar numa nova janela os diferentes despachos gerados para esse item, permitindo ao usuário escolher qual despacho será relacionado para o item e quantidade devolvida.

Validações:

  • Função spp-cod-despacho-plaza encontra-se ativa no sistema
  • O item selecionado tem ativo o parâmetro control de código de despacho a Plaza – CE0111. O campo argext-item.cod-livre-1 = ’1’ => indica que esse item tem Controle pelo Código de Despacho a Plaza.
  • A natureza de operação utilizada tem que ser de tipo devoluções: 
    • Classe de documento = ‘NFD’ – docum-est.nat-operacao = ‘NFD’ (20-NFD- nota fiscal de devolução) – comparar com as naturezas registradas: natur-oper.especie-doc
    • Tipo = ‘Entrada’ (natur-oper.tipo = 1) – 1=Entrada - {ininc/i06in245.i 1}
    • Movimento com: ‘Cliente’ (varinc/var00072.i - opción 1)
    • Cód Observação: ‘Devolución Cliente’ (ininc/i03in090.i - opción 3)

Se as condições se cumprem, verificar que para o ítem, deposito/ubicação, localização, lote/serie, que foi ingressado debe existir um despacho a Plaza gerado. Essa verificação terá que ser validada na tabela: argext-sdo-estoq

Indice: argxtsds_id 

    INDEX-FIELD "cod-estabel"

    INDEX-FIELD "cod-depos"

    INDEX-FIELD "cod-localiz"

    INDEX-FIELD "it-codigo"

    INDEX-FIELD "cod-refer"

    INDEX-FIELD "lote"

Nota: verificar a possibilidade de reutilizar o programa ARG0220 para cumprir com essa situação. 

(TELA 1)

No caso de não existir  o despacho gerado para os dados ingressados, indicar com um mensagem na tela essa situação para o cliente no momento em que é pressionado o botão “Det Loc”, logo continuar com o processo normal sem a aplicação de registros de despachos.

Ao confirmar o documento, debe gerar o registro de saldos para a localização: argext-sdo-estoq  contendo os dados do despacho a Plaza.

"cdn-aduana" / "cod-destinac" / "cod-despch" / "cod-verfdor" / "cdn-ano-import"

Esse movimento debe ser refletido no programa CE0830 com os saldos correspondentes. Verificar no programa ceapi001j.p

O código de despacho a plaza é formado com os seguintes dados:  

       ASSIGN c-despacho = (SUBSTR(STRING(argext-sdo-estoq.cdn-ano-import),3,2) + STRING(INT(argext-sdo-estoq.cdn-aduana),'999') + argext-sdo-estoq.cod-destinac + STRING(INT(argext-sdo-estoq.cod-despch),'999999') + argext-sdo-estoq.cod-verfdor).


RE0101 - Parâmetro Recebimento

Incluir um novo parâmetro na aba Parâmetros 2 / Opções para indicar se a alocação dos saldos de retirada será em forma automática ou de forma manual mediante iteração com o usuário.

Dados do parâmetro:

  • Tipo: toogle-box
  • Ubicação: aba Parâmetros 2 do RE0101
  • Nome: Aloca Despacho Autom
  • Tabela: param-recebto
  • Nome externo da tabela: param-re 
  • Campo: char-1 
  • Posição: 21 até 21

Reserva já feita na ferramenta GOLD

 

Saída de Mercadoria - RE4001:

Procedimento aplicável para os emitentes, tipo pessoa física ou jurídica (ou seja aqueles que não são estrangeiros ou trading). Para o procedimento de saída, no momento de incluir inventario do item selecionado, (aba Inventario, botão Inclui) se verifica:

  • Função spp-cod-despacho-plaza encontra-se ativa no sistema
  • O item selecionado tem ativo o parâmetro control de código de despacho a Plaza – CE0111. O campo argext-item.cod-livre-1 = ’1’ => indica que esse item tem Controle pelo Código de Despacho a Plaza.
  • A natureza de operação utilizada tem que ser de tipo devoluções: 
    • Classe de documento = ‘NFS’ – docum-est.nat-operacao = ‘NFS’ (22-NFD- nota fiscal de saida) – comparar com as naturezas registradas: natur-oper.especie-doc
    • Tipo = ‘Saída’ (natur-oper.tipo = 2) – 2=Saída - {ininc/i06in245.i 2}
    • Cód Observação: ‘ ’ (em branco)

Se as condições se cumprem, verificar que para o item, deposito/ubicação, localização, lote/serie, que foi ingressado debe existir um ou vários despacho a Plaza gerado.

Essa verificação terá que ser validada na tabela: argext-sdo-estoq

Indice: argxtsds_id 

    INDEX-FIELD "cod-estabel"

    INDEX-FIELD "cod-depos"

    INDEX-FIELD "cod-localiz"

    INDEX-FIELD "it-codigo"

    INDEX-FIELD "cod-refer"

    INDEX-FIELD "lote" 

 

No tilde verde, ao momento de incluir inventario, se deve validar com o parâmetro “Aloca Despacho Autom” no programa de parâmetros de recebimento. Este parâmetro, quando assinalado, fará automaticamente a alocação dos saldos de retirada, conforme o lote alocado, sem intervenção do usuário. Quando estiver desmarcado, será solicitado em tela para que o usuário informe manualmente os despachos que devem ser retirados, pelo que deverá hacer uma chamada ao programa que permita selecionar entre os diferentes despachos gerados para esse item. O usuário seleciona o despacho e continua com o processo normal. 

Esse programa devera adicionar uma nova coluna no final com o Label “Cant Sal” deixando a funcionalidade para que o usuário possa ingressar a quantidade desejada do despacho escolhido. O programa não pode fechar se a quantidade é 0 (cero) – como exemplo verificar o funcionamento do programa ARG0221.

Para ter um relacionamento dos items / despachos a plaza / e dados do recebimento, será criada uma nova tabela de extensão da tabela padrão “rat-lote” onde terá os mesmos campos da tabela padrão mas os campos do despacho a plaza. Igual situação para o índice da tabela.

  • Nome da tabela: argext-rat-lote
  • Banco da tabela: MOV2ARG

(TELA 2)

Nota: verificar a possibilidade de reutilizar o programa ARG0220 para cumprir com essa situação.

Ao confirmar o documento, debe gerar o registro de saldos para a localização: argext-sdo-estoq  contendo os dados do despacho a plaza:

   "cdn-aduana" / "cod-destinac" / "cod-despch" / "cod-verfdor" / "cdn-ano-import"

Esse movimento debe ser refletido no programa CE0830 com os saldos correspondentes. Verificar no programa ceapi001j.p

O código de despacho a plaza é formado com os seguintes dados:  

       ASSIGN c-despacho = (SUBSTR(STRING(argext-sdo-estoq.cdn-ano-import),3,2) + STRING(INT(argext-sdo-estoq.cdn-aduana),'999') + argext-sdo-estoq.cod-destinac + STRING(INT(argext-sdo-estoq.cod-despch),'999999') + argext-sdo-estoq.cod-verfdor).


<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento>.

 

<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

RE3001 - Manutenção de documentos

[Alteração]

MRE->Tareas->Movimientos Diarios->Mantenimiento de Documentos

 

-

RE4001 - Documentos de saída

[Alteração]

MRE->Tareas->Movimientos Diarios->Documentos de saída 

 

   

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

Tabelas Utilizadas

  • argext-sdo-estoq – Saldos de Stock

Opcional

TELA 1

 

TELA 2

<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.