Plano de Contas
Conjunto de normas e intitulações sobre contas, destinado a servir de guia e modelo para os trabalhos de registro e demonstração de fatos patrimoniais; previsão das contas a serem utilizadas em um sistema de escrituração e estudo prévio de contas destinado a estabelecer a normalização de registros contábeis.
Logicamente cada entidade deverá elaborar seu plano de contas mediante adaptações às suas particularidades de operação, necessidades internas, externas e contas específicas. Ressalva deve ser feita para as adaptações necessárias conforme legislação pertinente como a do Imposto de Renda e a Lei das SA’s 6.404/1976.
O Datasul EMS torna possível identificar um conjunto de contas contábeis, sob forma de Plano de Contas, constituindo o patrimônio (bens patrimoniais e direitos, obrigações e patrimônio líquido) e o resultado (despesas e receitas).
Um Plano de Contas pode ser de 3 tipos: Primário, Secundário e de Consolidação; sendo que cada qual serve a um propósito específico com relação ao lançamento contábil.
Os Planos de Contas Contábeis não pertencem à uma empresa exclusivamente. São implementados e estão associados às unidades organizacionais que utilizam o Plano de Contas, podendo, desta forma, ser um Plano de Contas único para um elenco de empresas. Os Planos de Contas não incorporam ao código da conta o Centro de Custo, pois existe implementação separada da estrutura dos Centros de custo, bastando especificar as contas que podem utilizar estes Centros de custo.
Cada Plano de Contas deve ter um período de validade, e podem existir Planos de Contas, pertencentes à mesma Empresa, com o mesmo período de validade, independentemente do tipo de plano. Para cada Plano de Contas da Unidade Organizacional pode-se especificar uma data de validade, possibilitando a substituição do plano primário da empresa por um novo, reorganizado, ou a desativação de planos secundários ou de consolidação. Mesmo com a flexibilidade de um plano único para diversas empresas, o sistema conta ainda com o recurso de Cópia de Planos.
Exemplo
ATIVO | PASSIVO |
Disposição das contas: No Ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos: a) Ativo Circulante; b) Ativo Realizável a Longo Prazo; c) Ativo Permanente, dividido em investimentos, Ativo Imobilizado e Ativo Diferido. | Disposição das contas: No Passivo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de exigibilidade, e classificadas nos seguintes grupos: a) Passivo Circulante; b) Passivo Exigível a Longo Prazo; c) Resultados de exercícios futuros; d) Patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, reservas de reavaliação, reservas de lucros e lucros ou prejuízos acumulados. |
Nota:
Os saldos devedores e credores que a companhia não tiver direito de compensar serão classificados separadamente - Art. 178 da Lei 6.404/1976.
Conteúdos Relacionados:
Manutenção Plano Contas - UTB080AA
Consulta Plano Contas - UFN200AA
Relatório Planos Contas - UTB310AA