Árvore de páginas

Os principais conceitos relacionados ao Módulo Screen Optimizer são:




Ambiente de Aplicação

É a denominação dada para a execução de um programa que está utilizando algum perfil aplicado. O ambiente de aplicação obrigatoriamente deve ser executado por um usuário diferente do usuário administrador, pois existem algumas restrições na aplicação de um perfil para o usuário administrador. Para saber qual o perfil aplicado a um programa, é possível verificar o título do mesmo. Quando o perfil é aplicado, o título é alterado para “SOP - <nome do perfil> - <título do programa>”.

Ambiente de Desenvolvimento

É o ambiente utilizado pelo Usuário Administrador para criar perfis. É composto de uma barra de ferramentas (Menu) e uma paleta de propriedades. Quando executado, os objetos do programa selecionado ficam editáveis, permitindo que sejam arrastados pela tela, redimensionados, etc.

Atributo Extensão

É uma identificação, na base de conhecimento, para indicar se o tipo de objeto armazena ou não valores. Essa informação é utilizada internamente pelo Screen Optimizer.

Exemplo:

São exemplos de tipos de objetos que possuem atributo de extensão:

  • Campos.
  • Editores.
  • Caixa de checagem.

Banco Repositório

É um banco de dados adicional ao produto Screen Optimizer. Sua denominação é MGSOR (Screen Optimizer Repository). Nesse banco de dados, inicialmente vazio, são armazenadas tabelas de extensão e campos adicionais quando forem criados objetos dinâmicos do tipo Atributo SOR em perfis dos programas. É de responsabilidade do usuário administrador o gerenciamento do banco de dados repositório.

Biblioteca de Funções

É um conjunto de funções disponibilizadas, para o usuário administrador, na utilização de programas de retorno externo. Por intermédio dessas funções é possível obter os valores dos objetos da tela, bem como o nome do mesmo e as propriedades relacionadas.

Base de Conhecimento

É o conjunto de objetos, propriedades e objetos x propriedades que o Screen Optimizer trata em seu ambiente de desenvolvimento e aplicação. A Base de Conhecimento é definida pela Totvs S.A. por intermédio das versões da Base de Conhecimento, onde a cada nova versão existem novas propriedades ou objetos tratados pelo Screen Optimizer, garantindo com isso a disponibilização de novas funcionalidades no produto.

Condição

É uma propriedade da Base de Conhecimento composta por um conjunto de regras lógicas. Caso o resultado desse conjunto de regras seja verdadeiro, conforme prévia parametrização, o respectivo botão para qual foi definida a condição ficará desabilitado/escondido, caso contrário o botão permanecerá com o seu estado atual.

Ligação

É uma propriedade da Base de Conhecimento que determina o relacionamento entre tabelas do banco de dados para a criação de campos de consulta ou de tabelas de bancos específicos.

O conceito de ligação é semelhante ao conceito de query’s do Progress.

Perfil

Perfil é a denominação utilizada para identificar uma otimização de um programa. Um programa pode ter vários perfis existentes, onde cada perfil contém um conjunto de objetos e propriedades manipuladas pelo usuário administrador para customizar o programa original.

Perfil Ativo

Perfil Ativo é um conceito utilizado exclusivamente no Screen Optimizer na “Versão Trial”.

A versão Trial do Screen Optimizer permite a utilização de no máximo 8 perfis ativos.

Um perfil ativo é um perfil habilitado, que está relacionado a um ou mais grupos de usuários.

A relação entre perfil e grupos de usuários é efetuada na Função Gerenciador de Perfis (SO0705).

Perfil Padrão

Perfil Padrão é o perfil que será aplicado ao usuário administrador quando o mesmo executar um programa e deve ser utilizado quando o usuário deseja alterar um perfil. 

O conceito de Perfil Padrão não tem relação alguma com a execução do programa por grupos de usuários do sistema.

Caso o programa não possua Perfil Padrão, o mesmo é executado de acordo com o seu conteúdo original (sem otimizações).

O Perfil Padrão é definido no programa Gerenciador de Perfis.

Programa Retorno Externo

É um programa, criado pelo usuário administrador, que permite efetuar validações e condições mais complexas do que as disponibilizadas pelo Ambiente de Desenvolvimento do SOP. Para a construção de um programa de Retorno Externo, existem alguns passos a serem seguidos (definição de includes, prototipação dos métodos).

Usuário Administrador

É o usuário responsável pelo produto Screen Optimizer. Cabe ao usuário administrador criar perfis para os programas, definir para quais usuários deve ser aplicado determinado perfil, gerenciar o banco repositório, controlar as appc’s, etc.