01. DADOS GERAIS
Produto: |
TOTVS Backoffice
|
---|---|
Linha de Produto: | Linha Datasul |
Segmento: | Backoffice |
Módulo: | MIM - Importação |
Função: | Manutenção de Parâmetros de Importação (IM0000) Nacionalização/Gerac Doctos Entrada (IM3100) Preparação para Embarque Parcial (IM0099) Consulta Estoque em Trânsito x Item (ARG0108) |
País: | Argentina, Estados Unidos, México, Uruguai, Chile, Paraguai e Colômbia |
Ticket: | Não se aplica. |
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) : | DMANMI03-7747 DMANMI03-7749 DMANMI03-7888 DMANMI03-7977 DMANMI03-8353 DMANMI03-8354 DMANMI03-8355 |
02. SITUAÇÃO/REQUISITO
Quando existe a necessidade por parte do cliente em desembarcar a nota principal - nota mãe - de importação em várias notas de remessas - notas filhas - pois a mercadoria é liberada por partes na aduana e há necessidade de atualizar o estoque assim que a mercadoria chega na fábrica.
Nota mãe:
A nota fiscal mãe é considerada somente para atualizar o Contas a Pagar, com o valor das mercadorias e despesas.
Notas filhas:
A nota fiscal filha é responsável pela atualização das informações pertinentes ao Estoque e Compras. Também irá atualizar o Contas a Pagar com o valor dos impostos.
03. SOLUÇÃO
Foi adicionado os campos Conta Aplicação NF Simples Remessa e Centro de Custo Aplicação NF Simples Remessa.
O campo Conta Aplicação NF Simples Remessa será apresentada como padrão para as notas identificadas como simples remessa no programa Nacionalização/Geração de Documentos de Entrada (IM3100).
A conta selecionada deve atender os seguintes pré-requisitos:
- Tipo: Deve ser igual a Ativo, Passivo, Despesa ou Receita.
- A conta deve ser de sistema e não gerar lançamentos no estoque e de requisições.
Para geração da nota mãe e nota filha, é necessário seguir os passos:
- Realize o processo de importação normalmente até o programa Manutenção de Acompanhamento de Embarques (IM0055).
- No programa Nacionalização/Gerac Doctos Entrada (IM3100), deve-se marcar o parâmetro Nota Mãe, na pasta Simples Remessa. Deve-se utilizar uma natureza de operação com tributação isenta, para que os impostos não sejam calculados.
Na nota mãe, será gerada as duplicatas de mercadoria e das despesas cadastradas no programa Manutenção de Acompanhamento de Embarques (IM0055) para o ponto de nacionalização.
Será calculado os valores de imposto de importação e taxa de estatística, mas não serão geradas as duplicatas dessas despesas. O valor dessas despesas serão consideradas somente para atualização do estoque, para que seja abatido corretamente o valor quando for atualizada a nota filha.
O campo Declaração de Importação ficará desabilitado quando a opção Nota Mãe estiver marcada.
- No programa Manutenção Documentos de Entrada (RE3001), deve-se atualizar a nota fiscal gerada.
Na nota mãe não serão geradas as ordens e pedidos de compras para que as informações do módulo de Compras não sejam alteradas na atualização desta nota. O recebimento do estoque será desviado para a conta de aplicação informada nos parâmetros de importação: cada item desta nota não atualizará o estoque para que, na entrada das notas filhas, o valor a ser considerado para acerto da conta de aplicação seja o valor da nota fiscal de entrada.
- No programa Preparação para Embarque Parcial (IM0099), deve-se quebrar esse embarque em embarques menores. Obs: este programa não irá permitir a quebra de um embarque caso ele já possua uma nota filha criada e/ou atualizada no Recebimento.
- No programa Nacionalização/Gerac Doctos Entrada (IM3100), deve-se marcar o parâmetro Nota Filha, na pasta Simples Remessa, e nacionalizar os embarques menores. Deve-se utilizar uma natureza de operação com tributação normal. Ao selecionar a opção nota filha, a conta transitória receberá o valor da conta de aplicação de simples remessa.
- No programa Manutenção Documentos de Entrada (RE3001), deve-se atualizar a nota fiscal gerada.
Nas notas filhas serão consideradas normalmente as ordens de compras envolvidas para atualização no estoque.
04. DEMAIS INFORMAÇÕES
Esta funcionalidade não poderá ser utilizada com embarques que possuem DIT vinculado.
A consulta de Materiais em Trânsito x Item, disponível acessando através da Consulta Saldos do Item no Estoque (CE0830), foi alterado para que apresente o material em trânsito quando a nota mãe estiver atualizada, e as notas filhas ainda não forem recebidas. Desta forma, mesmo que a nota do fornecedor já esteja atualizada, os saldos em estoque serão considerados como em trânsito até que efetivamente sejam atualizados no sistema.
Quando o documento gerado no recebimento for Nota Mãe, os campos do quadrante Comprovantes do Exterior, na aba Dados Complementares do programa Dados Complementares Documento (ARG0033) ficarão desabilitados. O Tipo de Comprovante AFIP possuirá o valor 66.
Se a funcionalidade de Pedimentos estiver habilitada e a opção Nota Mãe estiver marcada, o programa Implantação Dados Aduana (IM3100B) não será aberto ao nacionalizar o documento via Nacionalização/Gerac Doctos Entrada (IM3100). Essas informações também não serão validadas ao atualizar o documento de entrada quando for uma Nota Mãe.
05. ASSUNTOS RELACIONADOS
- Manutenção de Parâmetros de Importação - IM0000
- Nacionalização/Gerac Doctos Entrada - IM3100
- Preparação_para_Embarque_Parcial_IM0099
- Manutenção Documentos Entrada - RE3001
- documento_tecnico
- supply_ml_bck_merc-int-ems2
- totvs_backoffice
- linha_datasul
- datasul
- backoffice
- versao_12_1_33
- mim
- importacao
- im0000
- arg
- argentina
- usa
- estados_unidos
- mex
- mexico
- ury
- uruguai
- chl
- chile
- pry
- paraguai
- col
- colombia
- dmanmi03-7747
- dmanmi03-7749
- im3100
- dmanmi03-7888
- im0099
- dmanmi03-7977
- arg0108
- dmanmi03-8353
- dmanmi03-8354
- dmanmi03-8356
- dmanmi03-8355
- arg0033
- versao_12_1_34