Árvore de páginas

Custos Gerais - CS0204

Visão Geral do Programa

Permite gerar a listagem dos custos de um item, nível a nível, com base na sua estrutura e no processo de fabricação definidos na Engenharia.

O relatório abrange o custo total de matéria-prima, mão de obra direta, GGF, operações externas, preparação e custo de refugo, realizando ainda uma totalização de todos os custos ao final da impressão.

Nota:

Quando o item possui mais de um processo de fabricação, os programas de Custos passam a enxergar o processo de fabricação principal (ou selecionado / digitado) para avaliar o custo gerencial.

Processo = Roteiro de Fabricação + Lista de Componentes.


Custos Gerais – Pasta Seleção

Objetivo da tela:

Estabelecer limites de seleção para a composição do Demonstrativo de Custos.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Item

Inserir o código de item inicial e final, estabelecendo uma faixa de códigos a serem selecionados para o Demonstrativo de Custos.

Referência

Inserir o código de referencia inicial e final, estabelecendo uma faixa de códigos a serem selecionados para o Demonstrativo de Custos.

Família

Inserir o código de família inicial e final, estabelecendo uma faixa de códigos a serem selecionados para o Demonstrativo de Custos.

Família Comercial

Inserir o código de família comercial inicial e final, estabelecendo uma faixa de códigos a serem selecionados para o Demonstrativo de Custos.

Grupo Estoque

Inserir o código de grupos de estoque inicial e final, estabelecendo uma faixa de códigos a serem selecionados para o Demonstrativo de Custos.

Unid. Negócio

Inserir o código de unidade de negócio inicial e final estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados para o relatório de Custos Gerais itens cujo código de unidade de negócio associado esteja dentro dessa faixa.

Custos Gerais – Pasta Classificação

Objetivo da tela:

Determinar a ordem de apresentação dos dados selecionados.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Classificação

As opções de classificação disponíveis são:

  • Por item;
  • Por família;
  • Por grupo de estoque.

Custos Gerais – Pasta Parâmetros

Objetivo da tela:

Parametrizar a forma de apresentação do relatório, bem como a forma de cálculo do custo dos itens.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Parâmetros

Quando acionado, apresenta a tela Parâmetros (CS0204A).


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Listar até o nível (00/30)

Inserir o número de níveis da estrutura de produto (do item) que deverá ser listado. O sistema permite informar de 1 a 30 níveis.

Moeda

Selecionar qual a moeda em que deve ser emitido o relatório.

Preço Item

Selecionar a opção que representa o tipo de preço à ser utilizado para valorizar as quantidades (para material) e tempos (para mão-de-obra e GGF) no relatório. As opções disponíveis são:

  • Batch – considera o último custo médio mensal, cuja valorização ocorra no cálculo do preço médio;
  • On-Line – considera o último custo on-line obtido para o item;
  • Gerencial - considera o último custo médio gerencial como custo de matéria-prima. Somente quando a função Gerencial ativa. Quando selecionado esta opção, o campo "Custo Operação" também será marcada como Gerencial.

    Esta opção terá seu nome apresentado de acordo com o nome do cenário exibido nos parâmetros do estoque - Manutenção Parâmetros Estoque - CE0101.

  • Base – considera o preço base do item cadastrado como referência para análises de custos;
  • Reposição – considera o preço firmado na última aprovação da cotação de compra do item;
  • Últ Entrada – considera o preço da última transação de entrada do item.

Nota:

O sistema somente valoriza os tipos de preços utilizados pelo estabelecimento do item, sendo que informará quando o tipo selecionado não é utilizado (se o campo “Informações sobre custeio incompleto” estiver assinalado).

Nota:

O fechamento gerencial é um modelo que permite realizar o processo de fechamento do estoque em períodos alternativos ao período fiscal. 
A configuração do cenário e período gerencial devem ser realizadas no módulo financeiro e a ativação da função e parametrização para utilização em Manufatura deve ser realizada no módulo de Estoque.

Correção

Quando assinalado, os valores são convertidos na data da efetivação, utilizando a moeda padrão de variação informada para o item no módulo de Estoque.

Mais informações em: Função Manutenção Itens para Estoque (CE0106).

Nota:

Quando não for escolhida a moeda corrente, deve ser utilizada a “correção” na conversão (exceto para o preço médio) que usará a data da última entrada, reposição ou a base, cujos preços são atualizados pelos módulos de Compras, de Estoque ou de Custos, conforme o caso.

Método Cálculo de Custos

Selecionar qual o método de custo que deve ser utilizado no cálculo dos custos do item, se pelo método das UPs ou RKW.

Mais informações em: Metodologias Aplicadas > Método RKW de Absorção de Custos e Método das UPs.

Custo Operação

Selecionar o custo a ser considerado para as operações na apuração dos custos de GGF e mão de obra direta do item. As opções disponíveis são:

  • Total – é o resultado do (tempo homem ou máquina utilizado na operação) * (o custo total do centro de custo) / (nr de horas reportadas para o centro de custos) * (quantidade do item usada na estrutura).
  • Previsto – é o (tempo homem ou tempo máquina utilizado na operação) * (custo previsto do centro de custo) * (quantidade do item usada na estrutura).
  • Previsto 2 – é o (tempo homem ou tempo máquina utilizado na operação) * (custo previsto 2 do centro de custo) * (quantidade do item usada na estrutura).
  • Gerencial - Para habilitar esta opção, a função de Custo Gerencial deverá estar ativa. Quando selecionado esta opção, o cálculo dos custos de operações serão realizados da seguinte maneira: (Tempo homem ou máquina da operação) * (Custo Gerencial do centro de custo) / (Nr Horas Gerenciais do Centro de Custo) * (quantidade do item usada na estrutura). Esta opção terá seu nome apresentado de acordo com o nome do cenário exibido nos parâmetros do estoque - Manutenção Parâmetros Estoque - CE0101.

Formato

Selecionar o formato de valor a ser considerado no relatório. As opções disponíveis são:

  • 9.9999;
  • 9.99;
  • 9.

Estab

Inserir o estabelecimento ao qual pertence o item a ser listado.

Parâmetros – CS0204A

Objetivo da tela:

Estabelecer parâmetros adicionais para o relatório.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição:

Data Corte

Inserir a data de corte da estrutura de produtos, bem como, das operações do item determinando um limite para considera-las na geração do relatório.

Nota:

O sistema apresenta como padrão a data atual (corrente) do sistema.

Informações sobre custo incompleto

Quando assinalado, define que serão impressos no relatório os dados sobre custos incompletos.

Nota:

Quando assinalado este campo, as mensagens de custos incompletos serão controladas por uma tabela padrão e listadas no relatório.

Considera refugo no custo total

Quando assinalado, o custo do refugo é considerado no cálculo dos custos do item motivo da consulta e mostrado no campo “Custo Refugo”.

Nota:

O refugo é baseado no percentual de refugo informado para a operação do item.

Imprime Narrativa

Quando assinalado, define que a narrativa do item será listada exclusivamente na planilha.

Considera Estabelecimento Padrão do Filho

Quando assinalado, indica que deve ser considerado o estabelecimento padrão de cada componente, e não o do item pai.

Nota:

Se o item pai tiver associação com um estabelecimento e um dos seus componentes possuir uma operação, associada a um grupo de máquinas relacionado a outro estabelecimento, pode ser selecionado o parâmetro “Considera Estabelecimento Padrão do Filho”. Assim, serão considerados os valores de GGF para o componente.

Para o valor de Material, quando este parâmetro estiver desmarcado e o valor de matéria-prima do produto for zerado, o sistema irá considerar o semi-acabado como matéria-prima

Exemplo:

Seguindo a seguinte estrutura de produto:

Em que:

Neste caso, o valor de matéria-prima do item A que será apresentado no relatório será de R$ 6,00 e o item que será apresentado como matéria-prima será o item C e não o D, que encontra-se com valor zerado.

ItemEstab. PadrãoValor Estab 1

Valor Estab 2

A1$10,00$12,00
B1$  8,00

$12,00

C2$  6,00

$  8,00

D2$  0,00 $  2,00


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Parâmetro:

Preço a partir do último nível

Quando assinalado, indica que os valores apresentados sejam informados sempre a partir do último nível da estrutura de produto (do item), mesmo que apresente apenas um nível.

Visão por Unidade Negócio

Quando assinalado, define que serão listados os itens pai da estrutura pela sua Unidade de Negócio e os itens que fazem parte de sua estrutura e pertençam à mesma unidade de negócio. Se ao "descer" na estrutura for encontrado um item que pertença a uma unidade de negócio diferente o mesmo é listado e a estrutura é interrompida.

Mais informações em: Conceito Unidade de Negócio.

Quantidade

Inserir a quantidade que deve ser considerada para cálculo dos custos gerais do item. Esta quantidade será multiplicada pelos valores apresentados para cada um dos custos representados na tela.

Nota:

Como padrão o sistema considera “um” a quantidade do item fabricada e à ser custeada.

Situação

Selecionar a situação dos itens que devem ser considerados na listagem, se Ativo, Obsoleto Ordens Automáticas, Obsoleto Todas as Ordens ou Totalmente Obsoleto.

Custo Preparação

O total da preparação das operações apresentado neste campo, é obtido com base na forma de cálculo indicada nos parâmetros do programa. Abaixo, exemplo com cada uma das opções possíveis de serem utilizadas no cálculo de custo de preparação das operações:

Quantidade necessária do item..........................................................50 unidades

Lote Econômico..................................................................................20 unidades

Tempo de Preparação da Engenharia................................................03 horas

Custo Horário do Centro de Custos da Operação..............................R$ 60,00

  • Sem Custo Preparação: Neste caso não são considerados os custos de preparação da operação, somente o custo homem.
  • Preparação Ordem: O custo de preparação será o número de horas de preparação da operação multiplicado pelo custo horário do centro de custo da operação.

Tempo de Preparação = 3 horas

Custo de Preparação   = 3 horas * R$ 60,00

  • Preparação x Número Lotes: O custo de preparação será o número de horas de preparação da operação multiplicado pelo número de lotes econômicos necessários e pelo custo horário da operação.

Número de Lotes + 50/20 = 3 lotes

Tempo de Preparação       = 3 horas x 3 lotes = 9 horas

Custo da Preparação         = 9 horas * R$ 60,00

  • Preparação Unitário x Quantidade: O custo de preparação será o número de horas de preparação da operação, dividido pelo lote econômico e multiplicado pela quantidade necessária do item.

Tempo de Preparação Unitário = 3 horas / 20 unidades = 0,15 hora

Tempo de Preparação                = 0,15 hora * 50 unidades = 7,5 horas

Custo da Preparação                  = 7,5 horas * R$ 60,00

  • Preparação x Quantidade: O custo de preparação será o número de horas de preparação da operação multiplicado pela quantidade necessária do item.

Tempo de Preparação = 3 horas

Tempo de Preparação = 3 horas * 50 unidades = 150 horas

Custo da Preparação   = 150 horas * R$ 60,00

Processos

Selecionar o processo de fabricação do item para identificar a sua lista de componentes. As opções disponíveis são:

  • Processo Principal.

  • Todos os Processos.

Nota:

Este campo será utilizado na seleção da lista de componentes.
Linha Produção

Inserir o código da linha de produção para a visualização das listas de componentes/processo relacionados a ele. 

Unid. Negócio

Inserir o código da unidade de negócio para a visualização das listas de componentes/processo relacionados a ele

Atualiza Custo do Item

Quando assinalado, o sistema atualiza o custo do item para a emissão da listagem conforme custo do item.

Atualiza c/ Custo Incompleto

Quando assinalado, indica que o sistema deverá atualizar os custos dos itens mesmo com custo incompleto.

Tipo Custo

Inserir o tipo de custo à ser utilizado na atualização.

Nota:

Este campo só é habilitado quando o campo “Atualiza Custo do Item” estiver assinalado.

Data Custo

Inserir a data desejada para atualização dos custos.

Nota

Este campo só é habilitado quando o campo “Atualiza Custo do Item” estiver assinalado.

Custos Gerais – Pasta Digitação

Objetivo da tela:

Informar códigos de item que deverão ser considerados para o demonstrativo sobrepondo-se à seleção eventualmente efetuada.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Inserir

Quando acionado, permite informar o código do item que se deseja considerar na geração do relatório de Custos Gerais.

Nota:

Utilizar a função de “zoom” existente no campo “Item” para selecionar os itens para o sistema.

Alterar

Quando acionado, possibilita alterar os itens para a geração do relatório.

Retirar

Quando acionado, elimina da tela o item anteriormente digitado.

Salvar

Quando acionado, salva em um arquivo indicado ao sistema os itens informados.

Recuperar

Quando acionado, permite recuperar os itens de um arquivo e transportá-los para a tela de digitação.

Nota:

Permite digitar diretamente na tela os itens que se deseja analisar os custos gerais. Ao utilizar a opção “Digitação” são anuladas as funções da pasta “Seleção”.

Custos Gerais – Pasta Impressão

Objetivo da tela:

Estabelecer o destino e a forma de impressão do relatório. 

Nota:

Após a definição da seleção, parâmetros e formas de impressão, utilizar o botão “Executar” para disparar a geração e posterior impressão do relatório de “Custos Gerais”.

Considerações Gerais:

  • O custo total é o resultado do preço selecionado x quantidade usada no nível + material + mão-de-obra direta + GGF + custos de preparação + custos de refugo, obedecendo a parametrização feita.
  • O custo das operações externas será o valor da operação x quantidade usada no nível.
  • O custo total de matéria-prima será o resultado do acumulado preço selecionado, multiplicado pela quantidade usada no nível.