Árvore de páginas

Controle de Decimais para o Chile

Essa implementação tem o objetivo de criar uma alternativa para que o produto financeiro esteja disponível no mercado Chileno, mais especificamente em relação ao controle dos valores decimais que neste país, de acordo com a legislação vigente, declara que não existem centavos para a moeda local Peso Chileno.

Dessa forma, todos os pontos do financeiro, onde ocorrem as contabilizações são tratados para não contabilizar com decimais. A consequência disto é que haja uma distorção entre o saldo que está na contabilidade e o que está nos relatórios dos módulos periféricos. Essa situação é minimizada com as ações colocadas de acordo com as características abaixo.

Não há alteração em telas do produto para solicitar valores inteiros. O usuário é responsável pela digitação de valores sem decimais, pois isto já é prática comum no Chile.

Os módulos de Faturamento e Recebimento estão preparados para tratar os decimais e os valores integrados com finanças (Títulos, impostos, etc.) são enviados sem os decimais para o Peso Chileno.

Os programas considerados nestas características são contabilizações do Contas a Pagar, Contas a Receber e Ativo Fixo. As demais contabilizações (Estoque, Faturamento, HCM estão tratadas para não enviar decimais). As contabilizações geradas na própria Contabilidade e Caixa e Bancos já tratam decimais corretamente.

O conjunto de programas de contabilização da parte financeira do ERP ao efetuar a contabilização, irá verificar o valor da transação (antes de sumariar a transação em um único movimento), se esta possui decimais na moeda local do Chile (pesos). Caso tenha decimais, deverá ser feito o arredondamento na Contabilidade.


Conta Ajuste de Decimais

Esta conta deverá ser parametrizada na Manutenção do Plano de Contas (UTB080AA).

Exemplo:
Se um movimento no ACR ficou em 986,90 pesos, a rotina de contabilização fará a alteração deste valor de 0,10 pesos, pois pela regra de arredondamento ele deveria ser arredondado para cima. Com isso o lançamento passa a ser 987 pesos. Esta é metade do ajuste, porque precisará ser feita a contrapartida. Portanto, se a natureza da transação ajustada é devedora, a contrapartida deverá ser credora (e vice versa). Neste exemplo, o valor de 0,10 deverá ser contabilizado em uma conta de ajuste de decimais, que deve ser configurada no produto, na Manutenção do Plano de Contas. O tipo de apropriação deverá ser igual da conta que houve o ajuste, a mesma UN, tipo de fluxo e finalidade.


Arredondamento

A regra de arredondamento do Chile é a seguinte:

Maior que 0,50 arredonda para cima = 1

Menor que 0,51 arredonda para baixo = 0.


Contabilização

Nas entradas das movimentações nos módulos Contas a Pagar, Contas a Receber e Ativo Fixo, nada foi modificado para o usuário, porém, a rotina de contabilização verifica se a apropriação possui centavos na moeda corrente. Caso tenha centavos, serão apropriados dois novos lançamentos. Um lançamento na mesma conta que possui o centavo, para arredondar o valor. E outro lançamento de contrapartida de acerto de centavos, na conta de Ajuste Decimais, parametrizada no Plano de Contas, com lançamento inverso. O tipo de apropriação deverá ser igual da conta que houve o ajuste, a mesma UN, tipo de fluxo e finalidade, para as duas novas apropriações.


Contabilização - Contas a Receber (ACR)

Exemplo:
Implantação de um Título ACR

CR despesa            986,9

CR despesa            0,10

DB despesa            0,10 (conta Ajuste Decimais do Plano de Contas)


DB saldo                986,9

DB saldo                0,10

CR saldo                0,10 (conta Ajuste Decimais do Plano de Contas)

Importante:

Estas duas novas apropriações não serão integradas com o Caixa e Bancos, para não interferir em toda a rotina anterior do módulo do Contas a Receber. Caso houvesse a integração poderiam aparecer diferenças entre o Caixa e Bancos (onde tem o arredondamento), e os títulos em aberto (que não tem o arredondamento). E o valor do movimento e do título não seriam alterados, ou seja, não teriam nenhum impacto nas movimentações geradas no módulo, só na contabilidade.


Contabilização - Contas a Pagar (APB)

Exemplo:
Como deve ficar a contabilização, quando arredonda para cima:

Implantação de um Título APB

DB despesa            986,9

DB despesa            0,10

CR despesa            0,10 (conta Ajuste Decimais do Plano de Contas)


CR saldo                986,9

CR saldo                0,10

DB saldo                0,10 (conta Ajuste Decimais do Plano de Contas)


Como deve ficar a contabilização, quando arredonda para baixo:

Implantação de um Título APB

DB despesa            986,3

CR despesa            0,30

DB despesa            0,30 (conta Ajuste Decimais do Plano de Contas)


CR saldo                986,3

DB saldo                0,30

CR saldo                0,30 (conta Ajuste Decimais do Plano de Contas)

Importante:

Estas duas novas apropriações não serão integradas com o Caixa e Bancos, para não interferir em toda a rotina anterior do módulo do Contas a Pagar. Caso houvesse a integração poderiam aparecer diferenças entre o Caixa e Bancos (onde tem o arredondamento), e os títulos em aberto (que não tem o arredondamento). E o valor do movimento e do título não seriam alterados, ou seja, não teriam nenhum impacto nas movimentações geradas no módulo, só na contabilidade.


Contabilização - Ativo Fixo (FAS)

Quando houver a contabilização de um valor com decimais, será feito um arredondamento, porém só na contabilidade, não serão alterados movimentos no FAS, e nem integrado este lançamento de centavos com o Caixa e Bancos. O programa Contabilizar Movimentação (FAS705AA) simula esta situação, e que quando for gerar dados pra contabilidade, faz as contabilizações de arredondamento necessárias.


Programas considerados

Os programas abaixo foram alterados para apresentarem o valor arredondado, conforme parametrização da moeda corrente do Chile, mas não irão alterar o valor do movimento no Módulo Origem. Os programas de contabilização descritos irão fazer o ajuste de decimais somente na contabilidade, na conta parametrizada na Manutenção do Plano de Contas.


Contas a Receber:

Emissão Diário Auxiliar ACR

Emissão Demonstrativo Contábil ACR

Conciliação Contábil ACR

Descontabilização ACR


Contas a Pagar:

Imprimir Cheque

Reemissão Cheques APB

Inconsistências Contábeis APB

Emissão Diário Auxiliar APB

Emissão Demonstrativo Contábil APB

Descontabilização APB

Emissão Cheques CMG


Ativo Fixo:

Contabilizar Movimentação FAS

Relatório Diário Auxiliar (Patrimônio)

Relatório Demonstrativo Contabilização FAS