Árvore de páginas

Conta Operacional

São as contas contábeis de despesa e receita, que também são “não monetárias”, mas que possuem um tratamento diferente das históricas. Essas contas devem ter seus valores em Reais convertidos pela taxa média do Dólar, conversão esta realizada pelo programa de cálculo das variações. As contas que se encaixarem nesta classificação, devem ser cadastradas com o tipo de taxação “Operacional”.

Nesse tipo de taxação se incluem as contas de Resultado, isto é, as contas de Despesas, Custos e Receitas. Para as contas de Resultado à conversão para outras moedas, utilizando conceitos do FASB52, são convertidas na mesma razão das contas que lhe deram origem, sendo assim, deve-se ter cuidado especial para as contas de Despesa/Custos com Depreciação, Custo dos Produtos/Mercadorias Vendidas, Variações Monetárias e Cambiais Ativas e Passivas.

É apenas uma especificação das contas não monetárias para calcular uma variação econômica de acordo com outro critério.

Exemplo:

As contas de receita e despesa podem usar um critério de cálculo FASB diferente das outras contas monetárias (calcular a apuração pela média).

 

Grupos de contas contábeis do tipo Operacionais:

São todas as contas de Resultado, exceto as contas de Variações Monetárias e Cambiais Ativas/Passivas, depreciação e CPV.

Como exemplo, para melhor explicarmos o funcionamento deste procedimento, assumiremos que os valores comparados serão entre o Real e o Dólar.

Tipo Cotação

Valor

Base

Processamento

 

Real, Projetada, Venda, Compra ou Média

Saldo Final

Será encontrado o saldo final em Dólar da conta contábil no período informado e a cotação, com base no tipo de cotação selecionada, existente entre o Real/Dólar para a data final do período. O saldo final em Reais é então convertido pela cotação encontrada e comparado com o saldo em Dólar existente no sistema. Caso exista diferença entre o saldo calculado (saldo final em reais convertido pela cotação) e o saldo existente, esta será lançada na conta contábil, onde foi encontrada a diferença, e a contrapartida será na conta de ajuste (parametrizada para a conta contábil, por meio do botão CMC/MM).

Este processamento atende ao cálculo da variação cambial das contas monetárias (expostas e transacionais).

Observações:

(1) Este processamento será o mesmo para os demais tipos de cotação, não apenas para cotação real.

(2) Este processamento será feito para as composições entre finalidades econômicas selecionadas pelo usuário.

Real, Projetada, Venda, Compra ou Média

Lançamentos

Permite visualizar a Apuração das Variações Econômicas não pelo saldo final apresentado em moeda forte (ex: dólar), mas apontada lançamento a lançamento até chegar ao saldo final para o período selecionado.

Serão considerados os lançamentos efetuados no período, levando em consideração os parâmetros de seleção (estabelecimento, conta contábil e unidade de negócio), e as composições de finalidade econômica selecionadas, ou seja, um lançamento será selecionado quando a moeda do lançamento for base de uma composição.

Por exemplo: um lançamento em dólar será considerado no cálculo, quando a finalidade onde o Dólar é base, estiver selecionada como base de uma composição de finalidade.

Importante:

Além das seleções acima mencionadas, quando um valor for alterado pelo usuário (mudando o status de CALCULADO para INFORMADO), este não deve ser considerado para cálculo das variações, mantendo o valor existente para o mesmo.

Os lançamentos nas contas de ajuste poderão ser sumariado pelo total, podendo ser detalhado pelo demonstrativo, que é emitido pelo programa. Este relatório mostra por conta contábil, o valor na moeda base, o valor anterior na moeda índice e o valor do lançamento a ser realizado.

Desta forma, o processamento das Contas Operacionais será realizado da seguinte forma:

  • Valor para Conversão = (Lançamentos em Reais – Lançamentos em Reais, onde Valor do Dólar Diferente de Calculado) Convertidos pela Cotação do Dólar definida nos parâmetros.
  • Ajuste em Dólar = Valor para Conversão – Valor dos Lançamentos Calculados em Dólar.
  • Saldo Total da Conta = Ajuste em Dólar + Lançamentos.

Real, Projetada, Venda, Compra ou Média

Total dos Movimentos

Terá funcionamento semelhante ao valor base Saldo Final, sendo que a diferença está na utilização dos saldos DB e CR, ao invés do saldo final da conta.

 

  • As contas de Resultado como Variações Monetárias e Variações Cambiais, não são convertidas para uma Moeda de poder aquisitivo constante, ou Finalidade Econômica.

As contas de CPV (Custo dos Produtos Vendidos), e as contas de depreciação do Resultado, são convertidas à taxa histórica, isto é, estas deverão ter taxação do tipo Não Monetária. Portanto, as contas de Resultado seguem a sistemática de cálculo da apuração da variação econômica das contas que lhe deram origem.