Conhecendo o Ressuprimento do Estoque
Partindo do principio de que os termos e informações aqui requisitadas são e já estão sob domínio do departamento e/ou gerencia de materiais, cujos conceitos que se fazem necessários, além das informações cadastrais, são fatores preponderantes ao sucesso da implementação e utilização de um processo automatizado no ressuprimento de materiais
Existem algumas premissas que auxiliam na elaboração de uma política correta para esta administração de estoques, dentre as quais destacam-se:
Configuração de um sistema de material.
Estabelecimento do fluxo de informação do sistema.
Analisar os materiais de maior consumo e os mais caros a fim de prioriza-los nas análises e encaminhamento para compras. Uma boa ferramenta neste sentido pode ser por meio da emissão de uma Curva ABC.
Determinar “o que” deve permanecer armazenado (número de itens) “quando” se devem reabastecer os estoques (periodicidade) e quanto deverá ser adquirido num determinado período (quantidade de compra).
Estipular o “Estoque de Segurança” dos materiais, que assemelha-se ao estoque mínimo necessário para que a empresa possa continuar operando até que o estoque venha a ser suprido.
Organizar o almoxarifado desfazendo-se de itens obsoletos, separando os itens conforme suas localizações apropriadas, entre outros.