01. Conectando ao banco via Datasul Interactive - DI
A camada Client executada na máquina do usuário através do Datasul Interactive - DI necessita de dois pontos de parametrização para conexão ao banco de dados para o seu pleno funcionamento. A primeira parametrização é realizada no arquivo *.pf do atalho de execução no qual deverá ser informado apenas o banco do Foundation - EMSFND, já o restante dos bancos de dados do produto, deverão ser informados junto ao programa BTB962AA - Parâmetros do Foundation.
Esta dinâmica na parametrização foi desenvolvida neste formato, pois para que o Datasul Interactive seja carregado o mesmo necessita de algumas parametrizações existentes no banco de dados do Foundation, banco este único para todos o sistema. Após a leitura da parametrização do banco do Foundation, o Datasul Interactive identificará a empresa do usuário e em seguida irá conectar aos bancos de dados parametrizados no BTB962AA - Parâmetros do Foundation, para esta respectiva empresa.
Importante
Para a parametrização da conexão ao banco de dados, alguns dados do banco serão necessários, como localização do banco, porta de conexão entre outros. Para obter esta informação, acesse o script de carga do seu banco de dados ou OpenEdge Explorer.
02. Configurando o arquivo *.pf
O arquivo *.pf corresponde ao arquivo que contem as parametrizações Progress para a execução da camada Client na máquina do usuário final e umas das informações contidas neste arquivo será a conexão com o banco de dados Foundation - EMSFND. Segue um modelo de arquivo:
No exemplo acima, identificamos a conexão ao banco do Foundation - EMSFND na linha 22, no qual esta conectando num servidor local e na porta 20001.
Para identificar qual é o seu arquivo *.pf utilizado no acesso a camada Client, acesse o produto Datasul, vá em Configurações e selecione Atalho de Execução e por último clique em Exibir Detalhes, será possível identificar o nome e diretório do arquivo em Caminho do Arquivo PF.
03. Configurando o BTB962AA - Parâmetros do Foundation
Após a parametrização do banco do Foundation - EMSFND, será necessário parametrizar o restante dos bancos de dados do produto Datasul, esta parametrização é realizada no programa BTB962AA - Parâmetros do Foundation, localizado dentro do Menu do Datasul em Foundation > Básico NPS > Cadastros.
Para realizar a parametrização das conexões ao banco de dados, será necessário preencher o respectivo código da empresa, nome da empresa, nome abreviado da empresa este sendo apresentado no menu e no Datasul Interactive, bem como ainda o CNPJ. A parametrização dos bancos vem após o CNPJ e é subdividido em 3 categorias:
- Cadastro: Será informado os bancos de dados que conterão os dados cadastrais dos módulos;
- Movimento: Será informado apenas os bancos de dados que mantem dados de movimentação do produto, como por exemplo, estoque, notas fiscais entre outros;
- Histórico: Nesta relação deverá ser informada a conexão com os bancos históricos do produto Datasul.
Nesta tela de cadastro ainda possuímos a aba de Servidores, nesta aba será parametrizado os respectivos servidores de aplicação - Pasoe que esta empresa irá utilizar para conexão e processamento da camada back-end. Detalhes complementares sobre a aba Servidores, sugerimos a leitura do documento Broker Escalável.
Ao pressionar o botão de Inserir e/ou Modificar, acessaremos a tela detalhada da conexão ao banco de dados e nesta tela deveremos parametrizar os campos:
- Banco: Informe o nome do banco de dados, nome este livre a ser informado para facilitar a sua localização dentro do produto.
- Banco Lógico: Informe o nome lógico do banco de dados conforme a expedição junto a TOTVS.
- Banco Físico: Informe o nome do arquivo físico do bancos de dados.
- Conexão: Neste campo deverás informar os dados de conexão ao banco, como o nome/host do servidor, a porta de conexão, entre outros.
- Banco Oracle: Marque esta opção para identificar se este banco de dados é do tipo Oracle.
- Banco Unificado: Marque esta opção para identificar se este é um banco unificado, ou seja, alguns bancos do produto podem ser unificados\centralizados em um único banco físico.
- Alias: Caso a opção anterior tenha sido marcada, neste campo será necessário informa o nome lógico dos bancos que foram unificados.
- Banco de Movimento: Caso este banco de dados seja do tipo histórico, deverás informar neste campo o nome do banco de movimentação cadastrado no produto. Ao informar o nome do banco de movimento, o campo a seguir será automaticamente preenchido com o Alias do banco de movimento.
- Conecta Banco em Shared Memory no Appserver e RPW? Marque esta opção se desejar que o Pasoe ou o RPW acesse diretamente a memória do banco de dados, assim melhorando a sua performance de processamento. Para que seja funcional, o Pasoe bem como o RPW precisam estar sendo iniciados no mesmo servidor que o banco de dados.
- Diretório SGDB: Este campo somente estará habilitado caso esteja marcada a opção de Shared Memory e assim sendo necessário informar o diretório onde esta localizado o banco de dados.
Para obter a relação completa dos bancos de dados bem como identificar o respectivo módulo do banco, sugerimos a leitura do documento Bancos de Dados x Módulos.
Erro de conexão na abertura do DI
- Verificar o cadastro de bancos da empresa que apresentou o problema, com um usuário com empresa configurada corretamente.