Árvore de páginas

Camada processada automaticamente pelo Jenkins

Os dados de Movimentação do Unicoo são migrados para o TOTVS através de processos automáticos do Jenkins. O tempo entre uma execução e outra é parametrizável. O default é 15 minutos.

A cada ciclo do processo, todos os erros identificados em execuções anteriores são eliminados, e é realizada nova tentativa de importação dos registros correspondentes.

Ao final de cada ciclo, são gerados relatórios de acompanhamento, a serem analisados pelos consultores e usuários chave, afim de realizarem possíveis saneamentos de dados, DEPARAs e parâmetros, e checar na execução seguinte se o erro foi saneado com a sua ação.

O local para geração desses arquivos é parametrizável em variável de ambiente do Jenkins.

Dentro do diretório parametrizado existe uma subdivisão de pastas por modulo, e cada pasta contém o relatório em html:


Resumindo o contexto do migrador: 

  1. são executados os extratores: extraem dados do unicoo e gravam em área temporária;
  2. são executadas as filas de importação: lêem essa área temporária e tentam integrar os dados no TOTVS, normalmente a cada 15 minutos;
  3. são gerados os relatórios com os resultados da tentativa de integração;

Os diversos tipos de processos podem ser executados de forma simultânea, de modo que algumas dependências podem ser observadas. Segue um esboço:

EMS 5Dependência
Representante
Cliente Representante
Fornecedor
TIT_APFornecedor
TIT_ACRCliente


GPSDependência
Pessoa
ContratantePessoa
PrestadorPessoa
BeneficiarioPessoa
PropostaPrestador, Beneficiário
GuiasPrestador, Proposta, Beneficiário....
FaturasPrestador, Proposta, TIT_ACR,...
Regra MensalidBeneficiário
Regra Mensalid EstruturaBeneficiário
Regra Mensalid CritériosBeneficiário


Neste exemplo vamos considerar o relatório de erros dos títulos a pagar. Imaginem um cenário onde o migrador está executando o extrator do TIT_AP, porém ainda faltam registros de fornecedores a serem integrados. Em um primeiro momento este tipo de erro pode ser ignorado pois na próxima rodada quando o migrador executar novamente o processo de extração de dados do fornecedor serão criados os registros faltantes. Por sua vez na próxima execução dos títulos a pagar o fornecedor já estará criado e o tipo de erro "Fornecedor não encontrado" não irá ocorrer novamente. Sendo assim o relatório será gerado novamente, desta vez sem informar os erros que havia sido informado anteriormente.

O formato de exibição dos relatórios é praticamente o mesmo para todos:

1: Tabela contendo o status dos registros importados, sendo eles: 

StatusDescriçãoO que fazer?
ITIntegrado: Registro integrado com sucesso no TOTVS.Nada.
ERErro: Erro na extração do Unicoo.Verificar no relatório de erro se existe algum saneamento de dados a ser realizado no Unicoo.
PEPendente: Erro na integração com o TOTVS.Verificar no relatório de erro se existe algum ajuste a ser realizado a nível de dados/  parametrização. Ex: Banco XX não cadastrado. Solução: Consultor deve orientar o usuário a criar o banco XX.
RC ou (0, 1, 2, 3...20)Ready to Create (Pronto para ser processado a importação): Registro já extraído do Unicoo porém está aguardando para iniciar o processo de integração com o TOTVS.
Os números (0, 1, 2, 3... até 20) representam as filas. Os registros contidos nesses status estão sendo importados no totvs. Cada fila é uma sessão do progress executando os programas de linha necessários para criação dos registros.
Nada. Migrador irá tentar integrar ao TOTVS esses registros na próxima rodada.



Nas execuções que ocorrem a cada 15 minutos, todos os registros que estão com status "ER" e "PE" são apagados e recriados novamente para uma nova tentativa de migração. Portanto a ação que você tomou anteriormente para corrigir os registros nos status "ER" e "PE" terá efeito na próxima rodada do migrador.


2:Tabela contendo uma curva ABC dos erros, onde mostra qual foi o erro de maior ocorrência;

3:Tabela contendo a descrição detalhada dos erros;

Exemplo do relatório de erros de CLIENTES:


Com os relatórios gerados a cada 15 minutos, qualquer pessoa consegue consultar o status atual de migração de cada modulo e, consequentemente, proceder com ajustes necessários tanto em saneamento de dados, parâmetros ou de-paras.


  • Sem rótulos