6.8.2 - Complemento de Empresa
O Complemento de Empresa é o cadastro responsável por contemplar diversas informações da empresa/estabelecimento, além da configuração de filiais de destino das integrações destinadas a base de dados do TAF e das obrigações fiscais geradas pelo estabelecimento.
Nos tópicos abaixo você encontra informações detalhadas sobre as possibilidades de preenchimento dos campos "Filial TAF" e "Cod. Filial" (e da pasta Outras Filiais), que além de campos obrigatórios do cadastro, são responsáveis por definir a distribuição dos dados integrados ao TAF pelo sistema de origem.
Este cadastro também é responsável pelo envio do evento S-1000 do eSocial, que possui as informações da Empresa e define o início da Empresa no ambiente do eSocial.
Objetivo
Disponibilizar uma interface de informações fiscais dos estabelecimentos da empresa. Informações essas que serão utilizadas na entrega de diversas obrigações fiscais.
Procedimentos para Utilização
Em TOTVS Automação Fiscal (SIGATAF) acesse Atualizações / Empresa / Complemento Cadastrais, clique em Incluir/Alterar e preencha os campos de acordo com as orientações abaixo:
Pasta Complemento do Estabelecimento
Contém informações básicas do estabelecimento.
Sub-pasta Informações do Estabelecimento
Esta sub-pasta contém informações diversas do estabelecimento, utilizadas principalmente no cabeçalho das obrigações fiscais. Exemplo: Bloco 0 de obrigações como SPED Fiscal, ECF, etc.
Aqui está a principal informação do TAF para realizar as integrações com o ERP, a amarração entre filiais do ERP com as filiais do TAF. Esta amarração é realizada pelos campos Filial TAF e Cod Filial.
Campo Filial TAF: Faz uma consulta ao cadastro de filiais (SM0) do sistema. Neste campo deverá ser preenchido a filial correspondente do TAF de destino das informações integradas dos ERPs.
Campo Cod. Filial: Neste campo será informado o código da filial de origem dos dados de integração. O conteúdo deste campo deve ser idêntico ao conteúdo do campo TAFFIL das tabelas de integração (TAFST1 e TAFST2).
Sub-pasta Contato do Estabelecimento
Possui informações cadastrais de contato, como e-mail e telefone do estabelecimento.
Sub-pasta Outras Filiais
É possível que o cliente realize a integração de dados de mais de uma empresa/filial do seu ERP para apenas uma única filial do TAF, para isso basta que no mesmo cadastro na pasta "Outras Filiais" sejam informados quais são os demais códigos de filiais do ERP que devem ser integrados para a filial do TAF informada.
Exemplo: Possuo 2 filiais no ERP que representam uma única entrega do arquivo SPED Fiscal para o Governo. Neste caso, as duas filiais do ERP podem ser integradas para uma filial centralizadora no TAF com o intuito de facilitar a geração da obrigação fiscal.
No cenário acima, o campo TAFFIL das tabelas de integração (TAFST1 e TAFST2) seria preenchido com "E101" (quando extração da filial 01) e "E102" (quando extração da filial 02).
No complemento de Empresa, o campo Filial TAF seria preenchido com o código da filial de destino ("01") e o campo Cod. Filial seria preenchido com a filial origem ("E101"). Na seção de Outras Filiais deve ser indicada a segunda filial ("E102").
Outros Exemplos de Configuração (ERP x TAF)
Integração de dados somente para o escopo eSocial - origem única
Nesta situação a utilização do TOTVS Automação Fiscal é exclusiva para a importação e consolidação de dados para transmissão dos eventos do eSocial ao Governo.
Não serão contemplados neste repositório de dados os dados fiscais e os contábeis da empresa.
A configuração do Complemento de Empresa deve ser realizada direcionando os dados das filiais de origem do ERP para uma única filial do TAF, conforme exemplo abaixo:
Integração de dados somente para o escopo eSocial - múltiplas origens
Nesta situação a utilização do TOTVS Automação Fiscal é exclusiva para importação e consolidação de dados para transmissão dos eventos do eSocial ao Governo.
Não serão contemplados neste repositório de dados os dados fiscais e contábeis da empresa.
Pode-se configurar o sistema para receber em filiais distintas os dados de cada ERP, ainda que estejam relacionados a mesma empresa. Também podem ser consolidados todos na mesma filial. As tabelas do eSocial podem ser compartilhadas a nível de empresa, deixando assim o sistema adequado ao modelo sugerido pelo Governo nos manuais e procedimentos do eSocial. As tabelas também podem permanecer exclusivas, cabe a avaliação durante a implantação.
Não haverá impacto na transmissão do Evento S-1000 (Informações do Contribuinte), pois o sistema oferece recursos para que este evento seja gerado/transmitido somente para a filial matriz.
No exemplo abaixo os ERPs de origem tratam de informações de empresas distintas que serão consolidados no mesmo repositório do TAF. Neste caso os dados devem ser integrados para empresa e/ou filiais distintas dentro do TAF, permitindo a geração/transmissão de dois eventos S-1000.
Integração de dados para escopo completo de utilização do sistema (eSocial + Fiscal/Contábil/Estoque) com o mesmo sistema de Origem.
Nesta situação deve-se realizar a consolidação de dados no nível das entregas fiscais, ou seja, por estabelecimento.
As tabelas do eSocial podem ser compartilhadas a nível de empresa, deixando assim o sistema adequado ao modelo sugerido pelo Governo nos manuais e procedimentos do eSocial. As tabelas podem permanecer exclusivas, cabe a avaliação durante a implantação.
Não haverá impacto na transmissão do Evento S-1000 (Informações do Contribuinte), pois o sistema oferece recursos para que este evento seja gerado/transmitido somente para a filial matriz.
No exemplo abaixo o ERP de origem controla todas as informações (Fiscais, contábeis, estoque e RH). A arquitetura contempla a integração a nível de estabelecimento, onde as tabelas do eSocial estão compartilhadas para toda a empresa. Foi realizada configuração para que apenas a filial 01 transmita o evento S-1000 ao Governo, e todas as demais filiais controlam e geram as demais obrigações acessórias de forma exclusiva (EFD ICMS/IPI, EFD Contribuições, etc.).
Integração de dados para escopo completo de utilização do sistema ( eSocial + Fiscal/Contábil/Estoque ) - múltiplas origens
Possui o mesmo escopo da arquitetura anterior, com exceção dos dados de RH, que neste caso - por estar em um repositório de origem separado do backoffice - pode ser consolidado em uma única filial do TAF.
No exemplo abaixo o sistema Y, que controla informações de Recursos Humanos, está direcionando a integração para uma única filial do TAF (ou pode ser adotado a relação 1:1 entre as filiais também neste caso), e neste caso sugere-se o compartilhamento das tabelas do eSocial para toda a empresa - podem permanecer exclusivas, cabe a avaliação durante a implantação do sistema. Foi realizada a configuração para que apenas a filial 01 transmita o evento S-1000 ao Governo, e todas as demais filiais controlam e geram as demais obrigações acessórias de forma exclusiva (EFD ICMS/IPI, EFD Contribuições, etc.).
Glossário:
- Backoffice: Contempla toda a informação fiscal, contábil e estoque que pode ser consolidada no TAF. Por exemplo: Cadastro de Participantes, Documentos Fiscais, Lançamentos Contábeis, Saldos Contábeis, Insumos consumidos, Movimentações Internas...
- Gestão de pessoal: Contempla toda informação de Recursos Humanos que pode ser consolidada no TAF. Por exemplo: Cadastro de Funcionários, Folha de Pagamento, Cadastro de Rubricas.
- Evento S-1000: Evento principal do eSocial que deve ser enviado com informações da Empresa. Esse evento habilita a empresa para o envio de outros eventos e deve ser enviado um por empresa.
- Demais Eventos: Todos os demais eventos do eSocial, com exceção do evento S-1000.
Pasta eSocial
Contém informações do estabelecimento específicas para a transmissão dos eventos do eSocial ao RET.
Pasta Protocolo de Transmissão
Contém o código do último protocolo de transmissão em relação ao Evento S-1000 do eSocial.
Em Ações Relacionadas, ainda é possível executar outras ações no cadastro de Complemento de Empresa:
Imprimir
Imprime um relatório do cadastro relacionando as principais informações.
Gerar xml e-Social
Gera um arquivo xml na pasta \system ( Startpath ) no layout do eSocial.
Validar Registro
Executa as principais validações de layout das obrigações fiscais e alerta em uma tela caso encontre inconsistências no conteúdo cadastrado.
Exibir histórico de alterações
Exibe uma tela com um histórico das alterações realizadas no cadastro, de acordo com as regras de alteração do eSocial. Neste caso será gerado um histórico nos casos em que o evento sofrer uma alteração depois de ter sido transmitido ao RET.